Modelo da quinta geração do 793 da Caterpillar é opção para mineradores
Caminhão fora de estrada para mineração, preparado para transportar cobre, carvão, ouro, minério de ferro ou sobrecargas, a versão da nova série F apresenta melhorias tecnológicas e conquistas com redução de contaminações.Resistente, de fácil manutenção e mais sustentável,o Cat 793F reduz emissão de poluentes, ajuda na diminuição do consumo de combustível não injetando combustível em seus cilindros e tem desempenho mais estável em aclives e terrenos mais acidentados.
Motor inteligente e eficiente
Com melhorias na capacidade de gerenciamento de energia, o motor Cat 175-16 teve origem no projeto com quatro tempos e 16 cilindros. Funciona a diesel é turboalimentado e pós-arrefecido a ar ambiente.
O motor possui aumento de 20% do torque líquido para proporcionar mais força quando em situações extremas com sobrecarga ou em terrenos muito difíceis ou íngremes. Com o incremento no torque aliado às mudanças de marchas é possível alcançar mais eficiência e tempos de ciclo mais dinâmicos, sem infringir as determinações padrões de emissões do Órgão de Proteção Ambiental Norte Americano.
O modelo 793F possui o Sistema de Combustível Common Rail Cat, presente também em outros modelos da marca. A vantagem de contar com este sistema está no controle eletrônico que permite gerenciamento otimizado do uso de combustível.
Com o Sistema Common Rail Cat, é possível detectar as condições de trabalho e assim adaptar o gasto com combustível de forma flexível mantendo o desempenho, a confiabilidade e os níveis de emissões sob controle.
Toda a tecnologia do projeto do motor colaboram também para a manutenção do mesmo. Detalhes como a combinação da alta cilindrada com a baixa taxa de rpm e a capacidade nominal de potência HP, colaboram com a redução de tempo com reparos, garantindo alta durabilidade nas estradas.
A flexibilidade do radiador MESABI e as 2 opções disponíveis de motor de partida: o tanque do sistema de partida a ar e o de partida elétrica; também facilitam o serviço de manutenção, pois garantem o acesso simplificado quando necessário.
Robustez para melhor atendimento
O caminhão de mineração Cat 793F possui estrutura robusta para manter a competência nas operações. Seu chassi tem peso total de 122300Kg e sua capacidade de carga útil nominal é de 226,8 toneladas. O peso bruto em operação fica entre 386Kg e 390kg.
Para garantir o bom funcionamento e manter a tração eficiente, a distribuição aproximada do peso ocorre nas proporções de 67% no eixo traseiro e de 33% no eixo dianteiro quando carregada e 52% por 48% respectivamente também nos eixos traseiros e dianteiros quando vazia.
As proporções e capacidades da caçamba também acompanham o desempenho do grande projeto deste caminhão, ela possui limite de peso entre 26862Kg e 47627Kg, além disto, a caçamba MSD II atinge até 142m3 de capacidade rasa e opera com até 190m3 quando coroada.
Transmissão com diversas vantagens tecnológicas
Um dos grandes diferenciais do Cat 797F está no desempenho do seu trem de força. Por contar com acionamento mecânico e com a Transmissão Power Shift, apresenta mais agilidade em subidas e é eficiente mesmo em estradas de transporte com alta resistência ao rolamento, rampas íngremes e em solos com más condições.
O Controle Eletrônico de pressão da Embreagem, sigla em inglês, ECPC, favorece o desempenho e a suavidade durante as trocas de suas seis marchas; a transmissão Power Shift planetária reforçada incrementa a potência do motor C175-16; já o tanque e o circuito exclusivos de óleo, garantem o fornecimento de óleo mais frio e limpo. Juntos, estes atributos ajudam na durabilidade do equipamento.
O retardo adicional também oferece uma marcha extra de capacidade de retardo ou o equivalente a 25% de aumento na velocidade em declives. Contando com freios maiores com capacidade adicional de arrefecimento, quando integrado com a tecnologia de compartimentos de roda com vida útil prolongada, o desempenho funcional, a durabilidade e a redução de despesas de manutenção são mais algumas vantagens incluídas neste pacote.
O conversor de torque com travamento é responsável por combinar a força de tração com o acionamento do conversor de torque, assim ele ajuda fornecendo mais potência às rodas.
Os Comandos Finais atuam conjuntamente com a servotransmissão planetária para dar suporte à força do alto torque e às carga de impacto, o que poupa o trem de força.
Frenagem mais segura
Conduzir e parar uma máquina tão grande e potente como o Cat 793 não é muito fácil, por isto, o cuidado com a tecnologia do freio é importantíssimo para garantir a segurança durante toda a operação. Para isto, a Caterpillar desenvolveu um sistema integrado de frenagem.
A combinação dos freios de serviço, secundário, de estacionamento e as funções de retardo colaboram para esta segurança e o desempenho adequado, além de prevenirem queimas desnecessárias de combustíveis.
O arrefecimento contínuo a óleo desempenhado por trocadores de calor água-para-óleo ajudam na frenagem e complementam o projeto dos freios que foram desenvolvidos com discos e placas grandes e contam com envolvimento e vedação que evitam contaminação e reduzem a manutenção.
O envolvimento com óleo nos discos, além de evitar o atrito entre eles, também absorve as forças de frenagem e retira o calor, prolongando assim a vida útil do sistema de frenagem.
O freio de estacionamento de desgaste hidráulico e engate por mola, presente nas quatro rodas, ajuda nas paradas em inclinações de até 15% e além disto, o Controle Automático do retardador Hidráulico (ARC, em inglês) é ajustável em cada transmissão.
O ARC ajuda na superação das dificuldades do terreno, controlando eletronicamente o retardo, mantendo a melhor rotação do motor e melhorando o desempenho do sistema de frenagem.
Caçambas personalizáveis
Para adaptabilidade às necessidades de trabalho foram desenvolvidos três modelos de caçambas: a Caçamba X, a Caçamba para Carvão sem porta e a Caçamba MSD II, desenvolvida através de um projeto específico para minas.
Caçamba X
Recomendada para quem pretende operar em uma nova mina ou em minas de contratação. Sua configuração oferece maior volume sem que haja prejuízo no peso. É possível criar uma caçamba com tamanho adequado aos requisitos específicos de aplicações severas, já que ela utiliza o Projeto Específico para Minas da Cat.
Caçamba para Carvão sem porta
Este modelo é destinado para aplicações de transporte de carvão. Ela é projetada e fabricada usando o conceito da caçamba MSD II, assim, alcança carga útil dentro de todas as variedades de densidade de carvão, além de garantir durabilidade e confiabilidade.
Caçamba MSD II
Recomendada para minas estabelecidas, é uma caçamba de peso leve já fabricada para aplicações de mineração e alcança excelente desempenho de carga útil. Esta se destaca pela possibilidade de ajuste às aplicações específicas de mineração a partir de um projeto que avalia as condições do local e determina o projeto final personalizado.
Este modelo é destinado para aplicações de transporte de carvão. Ela é projetada e fabricada usando o conceito da caçamba MSD II, assim, alcança carga útil dentro de todas as variedades de densidade de carvão, além de garantir durabilidade e confiabilidade.
Caçamba MSD II
Recomendada para minas estabelecidas, é uma caçamba de peso leve já fabricada para aplicações de mineração e alcança excelente desempenho de carga útil. Esta se destaca pela possibilidade de ajuste às aplicações específicas de mineração a partir de um projeto que avalia as condições do local e determina o projeto final personalizado.
Solidez e segurança
Pensada para ser resistente, a estrutura foi construída integralmente em aço doce, possui projeto de sessão em caixa com 14 fundições em áreas de alto esforço, além de dois forjamentos. As soldas são contínuas integrais, de penetração profunda e conseguem resistir a danos de cargas torcionais sem acrescentar peso extra.
A estrutura flexível e as fundições com raios e nervuras internas de reforço ajudam no equilíbrio dos pontos de tensão, dissipam concentrações de peso e ajudam no prolongamento da vida útil do chassi.
Estas melhorias colaboram também para a diminuição de vibrações e ruídos na cabine, e além disto, o sistema de suspensão distribui impactos da estrada e do carregamento, pois contam com cilindros que colaboram na operação e reduzem quantidade de manutenção.
A distribuição da suspensão traseira com ligação em quatro barras e o sistema de direção hidráulica completam o pacote de cuidados com a estrutura que impactam no conforto, suavidade, precisão no controle do equipamento e na ampliação da vida útil.
Segurança e ergonomia para o operador
As cabinas são oferecidas em três arranjos diferentes. A Cabina Padrão, a Cabina Deluxe e a Cabina Deluxe para Baixas Temperaturas. Todas contam com um projeto ergonômico onde os comandos e controles ficam acessíveis.
Pensando na segurança, a visibilidade foi melhorada após a realocação dos filtros de ar para a parte frontal do caminhão. O posicionamento e o conforto presentes na cabina que também é mais silenciosa devido ao projeto de estruturação do chassi favorecem a produtividade e a segurança.
Acessibilidade na manutenção
O pensamento de acessibilidade a diversos componentes é uma das maiores vantagens do modelo Cat793F. O chassi é facilmente alcançado e os componentes principais podem ser visualizados e removidos facilmente.
Ao nível do solo, também é possível cuidar de filtros, tubulações, baterias, sistemas de lubrificação automática, tomadas de pressão, telas, visores de nível de fluído e desligamento do motor.
Com a visualização diária simplificada com a porta de dados VMS ao nível do solo é gasto menos tempo com manutenções regulares, além disto, com esta facilidade também há otimização nos intervalos de consertos mais completos.
O sistema de lubrificação automática mantém os componentes com o funcionamento adequado regularmente, o que evita o seu desgaste. A coleta programada de amostra de óleo tornam o diagnóstico mais rápido e confiável, e as válvulas de desconexão com posicionamento adequado facilitam os testes de pressão.
Grande porte e alta Capacidade
O Cat 793 F possui dimensões amplas para atender às necessidades da mineração. Com comprimento total de 13,702 m, distância entre eixos de 5,905 m e largura total de 8,295 m se apresenta de forma robusta. A altura de carga quando vazio é de 6,533 m, e com a caçamba levantada pode alcançar até 13,878 m.
Sobre sua capacidade, ele possui um tanque de combustível de 2.839 l, com opção de expansão desta capacidade na escolha do opcional que pode alcançar até 4.922l. O chassi pesa 122.400Kg e sua caçamba suporta até 47.627Kg. Carrega até 250 toneladas em operação se deslocando a 60Km por hora e com este porte é capaz de transportar até 142m3 em capacidade rasa e até 190m3 coroada.Pensada para ser resistente, a estrutura foi construída integralmente em aço doce, possui projeto de sessão em caixa com 14 fundições em áreas de alto esforço, além de dois forjamentos. As soldas são contínuas integrais, de penetração profunda e conseguem resistir a danos de cargas torcionais sem acrescentar peso extra.
A estrutura flexível e as fundições com raios e nervuras internas de reforço ajudam no equilíbrio dos pontos de tensão, dissipam concentrações de peso e ajudam no prolongamento da vida útil do chassi.
Estas melhorias colaboram também para a diminuição de vibrações e ruídos na cabine, e além disto, o sistema de suspensão distribui impactos da estrada e do carregamento, pois contam com cilindros que colaboram na operação e reduzem quantidade de manutenção.
A distribuição da suspensão traseira com ligação em quatro barras e o sistema de direção hidráulica completam o pacote de cuidados com a estrutura que impactam no conforto, suavidade, precisão no controle do equipamento e na ampliação da vida útil.
Segurança e ergonomia para o operador
As cabinas são oferecidas em três arranjos diferentes. A Cabina Padrão, a Cabina Deluxe e a Cabina Deluxe para Baixas Temperaturas. Todas contam com um projeto ergonômico onde os comandos e controles ficam acessíveis.
Pensando na segurança, a visibilidade foi melhorada após a realocação dos filtros de ar para a parte frontal do caminhão. O posicionamento e o conforto presentes na cabina que também é mais silenciosa devido ao projeto de estruturação do chassi favorecem a produtividade e a segurança.
Acessibilidade na manutenção
O pensamento de acessibilidade a diversos componentes é uma das maiores vantagens do modelo Cat793F. O chassi é facilmente alcançado e os componentes principais podem ser visualizados e removidos facilmente.
Ao nível do solo, também é possível cuidar de filtros, tubulações, baterias, sistemas de lubrificação automática, tomadas de pressão, telas, visores de nível de fluído e desligamento do motor.
Com a visualização diária simplificada com a porta de dados VMS ao nível do solo é gasto menos tempo com manutenções regulares, além disto, com esta facilidade também há otimização nos intervalos de consertos mais completos.
O sistema de lubrificação automática mantém os componentes com o funcionamento adequado regularmente, o que evita o seu desgaste. A coleta programada de amostra de óleo tornam o diagnóstico mais rápido e confiável, e as válvulas de desconexão com posicionamento adequado facilitam os testes de pressão.
Grande porte e alta Capacidade
O Cat 793 F possui dimensões amplas para atender às necessidades da mineração. Com comprimento total de 13,702 m, distância entre eixos de 5,905 m e largura total de 8,295 m se apresenta de forma robusta. A altura de carga quando vazio é de 6,533 m, e com a caçamba levantada pode alcançar até 13,878 m.
Complementos de Segurança
Para reforçar o desempenho da segurança, o Sistema Cat Detect vem instalado de fábrica. Ele possui radar, câmera, alertas sonoros e visuais para detectar objetos ao redor da máquina. É possível conferir obstáculos e prevenir acidentes através da câmera e selecionar os comandos através dos menus e das telas touch screen.
Para entrar e sair da máquina há escadas ao nível do solo. Foram incluídas como opcionais, escadas motorizadas. Acessando a cabina também são encontradas medidas de segurança, pois a estrutura ROPS integrada foi projetada para ser uma extensão do chassi, mais resistente que excede os requisitos da SAE.
O cuidado com freios a óleo, garantem segurança na frenagem em caso de falha hidráulica, superfícies anti-deslizantes, indicador de caçamba levantada, cabos de retenção da caçamba, neutralizador de marcha a ré durante descarga, retrovisores de ângulo amplo e uma caixa de isolamento com trava montada no pára-choque dianteiro com interruptor que desliga o motor e trava a bateria e a transmissão em caso de batidas, são mais garantias de segurança para o condutor e para toda a operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário