Muitas pessoas que não são do meio de veículos pesados não sabem diferenciar um reboque de um semi-reboque. Para elas são praticamente a mesma coisa.
E não tiro a razão, já que a diferença entre os dois é muito sutil. Para entendermos a diferença entre cada um é necessário, primeiramente, saber um pouco mais sobre eles separadamente.O Reboque é um veículo de carga independente, sem meio próprio de tração e que possui 2 ou mais eixos. Sua movimentação é articulada por meio de um veículo automotor, caminhão simples ou caminhão trator. Também pode ser engatado atrás de um semi-reboque, muito utilizado nas usinas de cana de açúcar.
Já o Semi-Reboque, também é um veículo de carga independente e sem meio próprio de tração. Porém, sua tração deve ser realizada por caminhão trator e, normalmente, possui de 1 a 3 eixos.
Ele é acoplado ao caminhão por meio de um engate universal do tipo B. Este faz a ligação entre o prato de acoplamento do caminhão e o pinhão de acoplamento do semi-reboque.
Assim, a diferença entre o reboque e semi-reboque é devida à apenas uma característica, o reboque transita atrelado (engatado) à um veículo enquanto o semi-reboque apoia parte de sua unidade e de seu peso ao veículo trator .
E falando em semi-reboques, são vários os tipos:
- Aberta: cargas em geral que não exigem proteção.
- Fechada: cargas em geral que precisam de proteção contra ações do ambiente.
- Frigorífica: cargas que precisam de temperatura controlada.
- Basculante: cargas a granel que precisam ser despejadas.
- Tanque: cargas líquidas a granel.
- Cegonheira: transporte de veículos.
- Porta-containers: como o nome já diz, transporte de containers em geral.
- Zorra: transporte de veículos pesados, tanques, maquinaria e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário