terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Fora de Estrada Cat® 772

Com muitas mudanças no design que expandiram as funcionalidades e trouxeram melhorias diante de versões anteriores, o Cat 772 se apresenta como uma opção eficiente e confiável de caminhão fora de estrada.

Os impactos da tecnologia de arrefecimento a óleo no sistema de freios é um dos grandes destaques deste modelo, ela foi implantada para gerar confiança e ampliar a durabilidade dos equipamentos, trazendo grande evolução e economias com manutenção.

Pesos e Dimensões

Um comprimento total de 8,740m, largura total entre pneus de 3,927m, uma caçamba com comprimento total de 8,172m, com profundidade máxima de 1,706m, esta máquina de 46 toneladas foi feita para oferecer desempenho e ser durável.

O Cat 772 tem um chassi 25,025 toneladas e uma caçamba robusta com mais de 10T, ele consegue se locomover a 79,7 Km/h e o peso operacional bruto suportado pode chegar a 82,1 toneladas.

Sua carga útil pode alcançar até 110% de sua capacidade, chegando a 51 toneladas, sua caçamba comporta até 31.3 m3 e por questões de segurança não deve exceder o volume de 120% da sua capacidade.

Novo design e funcionalidades do Motor

O motor que compõe o Cat 772 é o C18, ele é formado por bloco de uma peça de ferro fundido cinza e resistente. Mudanças dos orifícios para pontos de conexão de anel retentor roscados diretamente, ajudaram na redução do potencial de vazamentos.

Alterações no design como esta ajudaram no aumento da densidade da potência e permitiram ao motor suportar taxas de compressão mais elevadas. A mudança no design de fluxo de ar em cruz também colaborou ajuda na diminuição da resistência ao fluxo.

As mudanças funcionais no design não pararam por aí, as novidades no eixo-comando no cabeçote reduziram o ruído e a vibração, a cabeça do cabeçote, formada por ferro fundido em peça única foi projetada para vedar a câmara de combustão, o que ajudou a diminuir respectivamente ruídos, vibrações e desgaste.

As alterações que afetaram os materiais dos pistões, bielas e camisas tiveram como foco o aumento da resistência a pressões de cilindro mais altas e taxas de compressão 16:3:1. A nova metalurgia aplicada nestas peças reduziu a descamação, ofereceu melhor resistência a desgastes, além de colaborar para redução do escape e melhorar a eficiência.

Outras novidades no design que também refletiram mudanças na funcionalidade foram apresentadas com os turboalimentadores, o sistema de combustível MEUI, os novos arrefecedores de óleo e os filtros de combustível e o módulo do controle do motor A4.

Turbo alimentadores

Construído com rodas de compressão de titânio, o turboalimentador suporta altas rotações e é resistente até mesmo em altitudes elevadas. Este aprimoramento aumentou a vida útil das peças, ajuda a economizar combustível, diminui custos com manutenção, fornece alta potência em hp com melhor tempo de resposta e mantém as temperaturas de exaustão baixas quando em operação por horas contínuas.

Os novos turboalimentadores com comporta de descarga melhoram a resposta do motor, o pico do tanque e geram maior impulso em ampla faixa. Eles são resfriados com água quando ocorrem desligamentos repentinos da máquina, assim evitam o engripamento do rolamento. Com a adição do rolamento espaçador, eliminaram-se os anéis de pressão, o que melhorou o movimento do eixo.

Sistema MEUI

Outro avanço tecnológico incluído no projeto do motor, o sistema de combustível MEUI controla eletronicamente a pressão da injeção, Para isto, ele detecta a velocidade e as condições de carga do motor. A bomba transfere combustível a baixa pressão e o alimenta com partículas de combustível mais finas. Isto gera queima de combustível com baixas emissões e melhora a resposta do motor.

Arrefecedores

Para manter as temperaturas de operação nos melhores níveis, mantendo a adaptação às necessidades e condições de trabalho, o Cat 772 conta com três arrefecedores de óleo. Eles ajudam os componentes na eliminação do calor, evitando super aquecimento.

Filtros de combustível - O C18 conta com dois filtros de combustível, um principal e um secundário. O principal possui separação óleo/água e bomba de escorva elétrica para ajudar no controle de contaminação, já o secundário auxilia no monitoramento da pressão e emite alertas de queda de pressão ao operador.

Módulo de Controle de Motor A4 - A tecnologia do módulo de controle de motor A4 permite gerenciamento avançado do motor diesel. Ele mapeia o combustível de modo flexível, ajudando para que o motor dê respostas mais rápidas de acordo com as necessidades.

Evoluções na transmissão

A servotransmissão planetária de sete marchas presente no modelo, foi projetada para garantir potência constante durante todas as faixas de velocidades. Aliada ao trem de força de acionamento mecânico, ela mantém o desempenho e controle, mesmo em situações adversas de terreno como controles em rampas íngremes, más condições de estradas e quando há alta resistência ao rolamento.

Para contribuir com a segurança e o controle do 772, a Caterpillar desenvolveu também o Controle da Transmissão e Chassi (TCC). Para ajudar no controle do equipamento, o TCC permite a mudança controlada da aceleração e oferece gerenciamento das mudanças do sentido de deslocamento.

Como complementos em prol da segurança, o TCC também disponibiliza inibidor para aproximação em neutro, inibidor de mudança com caçamba levantada e neutralizador de marcha ré quando a caçamba estiver suspensa.

Os complementos ligados à segurança relacionados à transmissão não param por aí, o modelo também possui trava do acelerador que permite que o operador interrompa o acelerador facilmente usando comandos do pedal e no console. Esta trava ajuda na diminuição do cansaço quando em percursos longos.

A embreagem de travamento, outro acréscimo no modelo, funciona de modo semelhante. Liberando e reengatando rapidamente, ela reduz cargas de impacto sobre o trem de força. As trocas de marchas ocorrem com mais suavidade, geram conforto e prolongam a durabilidade dos componentes.

Mais uma novidade no modelo, não presente em versões anteriores é o conversor de torque com travamento, ele alia força de tração nas rodas com marchas mais suaves. Ele é acionado quando atingida velocidade de 8Km/h, a partir disto, ele começa a operar e fornece mais força para as rodas.

O sistema de controle de direção conta com uma direção hidráulica projetada para ser mais suave e precisa, também há um circuito separado que evita contaminações e uma direção suplementar acionada a bateria que utiliza acumuladores de pressão e permite até três giros de 90 graus em situações de emergência quando ocorrer parada do motor.

Freios arrefecidos a óleo para mais confiabilidade

Equipado com 30 discos de freio com diâmetro aumentado de 19 para 21 pol, o conjunto de frenagem do Cat 772 investiu em alterações que permitiram mais confiabilidade, durabilidade e simplificação no processo de manutenção.

Cuidar do sistema de freios está mais simples porque ele é formado por uma âncora de freio em peça única. Sem os 200 fixadores presentes em versões antigas, é mais fácil removê-lo da máquina para realizar verificações e consertos.

Agora é utilizado o sistema de Serviço Hidráulico completo, muito mais eficiente que o sistema anterior hidráulico air-over. Com acionamento a óleo, o projeto da Caterpillar dispensou o uso de dois cilindros mestre no freio, duas válvulas do relé, um secador de ar e a válvula do retardador. A simplificação no acionamento do sistema de frenagem com estas reduções, traz mais confiabilidade ao modelo 772.

Os freios multidiscos, agora são controlados hidraulicamente. Eles atuam com a parte dianteira seca e a traseira com arrefecimento a óleo. Tanto a frenagem quanto o retardamento ocorrem sem perda de eficiência em diversas condições de estradas.

Com engate por mola e liberação hidráulica, o arrefecimento a óleo deles também auxilia o trabalho do freio de estacionamento. Graças às mudanças, ele possui maior capacidade quando em aclives de até 15% de inclinação. Além disto, os benefícios do óleo também protegem os discos e evitam atrito, pois absorvem a força de frenagem e dissipam o calor.
O Controle do Retardador Automático, ARC (sigla em inglês), é um complemento que transmite confiança, ajuda o operador trazendo mais segurança e evita fadiga. O ARC controla a frenagem em rampas, mantendo o nível de rotação. Ele ajuda a conservar o rpm entre 1850 a 1950 e é desativado assim que o operador aciona os freios ou o acelerador.
O ARC também é acionado automaticamente com o sistema de proteção contra rotação excessiva, assim que o motor ultrapassa os valores recomendados de fábrica. Esta ação evita potenciais danos causados por excesso de rotação. A facilidade em operar este sistema também evita o desgaste do operador quando em longas jornadas, permitindo que ele se concentre na condução e foque na produtividade.
Freios e a segurança
Para auxiliar em casos emergenciais, o sistema de freio do Cat772 conta com dois acumuladores hidráulicos, um principal e um secundário. O freio secundário também funciona dando suporte ao principal ao fornecer freio de reserva em caso de falhas.
Ambos os sistemas drenam automaticamente a pressão após o desligamento da máquina. Este desligamento elimina a necessidade de dreno da pressão do sistema, reduz riscos de exposição de alta pressão quando realizada a manutenção.
Além disto, o funcionamento conta com uma bomba. Ela está posicionada distante do volante, é carregada quando a pressão hidráulica fica abaixo de 1600psi e desliga ao atingir 1975psi.
Opcionais do Freio
Como opcionais, estão disponíveis o Sistema de Controle de Tração (TCS), o Freio de Compressão e os Freios a Disco de vida últi prolongada. Estes complementos reforçam a segurança da operação.
O Sistema de controle de tração (TCS), acompanha eletronicamente a patinagem das rodas traseiras e quando identifica condições adversas de solo, ele ajuda acionando os freios a disco arrefecidos a óleo. Isto proporciona melhora no desempenho, pois o sistema direciona o torque para a roda com melhor tração.
O Freio de Compressão atua em conjunto com o Controle do Retardador Automático. Com a ajuda do ARC ele proporciona velocidade de descida 35% superior, isto ajuda na redução do desgaste do freio.
Já os Freios a Disco de vida útil prolongada complementam a segurança e a durabilidade. O seu material possui resistência dobrada quando comparado aos freios padrões, além disto, a frenagem ocorre com mais suavidade e menos ruídos.
Caçamba melhorada

Quando comparado ao modelo anterior 771D, houve acréscimo de 14% na capacidade de transporte do Cat 772. Atualmente o volume suportado é de 31,3m3, e as cargas úteis de materiais chegam a 1660Kg per Icm.

O 772 também possui sistema de caçamba com dupla inclinação e fundo plano. Sua estrutura é formada por aço mole para apresentar um chassi resistente, apesar de ser soldado.

Sobre o interior das caçambas, elas são fabricadas com aço 400 BHN, que fornece resistência maior a impacto. Elas também receberam melhorias nas nervuras sob a caçamba e em sua lateral, além de reforços na espessura das paredes complementam sua resistência e favorecem a durabilidade.

O manuseio da caçamba é facilitado com o Controle Eletrônico de Levantamento e os Ciclos Rápidos de Levantamento. Com eles o operador consegue controlar melhor a carga durante o despejo, há redução do impacto sobre o chassi e a descarga ocorre rapidamente gastando apenas 9,5s para suspendê-la e 12,5s para abaixá-la.

Estrutura forjada e resistente

O chassi do 772 tem projeto de sessão em caixa, com dois forjados e 13 fundidos. Suas soldas são contínuas, de alta penetração, do tipo ranhura em J. Este tipo de ranhura realiza um processo com penetração total. Acrescentada a melhoria do giro de 360 graus em sua fabricação, a qualidade final também é superior.

Para garantir a qualidade, no acabamento e no resultado final a Caterpillar realiza vários testes. A análise Estrutural do Sistema (SSA) simula dinamicamente operações no ambiente do campo para ajudar no processo de melhorias estruturais.

Além disto, há uma Máquina de Medição por Coordenadas (CMM), que também inspeciona os chassis verificando a consistência da fabricação e uma série de muitos testes nas soldas que apresentam desempenho insatisfatório.

A montagem da estrutura é realizada diretamente nos eixos. Com o chassi A não existe o parafuso de “engate” e conta com um pino e a montagem estilo bucha, o que garante simplicidade na manutenção e em reparos.

Formada por aço doce, o resultado final apresenta flexibilidade, durabilidade e resistência, mesmo em climas frios. Esta flexibilidade também está presente no eixo de ferro encaixado nos freios traseiros. Estes são mais longos e largos e têm menos vedações, o que beneficia a resistência e a durabilidade.

Manutenção

Com as diversas novidades com o posicionamento mais adequado dos acessos ao motor, o Cat 772 permite agilidade no serviço. A instalação de peças de fácil remoção como os filtros rosqueáveis são umas das confirmações desta versatilidade.

Para manter o processo de manutenção seguro, foi feita a instalação de interruptores de serviço, de travamento do motor de arranque, de travamento da transmissão, cilindro de levantamento e direção.

O Interruptor de travamento do motor de arranque bloqueia a partida, já o Interruptor de travamento da transmissão, cilindro de levantamento e direção é um módulo novo que desativa direção, cilindros de levantamento hidráulicos e de ajuste e o freio de estacionamento. Assim, o manuseio durante a manutenção ocorre com mais segurança.

A acessibilidade dos disjuntores elétricos, o sistema de coleta e verificação da qualidade do óleo, as válvulas de engate rápido para os pontos de teste de pressão, as melhorias nos filtros de ar com vedação radial, o acesso aos filtros de combustível, filtros de óleo e aos conectores elétricos são alguns exemplos das preocupações da Caterpillar para facilitar e otimizar o tempo e recursos gastos com a manutenção do 772.

Cabine, rodas e pneus

A montagem da cabine foi feita diretamente no chassi principal. Ela conta com suportes de cabine diferentes de modelos anteriores que reduzem as vibrações e os ruídos, A estrutura ROPS é pensada para garantir mais segurança ao operador.

Os pneus utilizados pelo 772 são 21.00R 33, mais largos, ajudam na ampliação da capacidade de transporte de carga da máquina. Com este aumento, a carga útil cresce para 45 toneladas, o que otimiza o custo por tonelada da operação.

As estruturas intercambiáveis das rodas reduzem a quantidade de peças para reposição, simplifica o sistema de rolamento da roda e também ajuda a redução do risco de vazamentos do óleo arrefecedor do freio.

Segurança

Medidas padrões de segurança como superfície antideslizante, cintos de segurança de 3 pontos, espelhos convexos aquecidos, barras de segurança, neutralizadores de marcha a ré e baixo nível de ruído são algumas medidas indispensáveis no Cat 722.

Apesar da importância destas medidas padrões, a Caterpillar ainda se preocupou na inclusão de benefícios como a Cabine ROPS, toda a estrutura e acessórios dos sistemas de freios multidiscos arrefecidos a óleo, o sistema de direção - projetado para oferecer controle preciso mesmo em terrenos críticos, os interruptores de desligamento do motor, a escada de saída secundária e a possibilidade de desligamento geral do sistema através da chave geral do sistema elétrico.

Todos estes atributos de segurança presentes no 772 e a possibilidade de incluir as Câmeras Wavs, um sistema opcional que ajuda na visibilidade da parte traseira do veículo quando em marcha à ré, servem para gerar um nível maior de confiabilidade.
Motor
Cat® C18 ACERT™
1 800 rpm
446 kW
399 kW
399 kW
399 kW
6
145 mm
183 mm
18.1 L
399 kW
2 696 Nm
Pesos
82 100 kg
25 025 kg
10 425 kg
Especificação de Operação
46 ton
79.7 km/h
45 ton
31.3 m³
51 ton
55 ton
45 ton
Transmissão
12.9 km/h
17.7 km/h
24.0 km/h
32.2 km/h
43.6 km/h
58.7 km/h
79.7 km/h
16.9 km/h
Comando
2,74:1
4,80:1
13,15:1
Freios
1 395 cm²
50 284 cm²
ISO 3450: 1996
Basculamento
515 L/min
17 255 kPa
3 450 kPa
9.5 Segundos
12.5 Segundos
12.5 Segundos
Capacidade - Inclinação Dupla - Fator Enchimento de 100%
24.2 m³
31.2 m³
Capacidade - Piso Plano - Fator de Enchimento de 100%
23.3 m³
31.3 m³
Distribuições de Peso
48 %
34 %
52 %
66 %
Suspensões
234 mm
149 mm
5.4 Graus
Capacidade de Reabastecimento
530 L
114 L
83 L
34 L
56 L
155 L
277 L
60 L
72 L
53 L
Pneus
21,00R33 (E4)
Direção
ISO 5010:1992
36 Graus
Dimensões
4 093 mm
8 172 mm
5 549 mm
8 740 mm
3 960 mm
2 590 mm
720 mm
495 mm
3 500 mm
1 706 mm
8 357 mm
4 751 mm
3 165 mm
714 mm
3 952 mm
3 698 mm
4 216 mm
560 mm
2 652 mm
3 927 mm

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