Em 2,5 minutos é possível inclinar a cabina, para trabalho de manutenção |
Cama espaçosa possibilita bom descanso, num ambiente climatizado |
Altura de 1,95m no interior da cabina permite amplos movimentos |
Actros 2646 LS é dotado de equipamentos de alta tecnologia |
Luís Alberto Caju/fotos:Truck&Motors Press
Carro de luxo no formato de caminhão. Esta é a definição correta para o cavalo-mecânico Actros 2646 LS da Mercedes-Benz, 2012. A cabina Megaspace tem piso totalmente plano, altura interna de 1,92m e largura de 2,26m (o editor executivo da Truck&Motors conseguiu fazer barra na haste do teto solar, que ajuda trocar o ar do seu interior), permite ampla movimentação; cama espaçosa, ar-condicionado que funciona, também, com o motor desligado (nos automóveis isto não ocorre), ideal nas paradas para descanso ou filas de espera. Outros itens são: vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico, amplos retrovisores, espelhos de rampa, sensor de chuva e acionamento automático dos farois.
O Actros 2646 LS é dotado do novo gerenciamento do câmbio automatizado, PowerShift segunda geração, G-330, 12 marchas e sem pedal de embreagem. A seleção de marchas fica mais precisa e os engates bem rápidos. O novo câmbio é equipado com sensor de inclinação da via (identifica se o veículo estiver subindo ou descendo), auxiliando o sistema a escolher a marcha mais adequada de condução de acordo com as condições da pista. O ruído é baixo na cabina. Para evitar colisões, o Sistema de Controle de Proximidade “mede” a velocidade do veículo que estiver à frente, mesmo sendo motocicletas. Caso o motorista se distraia no trajeto, o cavalo-mecânico é freado automaticamente para não ocorrer o acidente.
A coluna da direção é móvel, permitindo ajustar altura e melhor posição do volante. A maciez do pedal do acelerador surpreende quem dirige automóveis, mesmo os de luxo. Em nenhum momento lembra que seja de um cavalo-mecânico, com possante motor de 456 HP, puxando uma carreta bitrem, com 42 toneladas. O computador de bordo fornece diversas informações: caso queime alguma lâmpada, ele indica se foi de seta, ré e em qual local do caminhão. Se for quebra de peça ou rompimento de qualquer cabo, aparece no visor um número acompanhado da cor amarela (baixo risco) ou vermelha (alto risco) para auxiliar o mecânico no serviço de conserto.
A vareta de metal usada para medir a quantidade de óleo não existe no Actros 2646 LS. O computador informa o volume de litros do combustível, assim como o nível de água no radiador e limpador de para-brisa. Mesmo nas curvas, o motorista não encontra dificuldade para manobrar por causa da excelente visão proporcionada pelos espelhos retrovisores. Caso esteja cansado, o piloto automático assume o controle do veículo, cabendo ao motorista apenas segurar o volante. Numa grande descida, o sistema eletrônico reduz a rotação do motor, deixando o cavalo-mecânico em velocidade segura, evitando o uso excessivo dos freios.
Todos os equipamentos são acionados por meio de botões, de fácil acesso no painel ao lado do volante. Caso esteja fazendo muito frio, o banco do motorista fica aquecido. Para facilitar a manutenção, em 2 minutos e meio é possível deixar a cabine bem inclinada. Já o Flipboard mapeia o comportamento do motorista, trazendo em tempo real quantas vezes foram acionados os dispositivos existentes no interior da cabine. Por meio dele, o frotista tem condições de conhecer de qual forma o veículo esta sendo conduzido durante o trabalho.
Ficha técnica
Motor: eletrônico, 6 cilindros em V, Proconve P-7, 335 kW (456 HP), 1.800 rpm, torque máximo 2.220 Nm (224 mkgf), cilindrada total 11.946 cm³, bateria 2x12/220 (megaspace segurança).
Transmissão: MB G 330 PowerShift 2, 12 marchas sem anel sincronizador, tipo automatizada sem pedal de embreagem, 400 mm, bidisco, seco; sistema de acionamento pneumático automatizado.
Eixos: eixo dianteiro MB VL 4/51 DC – 7,5; eixo traseiro MB HD 7/55 DCGS – 13; MB HD 7/55 DCGS – 13.
Chassi: escada, rebitado e parafusado, material E 500 TM, 286 mm x 70 mm/ espessura 8,00; suspensão dianteira com feixe de molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora; suspensão traseira pneumática com 4 bolsões por eixo, amortecedores telescópicos de dupla ação com barra estabilizadora.
Roda: 8,25 x 22,5”.
Pneus: 295 / 80 R 22,5.
Direção hidráulica: LS 6 BK.
Tanque de combustível: 550 + 200 litros.
Tanque de arla 32: 85 litros.
Desempenho: Actros 2646 LS, MB G 330 PowerShift 2, 295/80 R 22,5; redução 3,429 x 1,208 (29:24) = >4,143: 1; velocidade máxima 114 km/h, capacidade de subida (em movimento) com 57.000 kg (%) 37,6; com 74.000 kg 27,9.
Freios comando eletrônico, ar comprimido de dois circuitos, disco em todas as rodas com ABS e ASR; freio de estacionamento câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente; freio motor Top Brake, freio adicional Retarder Voith R 115 HV (Megaspace Segurança).
Linha Actros 2012
Actros 2546 6x2, motor OM 501 LA 456 HP @ 1.800 rpm, 224 mkgf @ 1.080; entreeixos 3.300 mm.
Actros 2646 6x4, motor OM 501 LA 456 HP @ 1.800 rpm, 224 mkgf @ 1.80 rpm; entreeixos 3.300 mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário