O Renault Hybrys é um protótipo especialmente concebido para aplicações urbanas no futuro, como a recolha de resíduos urbanos, aplicações especiais, etc.
O Hybrys é um caminhão 6×2 com motor DXi 7 de 320 cv, caixa robotizada Optidriver + e um motor elétrico MDS (Motor Drive System). Este último bloco coloca o veículo em movimento antes do motor térmico, melhorando o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Esta solução deverá passar a ser utilizada num futuro a curto prazo em alguns modelos do fabricante.
A Renault desenvolveu para este seu novo concept truck o princípio do sistema híbrido paralelo. O motor elétrico MSD é utilizado no arranque e na aceleração, recuperando a energia cinética do veículo nos períodos de abrandamento, tendo em vista transformá-la em energia elétrica, posteriormente armazenada nas baterias. Esta energia elétrica fica disponível para as fases de tração, não só para o motor elétrico, mas também para alimentar equipamentos de segurança e de conforto como os circuitos de climatização e da direção, normalmente alimentados pelo motor diesel. A arquitetura do sistema híbrido paralelo garante uma melhor utilização dos motores térmico e elétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário