UNIMOG U2450L 6x6 |
Como diz o velho ditado, “Quem conta um conto aumenta um ponto”, o lendário UNIMOG não pára de se modificar ao longo do tempo.
As variantes e usos especiais que foram surgindo com o tempo de serviço dessa máquina espetacular, fogem completamente dos padrões da indústria automobilística convencional.
Nunca um veículo foi tão adaptado para as mais diversas tarefas possíveis e imagináveis. De uma simples máquina agrícola (Dispositivo universal motorizado), um misto de trator e caminhão para que o fazendeiro da Alemanha pós-guerra pudesse plantar e colher os meios de sobrevivência dele, de sua família e de um país arrasado por uma guerra, surge uma família de máquinas completa para o uso em qualquer campo de trabalho possível e nem sempre imaginável.
Nunca um veículo foi tão adaptado para as mais diversas tarefas possíveis e imagináveis. De uma simples máquina agrícola (Dispositivo universal motorizado), um misto de trator e caminhão para que o fazendeiro da Alemanha pós-guerra pudesse plantar e colher os meios de sobrevivência dele, de sua família e de um país arrasado por uma guerra, surge uma família de máquinas completa para o uso em qualquer campo de trabalho possível e nem sempre imaginável.
Não tenho a intenção e nem a condição de listar todas as variantes que já se produziram do UNIMOG (são muitas), mas apenas mostrar algumas das mais interessantes que fui achando ao longo da pesquisa que fiz para reeditar esta matéria publicada em Agosto e Setembro de 1997 na revista 4x4 & Cia.
Uma das maiores surpresas foi descobrir uma foto do mais antigo UNIMOG em serviço até hoje (informação confirmada pela Mercedes). Trata se de um modelo de 1953 que ainda trabalha na pavimentação de ruas em Hesse (Centro-Oeste da Alemanha).
Outras versões muito interessantes são as usadas para manutenção e manobras de veículos de transporte urbano (bondes e similares) e ferroviários.
O Brasil recebeu nos anos 70 algumas unidades de Unimogs adaptados para uso na Rede Ferroviaria Federal.
Uma das versões que me chamou bastante a atenção foi um modelo U2450 6x6 adaptado para servir de artilharia autopropulsada para o Exército Francês. Ele carrega um obuseiro CAESAR de 155 mm sobre uma plataforma projetada pela empresa GIAT. Tailandia e Arabia Saudita também operam essa variante.
Outra versão interessante é a usada para cuidar da vegetação dos acostamentos das estradas.
Uma versão criativa é essa de uma plataforma para socorro de carros que rebaixa o caminhão inteiro e não somente a plataforma.
Gosto bastante também das inúmeras variantes de limpa neve ou Snow Blower.
Como não poderia deixar de ser, a minha versão favorita mesmo (e de todo mundo que já foi criança) não poderia ser outra a não ser a versão de bombeiros. Todo garoto quis ser bombeiro algum dia na vida por causa dos belos caminhões vermelhos.
É impossivel relacionarmos todas as variantes da familia Unimog. O que podemos dizer é que essa máquina é, na minha opinião, a obra de engenharia automobilistica mais genial que já foi feita. Pode fazer tudo, pode ir a todos os lugares e (o mais importante) voltar trazendo seus operadores em segurança.
Outras versões muito interessantes são as usadas para manutenção e manobras de veículos de transporte urbano (bondes e similares) e ferroviários.
Unimog usado no sistema de transporte urbano de LeMans |
Unimog em uso pelo sistema ferroviario chinês |
O Brasil recebeu nos anos 70 algumas unidades de Unimogs adaptados para uso na Rede Ferroviaria Federal.
Uma das versões que me chamou bastante a atenção foi um modelo U2450 6x6 adaptado para servir de artilharia autopropulsada para o Exército Francês. Ele carrega um obuseiro CAESAR de 155 mm sobre uma plataforma projetada pela empresa GIAT. Tailandia e Arabia Saudita também operam essa variante.
Outra versão interessante é a usada para cuidar da vegetação dos acostamentos das estradas.
Uma versão criativa é essa de uma plataforma para socorro de carros que rebaixa o caminhão inteiro e não somente a plataforma.
Gosto bastante também das inúmeras variantes de limpa neve ou Snow Blower.
Como não poderia deixar de ser, a minha versão favorita mesmo (e de todo mundo que já foi criança) não poderia ser outra a não ser a versão de bombeiros. Todo garoto quis ser bombeiro algum dia na vida por causa dos belos caminhões vermelhos.
É impossivel relacionarmos todas as variantes da familia Unimog. O que podemos dizer é que essa máquina é, na minha opinião, a obra de engenharia automobilistica mais genial que já foi feita. Pode fazer tudo, pode ir a todos os lugares e (o mais importante) voltar trazendo seus operadores em segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário