Espaço dentro da cabine e itens de conforto contribuem muito para o bem estar e desempenho do motorista, mas isso tudo faz mais sentido ainda se o veículo for complementado por um trem de força que proporcione reserva de potência e transmita segurança para o carreteiro. No caso específico do modelo da série Silver Line, trata-se de um cavalo-mecânico empurrado por um motor de seis cilindros, 12 litros e 420cv de potência, com grande performance já reconhecida pelo mercado de veículos extrapesados. Deste modo, para uma composição tracionada por um cavalo 4X2 e carreta de três eixos lastreada no peso de balança a tarefa foi muito fácil. Aliás, o veículo cedido pela Scania era uma das últimas unidades da série limitada a apenas 400 unidades.
O pacote de itens ao qual nos referimos inclui banco com forração em couro, vidros das janelas com lavantadores elétricos, iluminação para a quinta-roda, calota de aço inoxidável, buzina a ar cromada fixada no teto, retrovisor com ajuste elétrico, hodômetro digital e quebra sol lateral. Uma relação de itens com preço avaliado em torno de R$ 20 mil reais que os compradores da série Silver Line levaram pela metade do preço. Como opcionais, restavam apenas o freio auxiliar retarder, tomada de força na caixa de câmbio e aparelho de ar condicionado.
Outros detalhes do modelo apresentam o mesmo perfil da linha pesada Scania, tais como painel moderno envolvente, com os controles à mão, posicionados em locais de fácil acesso, inclusive os manete de freio estacionário e da carreta; volante de direção com quatro raios que inclui design que permite a visão total do painel de instrumentos. Dois porta-luvas na parte superior frontal são bastante úteis, além de outros espaços para guardar objetos. Estes itens somados a toda a dimensão de uma moderna e arejada cabine-leito, mais banco do motorista com amortecimento a ar tornam o veículo uma agradável máquina estradeira.
Outros detalhes importantes, tais como o silêncio dentro da cabine com o veículo em operação, engates de marchas suaves e a força de um motor de 420cv tornam a condução do veículo agradável e parecida com a de um carro de passeio, ao ponto de provocarem a vontade de viajar. Soam como um convite para enfrentar a estrada e melhor ainda se for por uma rota em bom estado de conservação da pista de rolamento. O veículo mantém boa velocidade de cruzeiro, proporciona segurança nas ultrapassagens, mantém o ritmo em trechos de aclives e deixa o motorista inteiro ao final de cada viagem.
A série Silver Line, identificada com uma faixa na lateral da cabine, conta ainda com a grade frontal com frisos prateados e ofereceu modelos nas cores vermelho-cereja, preto mágico e azul mediterrâneo. A série (produzida nas configurações 4X2, 6X2, com opção para suspensão a mola ou sistema pneumático, e 6X4, esta apenas com mola de aço) teve como comprador alvo motoristas autônomos e empresários do setor do transporte rodoviário de cargas que, segundo a Scania, "procuram dar maior identidade às suas frotas". Quanto a isso a montadora acertou na mosca, porque além de tudo, por onde passa o veículo atrai atenção. Outras séries especiais lançadas pela montadora foram a Jubileum (1991), Milenium (2000) e Horizontes, em 2001.
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Modelo | DC 12 01 com gerenciamento |
eletrônico | |
Tipo | 6 cilindros em linha, cabeçotes |
individuais com 04 válvulas | |
por cilindro, equipado com | |
turbo e intercooler (atende | |
a resolução CONAMA fase P5) | |
Cilindrada | 11,8dm3 |
Potência | 420hp (313 Kw) |
Torque máximo (1.100 /1.300 rpm) | 204kgfm/2000Nm |
TRANSMISSÃO | |
Caixa de mudanças | GRS 900 - 14 velocidades à |
frente, 12 sincronizadas, sendo | |
uma overdrive e duas crawler | |
Diferencial | R780, simples sem redução |
nos cubos | |
Relação | 3,08:1/3,27:1/3,40:1/3,80:1 |
Capacidade máxima de tração | 66.000 kg |
MEDIDAS | |
Entre-eixos | 3.550 mm |
Balanço traseiro | 997 mm |
Comprimento total | 5.825 mm |
CAPACIDADE TÉCNICA | |
Eixo dianteiro | 6.700 kg |
Eixo traseiro | 13.000 kg |
Tanque | 02 de 300 litros em plástico, |
providos de quebra ondas, | |
rebaixo para impurezas e filtro | |
no tubo de sucção | |
5a RODA | |
Modelo. standard | Jost 185 mm |
Opções | Jost 150 mm e 250 mm |
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=477&edid=44
Nenhum comentário:
Postar um comentário