Essa foi a impressão que ficou na equipe da Revista O Carreteiro ao devolver o conjunto na concessionária Cofipe, em São Paulo, depois de rodar por uma rota que incluiu variados tipos de relevo para se ter a oportunidade de sentir na prática a performance do Cavallino.
Como mais novo membro da linha EuroCargo no País, o veículo herdou qualidades da família, tais como a cabine que atende com eficiência ao motorista e ajudante no item conforto. Após subir os três degraus da escada de acesso ao seu interior, e sentar-se ao volante, a percepção do espaço oferecido é imediata. Cortinas e uma cama de bom tamanho contribuem para dar maior dimensão ao ambiente.
Na parte superior frontal há um módulo, no qual se encaixam o aparelho de rádio/CD/toca fitas, com duas luzes espia, ambas giratórias, além de uma terceira - maior - entre as duas (esta fixa). Abaixo, o painel de instrumentos, bastante simples e de fácil leitura, com os mostradores bem à vista, é montado em uma seção reta, sem a tradicional curva - que torna o painel envolvente - adotada por alguns fabricantes de caminhões. Velocímetro, conta-giros, marcadores analógicos de temperatura de água, pressão do freio, óleo e combustível, fazem parte do conjunto e ficam bem visíveis dentro dos dois raios do volante de direção.
Cabine leito do modelo Iveco EuroCargo se destaca pelo espaço oferecido aos ocupantes e uma cama de bom tamanho para o descanso do carreteiro |
Esse desempenho tem sua origem principalmente no motor Cursor, de oito litros, cuja versão maior, de 13 litros, tem feito sucesso com o modelo Stralis. Trata-se de um propulsor eletrônico, com intercooler e seis cilindros em linha - cada um com quatro válvulas - que gera 320cv de potência a 2.400 rpm. Na faixa de rotação entre 1.300 e 1.900rpm, o veículo trafega solto, a uma boa velocidade de cruzeiro e ainda guarda reservas de aceleração para possíveis retomadas.
A parte frontal de todo o painel de instrumentos e comandos é simples, com marcadores e botões de fácil acesso. No teto climatizador e luzes são itens de série do veículo |
O sistema de freio-motor demonstra eficiência quando solicitado. Denominado de Iveco Turbo- Brake, o sistema tem sua ação controlada pela central eletrônica do motor e seu funcionamento para segurar o caminhão acontece da seguinte maneira: ao ser acionado - através de comando no painel - as válvulas de escape abrem rapidamente até o final da fase de compressão, liberam o ar acumulado dentro do cilindro e a injeção de diesel é cortada. Não havendo a explosão o pistão perde seu ritmo de trabalho, o motor a rotação e o trem-de-orça segura o caminhão.
Motor Cursor, de oito litros e 320 cv de potência responde bem na estrada. Basculamento total da cabine facilita acesso para manutenção |
Banco do passageiro não tem amortecimento pneumático, como o do motorista, mas oferece opções de regulagem. |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Tipo | Diesel, eletrônico e intercooler |
Nº de cilindros | 6 em linha com 4 válvulas cada |
Potência | 320cv a 2.400rpm |
Cilindrada Total | 7.790cm3 |
TRANSMISSÃO | |
Caixa | ZF 16 S 1650 O.D (Over-drive) |
Marchas | 16 sincronizadas e duas à ré |
Relações | 11,64/ 9,70/ 8,00/ 6,67/ 5,73/ 4,77/ 4,07/ 2,86/ 2,38/ 1,96/ 1,64/ 1,41/1,17/ 1,00/ 0,83 . Ré 9,41/ 7,84 (saída traseira para tomada de força) |
Diferencial | Méritor MS23-165 simples redução (relação de redução: 4,10:1) |
SUSPENSÃO | |
Dianteira/Capacidade | Molas semi-elípticas, estágio único, batentes de borracha e buchas Silent-Block - Dois amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora / 6.600kg |
Traseira/Capacidade | Molas semi-elípticas, dois estágios com feixe auxiliar, batentes de borracha, buchas Silent-Block, dois amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora / 11.500 kg |
DIREÇÃO | |
Modelo | ZF 8097 Servocom |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Rodas 8,25” x 22,5” |
Pneus (série) | Radiais s/ câmara 295/80 R 22.5 |
Opcional | 275/80 R22,5 sem câmara. |
ABASTECIMENTO | |
Tanque de combustível | 2 X 280 |
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=374&edid=36
Nenhum comentário:
Postar um comentário