No último dia 29, o seriado "Carga Pesada" voltou as telas da Rede Globo, mostrando a dupla de caminhoneiros que ficou famosa na década 80, mostrando o Brasil de norte a sul: Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia). E o capítulo de reestréia reservou uma boa surpresa aos fãs da série e da Volkswagen: o novo companheiro de viagens de Pedro e Bino é um caminhão VW Titan Tractor 18.310, modelo '03, pintado em degradê, que vai do prata (parte inferior) ao bordô (parte superior) e equipado com aerofólio, que neste caso, ajuda na economia de diesel, que fica de 7 a 12%.
O ponto alto do episódio de reestréia foi justamente a aparição do Titan. Bino revela que vendeu o velho caminhão Scania e diz que comprou um novo. Ao olhar para o pátio, Pedro se depara com o reluzente caminhão, e sai correndo para vê-lo de perto. Não conseguindo segurar a emoção, ele começa a exibir várias manobras com o caminhão, como "cavalos-de-pau".
Considerado o mais moderno extra-pesado não convencional da linha produzida pela Volkswagen, o Titan de Pedro e Bino esconde alugns segredos: na verdade, a produção usou dois caminhões, um convencional e outro produzido especialmente para a série, montado sobre um chassi de ônibus VW 17.240 OT (linha Proteus), e adaptado para se tornar um estúdio itinerante. O planejamento, sob orientação do supervisor de operações Paulo Perrota, colocou em prática um projeto que mais parecia um sonho.
Sobre o chassi do ônibus vão a cabine do caminhão, um trilho para a câmera, iluminação adequada e um mini-estúdio, localizado na parte traseira, onde ficam os diretores e técnicos. Ao seu redor, ficam plataformas móveis feitas em aço e que auxiliam em tomadas externas. Enquanto a máquina é pilotada por um motorista escondido, os atores, na cabine adaptada, têm toda liberdade para atuar sem serem obrigados a dirigir, como na versão antiga. O trilho permite que a câmera se movimente num ângulo de 180º graus, podendo circundar a cabine. A localização do motor, na parte de trás do ônibus, evita ruídos na captação do diálogo dos atores. O veículo levou cerca de 3 semanas para ser montado.
Dois motoristas do chassi-estúdio foram selecionados na equipe do Departamento de Desenvolvimento, Certificação e Testes da Volkswagen. Outros dois profissionais atuarão como dublês de Fagundes e Garcia em algumas cenas. Antes do início das gravações deste mês, os protagonistas, acompanhados de Patrícia Pilar, estiveram na fábrica da montadora em Resende para tomar aulas de direção.
O VW Titan Tractor 18.310 é também o caminhão usado pela equipe RM/Volkswagen no campeonato de Fórmula Truck, pilotado por Renato Martins, Débora Rodrigues e Héber Borlenghi.
Sobre o "bruto"
Titan é o nome da Família composta pelos modelos VW 17.310 (4X2), Vw 18.310 Tractor (cavalo mecânico), VW 23.310 (6x2) e VW 26.310 (6x4). Somando força e desempenho, todos os caminhões são equipados com o consagrado motor Cummins 6CTAA Euro II de 8,3 litros, Turbo, Intercooler, 303 cv de potência e 1192 Nm de torque. Os veículos têm identificação exclusiva nas portas, com o logotipo Titan em destaque.
Sucesso desde seu lançamento, em janeiro de 2002, a versão 2003 do cavalo mecânico VW Titan Tractor 18.310 traz agora inovações como nova suspensão (suspensões traseira pneumática e dianteira com molas parabólicas), novo tanque e suporte de este no chassi, rampa de engate do semi-reboque, escapamento lateral, banco sofá-cama, novos pneus.
Nova suspensão
Maior conforto e confiabilidade no transporte de cargas frágeis. Estes são os maiores benefícios da nova suspensão do cavalo mecânico Titan Tractor Air Cushion, desevolvida em parceria com a Suspensys, empresa do grupo brasileiro Randon. O conjunto é composto de suspensão traseira pneumática e suspensão dianteira com molas parabólicas.
Suspensão traseira pneumática
Nova suspensão traseira pneumática, que traz melhor dirigibilidade para o motorista, conforto para todos os ocupantes da cabine e redução de impactos à carga transportada. É o primeiro caminhão da marca a ser equipado com este tipo de suspensão - a Volkswagen já comercializa o chassi de ônibus VW 17.240 OT com recurso semelhante em ambas as suspensão, para maior comodidade dos passageiros.
A suspensão traseira pneumática é isenta de lubrificação, absorve melhor as irregularidades das rodovias, dá maior vida útil à estrutura do veículo, amplia a quilometragem por jogo de pneus e tem manutenção fácil e de simples acesso. Possui dois bolsões de ar e regulagem automática de altura, por meio de válvula, externa ao chassi, esvazia totalmente os bolsões pneumáticos, facilitando o desengate entre cavalo mecânico e semi-reboque. Carregado ou não, o veículo dá mesma sensação de conforto ao motorista.
A suspensão traseira metálica continua sendo oferecida ao mercado como opção básica do VW Titan Tractor, sendo dotada de eixo rígido motriz, molas principais semi-elípticas de ação progressiva e molas auxiliares de feixes parabólicos.
Suspensão dianteira com molas parabólicas
Oferecida em conjunto com a suspensão traseira pneumática, é dotada de molas parabólicas, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora, proporcionando conforto constante graças à eliminação do atrito existente entre as molas tradicionais, e eliminando a necessidade de lubrificação constante. Estes atributos dão maior vida útil ao conjunto de suspensão.
Rampa de engate do semi-reboque
O novo item do cavalo mecânico Volkswagen facilita a operação de engate de semi-reboques, possibilitando perfeito acoplamento do pino-rei à quinta roda, além de reduzir o uso do “macaco” e evitar danos durante esta operação. A oferta deste opcional está condicionada à utilização de quinta roda alta.
Escapamento lateral
O novo roteiro da tubulação (paralelo ao solo e ao chassi), reduz a formação de poeira em estradas e trechos não pavimentados. Permite ainda a motorista controlar com o auxílio do espelho retrovisor a cor da fumaça dos gases do escape, acompanhando o desempenho do sistema de injeção do motor.
Banco sofá-cama
O novo cavalo mecânico Volkswagen conta com um importante item opcional: o banco do passageiro em versão sofá-cama, substituindo o atual kit leito. Basta puxar o banco para a frente e reclinar o encosto, numa rápida operação que não exige a saída do motorista de dentro da cabine. As versões de bancos do passageiro individual e duplo continuam sendo ofertadas.
Novos pneus
Atendendo a uma demanda dos usuários, o VW Titan Tractor é equipado com pneus radiais sem câmara 295/80R22.5 Michelin, direcionais no eixo dianteiro e trativos no eixo traseiro. A inovação acaba com as restrições de utilização de semi-reboques equipados com este tipo de pneu, além de comunizá-los com os demais oferecidos pela concorrência.
Novo tanque e suporte de estepe no chassi
O VW Titan Tractor pode ser dotado de um único tanque plástico com 275 litros ou de um modelo em alumínio com 480 litros. Além de contarem com alta resistência a impactos e manterem a resistência à corrosão, as novas configuração dão espaço para um suporte de estepe no lado esquerdo do chassi, eliminando-se a necessidade de movimentação do estepe nas operações em que o cavalo mecânico trafegava sem o semi-reboque acoplado.
Permanece a possibilidade de compra do VW Titan Tractor com dois tanques plásticos de combustíveis com 275 litros cada um. Para esta opção a montagem do estepe continuará sendo feita sobre a quinta roda.
Especificações Técnicas
Motor | |
Modelo | Cummins 6CTAA |
Turbo e Intercooler | |
Nº de cilindros | 6 em linha |
Cilindrada (cm3) | 8270 |
Diâmetro do pistão (mm) | 114 |
Curso do pistão (mm) | 135 |
Relação de compressão | 16,5:1 |
Potência líquida máxima – cv (kW)/rpm(*) | 303 (223)/2200 |
Torque líquido máximo – kgfm (Nm)/rpm(*) | 122 (1192)/1500 |
Consumo específico – g/cv.h (g/kW.h)/rpm(*) | 150 (205)/1400 |
Seqüência de injeção | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | Bosch – P-7100 – em linha |
Compressor de ar | Wabco |
(*) valores conforme NBR 5484 |
Transmissão | |
Caixa de mudanças | ZF 16S1650 |
Acionamento | alavanca no assoalho |
Nº de marchas | 16 à frente, 2 à ré |
Relação de transmissão | 1ª 15,39:1 |
2ª 13,09:1 | |
3ª 10,57:1 | |
4ª 9,00:1 | |
5ª 6,96:1 | |
6ª 5,92:1 | |
7ª 4,58:1 | |
8ª 3,90:1 | |
9ª 3,36:1 | |
10ª 2,86:1 | |
11ª 2,31:1 | |
12ª 1,96:1 | |
13ª 1,52:1 | |
14ª 1,29:1 | |
15ª 1,00:1 | |
16ª 2,86:1 | |
ré 14,44 / 10,59:1 | |
Tração | 4 x 2 |
Eixo Dianteiro | |
Tipo | viga “l” em aço forjado |
Modelo | Sifco 13K ou Meritor FF-844 |
Eixo Traseiro | |
Tipo | eixo rígido em aço estampado |
Modelo | Meritor RS 23-160 |
Relação de redução | 4,10:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo | eixo rígido |
Molas | semi-elípticas de duplo estágio |
Amortecedores | hidráulicos, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora | normal de série |
Suspensão Traseira | |
Tipo | eixo rígido motriz |
Molas principais | semi-elípticas de ação progressiva |
Molas auxiliares | parabólicas |
Direção | |
Tipo | hidráulica integral com esferas recirculantes |
Modelo | ZF 8097 |
Relação de redução | 20,1:1 a 23,8:1 |
Rodas e Pneus | |
Aros das rodas | 7.50” x22.5” |
Pneus | 275/80R22.5 |
11R22.5 |
Freios | |
Freio de serviço | a ar, “S” came |
Tipo | tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Circuito | duplo, independente, três reservatórios de ar |
Área efetiva de frenagem (cm2) | 4232 |
Freio de estacionamento | câmara de mola acumuladora |
Atuação | rodas traseiras |
Acionamento | válvula moduladora no painel |
Freio-motor | válvula tipo borboleta no tubo do escapamento |
Acionamento | eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador/pedal da embreagem |
Sistema Elétrico | |
Tensão nominal | 24V |
Bateria | 12V – 100Ah |
Alternador | 24V – 80 A |
Chassi | |
Tipo | escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado |
Material | LNE 50 |
Módulo seccional (cm3) | 251,5 |
Volumes (litros) | |
Tanque de combustível em plástico | 2 x 275,0 |
Cárter | 22,0 |
Caixa de mudanças | 12,0 |
Diferencial | 21,0 |
Direção | 3,7 |
Sistema de arrefecimento sem aquecimento | 31,6 |
Sistema de arrefecimento com aquecimento | 33,2 |
Dimensões (mm) | |
Distância entre eixos (DEE) | 3560 |
Balanço dianteiro | 1423 |
Balanço traseiro | 990 |
Comprimento total | 5973 |
Largura máxima dianteira (extremos dos protetores das rodas) | 2510 |
Largura máxima traseira | 2468 |
Bitola dianteira | 2105 |
Bitola traseira | 1836 |
Vão livre dianteiro | 260 |
Vão livre traseiro | 246 |
Altura da plataforma do chassi ao solo com PBT traseira | 945 |
Círculo de viragem – parede a parede (m) | 14,8 |
Peso (Kg) | |
Peso em ordem de marcha eixo dianteiro | 3740 |
Peso em ordem de marcha eixo traseiro | 2300 |
Peso em ordem de marcha total | 6040 |
(s/motorista, 90% da capacidade do tanque de combustível e pneu sobressalente) | |
Capacidade técnica por eixo dianteiro | 6000 |
Capacidade técnica por eixo traseiro | 10800 |
Capacidade técnica por eixo total admissível | 16800 |
Peso Bruto Total (PBT) – homologado | 16000 |
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) – homologado | 42000 |
Capacidade Máxima de Tração (CMT) | 42000 |
Capacidade de carga útil + carroceria | 33960 |
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais. |
Desempenho | |
Relação de redução do eixo traseiro | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h) | 118 |
Capacidade de rampa com PBT (%) | 33 |
Partida em rampa com PBT (%) | 20 |
Relação PBT/Potência (kg/cv) | 138,6 |
Obs.: Dados projetados por simulação de performance. | |
Dados técnicos sujeitos a alteração sem prévio aviso. |
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