Cavalo-mecânico Sinotruk modelo A7 6x4, para aplicações rodoviárias mais pesadas |
Veículo tem conjunto de farois de luz alta, baixa, longo alcance e neblina |
Motor Sinotruk D12 46-50 (Euro 5) 460 HP, com 11.596 cm³ de cilindrada e torque de 2.000 Nm de 1.100 a 1.400 rpm |
Cabine espaçosa, com fácil acesso a todos os comandos do painel e câmbio automatizado de 16 velocidades e 4 à ré |
O diretor-geral da Sinotruk/Brasil, Joel Anderson, e o diretor-geral da revista Truck&Motors, Roberto Reis |
Tanque de combustível para 400 litros; ao lado o reservatório do Arla 32, com 55 litros |
O editor executivo da revista Truck&Motors, Luís Alberto Caju, no início do test-drive |
Luís Alberto Caju
É nítido o avanço do mercado brasileiro de caminhões. Quando se dirige um cavalo-mecânico Sinotruk A7 460, versão 6x4 (teto alto e baixo), é possível perceber que o motorista não terá dificuldade em conduzir o veículo. O computador de bordo revela qual peça ficou defeituosa e ao chegar à oficina, o mecânico pluga o cabo no painel. Imediatamente ele identificará o problema, sem qualquer perda de tempo. O tacógrafo digital registra todos os movimentos do motorista, principalmente em relação ao câmbio; se andou em marcha lenta ou não. Ele ajuda o frotista ou motorista autônomo como trabalhar de forma econômica.
Em relação aos top de linha da concorrência (Actros 2646 LS e Scania R620), o Sinotruk A7 460 por enquanto não têm os dispositivos que medem a distância do veículo à frente e consegue segurar o cavalo-mecânico parado na subida, sem deixar voltar, quando se engata. No mais, o extra pesado chinês não envergonha. A cabine é espaçosa (com 1,93 metros de altura), o câmbio automatizado de 16 velocidades à frente e 4 à ré facilita a dirigibilidade do veículo, mesmo em terreno acidentado como ocorre com o modelo 6x4, específico para aplicações rodoviárias mais pesadas, usando bitrem, rodotrem e treminhão. O motorista pode aproximar ou afastar o volante numa posição mais confortável de dirigibilidade.
A cabine com duas camas (teto alto) ou uma só (teto baixo) proporciona conforto; banco do motorista com suspensão automática, conjunto de farois de luz alta, baixa, longo alcance e neblina. Além de garantia de 1 ano ou 240 mil km. Segundo o diretor-geral da montadora no Brasil, Joel Anderson, o cavalo-mecânico Sinotruk da família A7 ( englobam as versões 4x2, 6x2 e 6x4, respectivamente com motores de 380 HP, 420 HP e 460 HP) é mais fácil de dirigir do que um automóvel, principalmente os de câmbio automatizado.
Os freios são pneumáticos de duplo circuito, a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, equipados com ABS e EBL (limitador eletrônico da força de frenagem). A suspensão com molas semielípticas, com amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora, não deixa a cabine trepidar muito, como ocorre na maioria dos automóveis populares.
Todos os cavalo-mecânicos A7 são equipados com motor Sinotruk D12 (Euro5), turbo intercooler, de gerenciamento eletrônico, equipado com sistema de injeção do tico Common Rail, proporcionando alta potência, elevado torque, baixos níveis de emissões em total conformidade com as atuais regras ambientais brasileiras. Antes de enfrentar as péssimas condições, de boa parte das rodovias do País, a força do motor Sinotruk passou pelo rigoroso vestibular das estradas da China, Rússia, nações africanas e Oriente Médio.
Mesmo com parte do controle acionário nas mãos da Volvo e MAN (fortes concorrentes no segmento de extra pesados), a Sinotruk veio para ganhar espaço no mercado brasileiro. Pelo test-drive que a Truck&Motors fez com o veículo, a China ganhou mais um espaço em nosso país.
Com vários opcionais oferecidos, o veículo tem preço de R$ 340 mil e chega aos concessionários Sinotruk a partir de 1º de setembro.
Ficha técnica
Motor: D12 46-50 (Euro 5).
Cilindrada: 11.596 cm³.
Potência: 460 HP (339KW) a 2.000 rpm.
Torque: 2.000 Nm de 1.100 a 1.400 rpm.
Cabine: tipo avançada, construída em aço de alta resistência, com 2 opções de teto: A7 G (teto alto com 2 camas) e A7 P (teto baixo com 1 cama).
Direção: modelo ZF 8098, tipo hidráulica, relação de redução: 26,2:1.
Freios: tipo pneumático de duplo circuito, a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, equipado com ABS (Sistema Antibloqueio dos freios) e EBL (limitador eletrônico da força de frenagem).
Freio adicional: freio motor tipo EVB, com sistema de acionamento combinado Borboleta + Válvula de Escape (tipo Jacobs).
Tanque de combustível: 400 L.
Tanque de Arla 32: 55 L.
Óleo de motor: 36L.
Transmissão: opção 1, marca CNHTC, modelo HW 20716 ACL (overdrive), tipo automatizada, 16 velocidades à frente e 4 à ré. Opção 2, modelo Shaanxi Fast Gear 16 JS 200 TA (overdrive), tipo manual, mecânica, de 16 velocidades sincronizadas à frente e 2 à ré.
Embreagem: monodisco seco, tipo diafragma, acionamento hidropneumático, diâmetro 0 430 mm.
Capacidade de carga: eixo dianteiro 7.000 (técnico) 6.000 (legal); eixo traseiros 13.000 + 13.000 = 26.000 (técnico), 17.000 legal.
Total (PBT): 23.000
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