Veículo pode ser utilizado no transporte de cana-de-açúcar |
Luís Alberto Caju
O veículo sofreu várias modificações, com novo design off road preto, tela de proteção reforçada, posicionada através das barras da nova grade de resistência ampliada. O para-choque de aço maciço, numa única peça, é capaz de suportar agressões sem deformar. O pino de reboque (35 toneladas) permite a retirada do caminhão sem precisar descarregá-lo. A ampla proteção inferior ultrarrobusta protege a parte inferior do radiador, bem como a dianteira do cárter. O ângulo de ataque de 25 graus é possibilitado pela nova dianteira e chassi elevado.
Os faróis sofreram novo reposicionamento, com localização mais alta, a uma distância maior do para-choque, evitando danos em caso de impacto. O veículo recebeu faróis de neblina, luzes indicadoras de posição, com grades aço protegendo os faróis principais, de neblina e auxiliares. Degrau dobrável facilita o acesso, mas bem protegido.
O boogie traseiro para 32 toneladas tem câmaras de freios localizadas em posição elevada, molas parabólicas de 5x48 ou trapezoidais de 8x30, além de suspensão do eixo dianteiro para nove toneladas. O acesso à cabine é facilitado com por degraus de embarque flexíveis suspensos por correia de borracha que se deforma em caso de impacto.
A tomada de ar alta é perfeita quando o caminhão trabalha em ambientes agressivos e com muita poeira. O motor é uma completa gama de 9 e 13 litros com SCR. Outro destaque é a tração melhorada, graças à suspensão, ao sistema de tração reforçado e à redução nos cubos de roda. O sistema de tração mais robusto, com eixos de tração para serviços pesados. O veículo conta com Scania Retarder, mantendo desempenho superior mesmo em baixa velocidade.
Degraus de embarque flexíveis facilitam o acesso à cabine |
Veículos indicados para soluções rodoviárias e fora de estrada
A Scania apresenta os novos modelos off road indicados para soluções rodoviárias e fora de estrada (G 480 6x4, G 440 6x4, P 250 6x4 e R 440 – versão 4x2 e 6x2). Eles atuam desde a colheita e transporte de cana-de-açúcar, até o escoamento do produto acabado (açúcar e etanol) e também de grãos.
O pesado G 480 6x4, na versão cavalo-mecânico, é ideal para aplicações como rodotrem, rodotrês e tritem. O rodotrem vem ganhando espaço nas usinas brasileiras por conta da maior capacidade de carga e da versatilidade do sistema bate-volta, otimizando o uso do cavalo-mecânico.
Já o G 440 6x4, na versão plataforma, oferece a alternativa mais eficaz entre os concorrentes para as usinas que ainda utilizam o caminhão nessa configuração. Tradicionalmente, nesse tipo de operação o caminhão plataforma é acoplado a duas carretas (julietas), formando a composição conhecida como treminhão.
Para o apoio no transbordo, operação que transporta a cana recém-colhida por sistemas mecanizados até os caminhões que irão até a área industrial da usina, a melhor opção do mercado é Scania P 250 6x4. É mais fácil de ser manobrado e rápido para se deslocar nas frentes de colheita.
O consumo de combustível é 50% menor em relação ao trator. É adequado para funções de apoio, como comboio de abastecimento e lubrificação, tanque de água e transporte de adubo e vinhaça. O R 440 4x2 pode ser usado na transferência do produto, por exemplo, ao porto ou ao distribuidor da rota pré-determinada pelo cliente. O R 440 em sua versão 6x2, traz as mesmas qualidades. (LAC)
Pino de reboque ( 35 ton) permite retirada do caminhão sem descarregá-lo |
Vantagens oferecidas aos consumidores
- Estoque local de peças mais usadas na operação, com reposição sistemática.
- Disponibilidade local de ferramentas e equipamentos previstos para as atividades de manutenção.
- Presença de técnicos treinados para atendimento remoto.
- Contêiner oficina, capacitado para realização das manutenções preventivas e algumas corretivas, com base num plano de manutenção customizado, de acordo com as características da operação.
- Contêiner de peças, adequado às necessidades de armazenamento e volume, como suporte ao contêiner oficina.
- Loja in Company; aumenta a rapidez de reposição de peças na operação.
- Treinamento de motoristas visando redução do consumo de combustível, melhora a segurança da operação e maximiza a disponibilidade do veículo, gerando impacto positivo ao negócio.
- Atendimento em mais de 100 Casas Scania, capacitadas para oferecer apoio de equipe técnica especializada, formada por profissionais altamente qualificados na realização de reparos e manutenções, além do Scania Assistance com atendimento de emergência disponível 24 horas, 365 dias por ano e completo portfólio de serviços e um único lugar, para atender a todas as necessidades de cada segmento.
- Plano de manutenção customizado disponibiliza inspeções e revisões com conteúdo e intervalos adequados às características e necessidade de cada cliente. (LAC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário