Painel apresenta boa visualização de todos os dispositivos |
Cama confortável, num amplo espaço, possibilita bom descanso |
Teto alto facilita troca de roupas sem precisar se agachar |
Cabine de alumínio possibilita maior vida útil ao veículo |
Amplo espaço para guardar objetos, como caixa de ferramentas entre outros |
Luís Alberto Caju
Apesar de ter design, sem grande alteração de longa data, o cavalo-mecânico International, modelo 9800i, é dotado de cabine de alumínio, com maior vida útil. O seu interior foi reestilizado. O painel de fácil acesso apresenta boa visualização de todos os dispositivos. Outro destaque é o câmbio de 13 marchas sincronizadas, com linha de transmissão Eaton. A suspensão a ar com dois bolsões por eixo, neste modelo 6x4, torna confortável o trabalho de dirigir, mesmo nas rodovias esburacadas. O motor é Cummins ISM, 410 HP, 4 tempos, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, turbo alimentado e pós-arrefecido.
É satisfatório o nível de ruído e vibração, mesmo numa cabine avançada, quando o banco do motorista está sobre o motor. Para manutenção, o mecânico não encontra dificuldade por que a cabine inclina até 90º, por meio de um sistema hidráulico, sem muito esforço. A suspensão pneumática do eixo traseiro resulta em grande economia de pneu, neste item que vem de série. O cubo dianteiro do terceiro eixo é selado e lubrificado com óleo, em vez de graxa, aumentando a vida útil dos rolamentos.
O teto é alto, possibilitando a troca de roupas de forma confortável, sem precisar ficar inclinado. Ele tem janela lateral móveis, com tela protetora contra insetos e cortinas removíveis, além de locais para guardar objetos pessoais. O ar-condicionado permite ampla distribuição de ar para toda a cabine. O console central conta com três porta-copos, objetos e na parte inferior porta-mapas que pode acomodar ainda teclado de sistema de rastreamento via satélite.
Ficha técnica
Motor: Cummins ISM, diesel, 4 tempos, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, turbo alimentado e pós arrefecido. Atende Proconve P5 (Euro3).
Potência e torque máximo: 410 HP (320 kW) a 1.900 rpm e 2.000 Nm a 1.200 rpm.
Cilindrada total (cm3): 10.800.
Sistema de injeção e gerenciamento eletrônico: Comando por central de controle ECM, alimentação por injetores individuais acionados pela árvore de comando de válvulas.
Transmissão: Eaton FTS-20112L 13 marchas.
Marchas: 13 à frente, com 1 marcha tratora, 12 marchas sincronizadas e 3 marchas à ré.
Embreagem: Eaton 430 – monodisco a seco.
Chassi: tipo escada, com longarinas de seção constante, travessas desmontáveis aparafusadas, de aço tratado termicamente.
Quinta roda: Jost JSK 37C, estacionária.
Freios: pneumático, de duplo circuito, tipo S-came, a tambor na dianteira e traseira, com ajustadores automáticos. ABS 4 canais de série.
Freio motor: Cummins C-brake, tipo compressão, com até 395 HP de frenagem.
Pneus: radiais, sem câmara, 295/80 R 22,5.
Volume: dois tanques de combustível de alumínio para 378 litros.
Motor Cummins ISM, 410 HP, 4 tempos, 6 cilindros em linha, com 24 válvulas |
A cabine inclina até 90º, sem muito esforço, por sistema hidráulico |
Suspensão pneumática do eixo traseiro, com item vindo de série |
Cubo dianteiro do terceiro eixo é selado e lubrificado com óleo |
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