Manter a frota de caminhões sempre em perfeito estado é uma ótima forma de economizar um bom dinheiro, afinal, quando “a bomba explode”, o prejuízo é sempre mais caro. Por isso, é muito importante estar sempre atento aos sinais de alerta que o caminhão mostra quando precisa de manutenção. Segue abaixo 5 desses sinais:
1.Fumaça diferente:
Não é apenas a fumaça escura que representa um problema no caminhão. Se a fumaça que sai do escape estiver branca ou cinza azulada, também é um sinal de que as coisas não estão bem. O coordenador e instrutor do Centronor, Renato Rossato explica que isso pode ocorrer pela má condição térmica do motor, excesso de entrada de óleo ou problemas no catalizador.
2.Óleo com impurezas:
Na troca de óleo é importante verificar a cor e o aspecto do óleo usado. Se ele estiver com pequenos resíduos metálicos pode ser sinal de que existem problemas com os imãs do motor, que provavelmente estão em atrito irregular.
3.Perda de potência:
Um caminhão perder a força é um claro sinal de que alguma coisa não está bem, e as causas para este problema são bem variadas. Pode ser filtro de ar obstruído, unidades injetoras ou módulos de injeção desregulados, ou até mangueira do intercooler com defeito.
4.Ruídos na troca de marcha:
Sons estranhos e dificuldade em encaixar as marchas são claros defeitos de transmissão. É importantíssimo que o motorista não force mais ao detectar algum desses problemas.
5.Caminhão quicando:
Este problema está diretamente relacionado aos amortecedores do caminhão, que não estando em bom estado, podem prejudicar o desempenho do veículo em curvas e gastar excessivamente os pneus.
Sempre que um desses sinais aparecerem, é de extrema importância que o caminhão seja encaminhado para a revisão com um mecânico. A manutenção constante da frota é a melhor forma de evitar incômodos e gastos excessivos.
1.Fumaça diferente:
Não é apenas a fumaça escura que representa um problema no caminhão. Se a fumaça que sai do escape estiver branca ou cinza azulada, também é um sinal de que as coisas não estão bem. O coordenador e instrutor do Centronor, Renato Rossato explica que isso pode ocorrer pela má condição térmica do motor, excesso de entrada de óleo ou problemas no catalizador.
2.Óleo com impurezas:
Na troca de óleo é importante verificar a cor e o aspecto do óleo usado. Se ele estiver com pequenos resíduos metálicos pode ser sinal de que existem problemas com os imãs do motor, que provavelmente estão em atrito irregular.
3.Perda de potência:
Um caminhão perder a força é um claro sinal de que alguma coisa não está bem, e as causas para este problema são bem variadas. Pode ser filtro de ar obstruído, unidades injetoras ou módulos de injeção desregulados, ou até mangueira do intercooler com defeito.
4.Ruídos na troca de marcha:
Sons estranhos e dificuldade em encaixar as marchas são claros defeitos de transmissão. É importantíssimo que o motorista não force mais ao detectar algum desses problemas.
5.Caminhão quicando:
Este problema está diretamente relacionado aos amortecedores do caminhão, que não estando em bom estado, podem prejudicar o desempenho do veículo em curvas e gastar excessivamente os pneus.
Sempre que um desses sinais aparecerem, é de extrema importância que o caminhão seja encaminhado para a revisão com um mecânico. A manutenção constante da frota é a melhor forma de evitar incômodos e gastos excessivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário