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O desenvolvimento do sistema DANA, ocorreu durante os anos 70 e ele foi uma espécie de declaração de autonomia dentro do fechado sistema do Pacto de Varsóvia, em que desde o final da II Guerra Mundial, os países satélites da União Soviética se limitavam a adquirir armamento soviético ou no máximo a fabricar sob licença. O DANA, montado em sima do chassis do camião Tatra modelo 815, com uma peça de artilharia de 152mm de calibre, foi o primeiro sistema de artilharia autopropulsado baseado num chassis sobre rodas, tendo entrado ao serviço antes mesmo do sistema G-6 da África do Sul que também começou a ser desenvolvido nos anos 70. A principal vantagem do DANA, era a sua grande mobilidade e velocidade em estradas, o que era da maior importância na Europa, onde a rede de estradas era relativamente desenvolvida. Além disso, ao estar baseados em componentes de veículos que também eram utilizados no mercado civil, o DANA era relativamente barato de manter. Embora ele fosse baseado num chassis «civil» ele foi no entanto bastante alterado. A cabine é comletamente blindada e todas as oito rodas são rodas directrizes, aumentando assim a mobilidade do veículo. Como outros veículos do tipo, o DANA dispões de «sapatas» estabilizadoras que são baixados hidraulicamente antes de se iniciarem os disparos. A sua peça principal de 152mm (calibre standar dos países do Pacto de Varsóvia) era fabricada na Checoslováquia, mas era derivada de um modelo soviético. O alcance é de 17km, podendo atingir 24km com munição assistida. Para defesa aproximada é utilizada uma metralhadora 12.7mm. Uma versão modernizada e munida de uma arma de calibre 155mm /45 (calibre standard NATO) foi lançada no mercado e chamada de ZUZANA. Esta arma pode atingir alvos a até 39.6km de distância com munição assistida. A empresa responsável pelo fabrico do ZUZANA é a ZTS de Dubnica na Eslováquia.
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http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=291
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