CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
terça-feira, 5 de maio de 2015
3516B e 3516C Motores para Caminhões Fora-de-Estrada 789D-A aceleração está deficiente ou a resposta do acelerador está deficiente
A aceleração está deficiente ou a resposta do acelerador está deficiente
Causas Prováveis
Modo Frio
Suprimento de combustível
Redução de potência do motor e códigos ativos
Arquivo flash
Sinal do acelerador
Conectores elétricos
Unidades injetoras
Sensor de pressão do coletor de admissão
Sistema de admissão e escape de ar
Ações Recomendadas
Nota:
Se o problema só ocorrer sob certas condições, teste o motor nessas condições. Exemplos de condições específicas são alta rotação do motor, carga total e temperatura de operação do motor. Diagnosticar os sintomas sob outras condições pode fornecer resultados enganosos.
Modo Frio
O Módulo de Controle Eletrônico (ECM) limita a potência do motor durante a operação no modo frio. O ECM pode modificar a distribuição da injeção e pode cortar alguns cilindros do motor. Isso aumentará a capacidade de partida e reduzirá o tempo de aquecimento. O modo frio é ativado sempre que a temperatura do líquido arrefecedor do motor cair abaixo de um valor predeterminado. O modo frio continua ativo até que o motor esteja aquecido ou que um limite de tempo seja excedido.
Suprimento de combustível
Verifique visualmente o nível do tanque de combustível. Não confie somente no indicador de combustível. Se necessário, adicione combustível ao tanque de combustível. Se o motor funcionou até acabar o combustível, será necessário depurar o ar do sistema de combustível. Consulte o Manual de Operação e Manutenção para obter o procedimento correto.
Verifique se a tubulação de combustível apresenta os seguintes problemas: restrições, tubulações amassadas e tubulações prensadas. Se o problema estiver nas tubulações de combustível, repare e/ou substitua as tubulações.
Verifique o tanque de combustível quanto à presença de detritos ou objetos estranhos que possam bloquear o fornecimento de combustível.
AVISO
Não tente dar partida no motor continuamente por mais de 30 segundos. Deixe esfriar o motor de partida durante dois minutos antes de reiniciar a partida.
Escorve o sistema de combustível se qualquer dos seguintes procedimentos tiver sido executado:
Substituição dos filtros de combustível
Manutenção no circuito de suprimento de combustível a baixa pressão
Substituição das unidades injetoras eletrônicas
Nota:
Verifique se há ar no sistema de combustível. Consulte Operação de Sistemas/Testes e Ajustes para obter informações relacionadas à verificação de ar no sistema de combustível.
Verifique a qualidade do combustível. O clima frio afeta adversamente as características do combustível. Consulte o Manual de Operação e Manutenção do motor para obter informações sobre como melhorar as características do combustível durante a operação em clima frio.
Verifique a pressão do combustível filtrado enquanto o motor está sendo acionado. Consulte Operação dos Sistemas/Testes e Ajustes para obter o procedimento de teste e os valores de pressão corretos.Se a pressão do combustível estiver baixa, substitua os filtros de combustível. Limpe os detritos do filtro principal/separador de água. Consulte o Manual de Operação e Manutenção para obter detalhes.
Se a pressão do combustível continuar baixa, verifique a operação da válvula reguladora da pressão do combustível. Verifique também a operação correta da bomba de transferência de combustível. Consulte Operação dos Sistemas/Testes e Ajustes para obter informações sobre os testes.
Redução de Potência do Motor e Códigos Ativos
Alguns parâmetros de monitoramento do motor capazes de disparar uma redução de potência do motor não geram um código de evento. Conecte o Técnico eletrônico (ET) Caterpillar para verificar uma redução de potência do motor.
Alguns códigos de diagnóstico e/ou códigos de eventos podem causar desempenho deficiente. Use o ET Caterpillar para verificar se há códigos ativos ou registrados. Diagnostique as falhas de todos os códigos presentes antes de continuar com este procedimento.
Nota:
Embora o sinal do sensor possa estar na faixa de operação do sensor, o sinal pode não representar a leitura real. Use o ET Caterpillar para verificar se as pressões e temperaturas estão flutuando. Verifique também se os valores são razoáveis para as condições presentes.
Arquivo Flash
Confirme que o arquivo flash mais recente está instalado no Módulo de Controle Eletrônico (ECM).
Sinal do Acelerador
Monitore o status da "Posição do Acelerador "no ET Cat. Verifique se o status de "Posição do Acelerador" é estável e se o motor é capaz de atingir a marcha lenta alta. Se houver suspeita de um problema no acelerador, consulte o teste do circuito adequado para obter informações relacionadas ao diagnóstico de falhas do sinal do acelerador.
Conectores elétricos
Verifique se os conectores J1/P1 e J2/P2 do ECM e os conectores da unidade injetora na tampa da válvula foram instalados corretamente. Consulte Diagnóstico de Falhas, "Conectores Elétricos - Inspecione".
Unidades Injetoras
Execute o "Teste do Solenoide do Injetor" no ET Cat para determinar se todos os solenoides dos injetores estão sendo energizados pelo ECM.
Execute o "Teste de Corte do Cilindro" no ET Cat para determinar o desempenho de cada cilindro. Consulte Diagnóstico de Falhas, "Solenoide do Injetor - Testar" para obter o procedimento correto.
Sensor de Pressão do Coletor de Admissão
Monitore o estado de "Posição do Combustível", "Limite Nominal de Combustível" e "Limite de Combustível FRC" no ET Cat quando o motor estiver funcionando em condições de plena carga. Esses parâmetros devem refletir as informações abaixo.
Tabela 1
"Posição do Combustível" = "Limite Nominal de Combustível"
e
"Posição do Combustível" < "Limite de Combustível FRC"
Se a "Posição do Combustível" for igual ao "Limite Nominal de Combustível" e a "Posição do Combustível" for menor que o "Limite de Combustível FRC", os componentes eletrônicos estão funcionando corretamente. Caso contrário, vá para o próximo Passo.
Monitore o status da "Pressão do Coletor de Entrada" no ET (Electronic Technician, Técnico Eletrônico) Cat. Quando o motor não está funcionando, o valor correto da "Pressão do Coletor de Entrada" é de 0 kPa (0 lb/pol2).
Sistema de Admissão e Escape de Ar
Observe a luz de inspeção do motor. Verifique se há um indicador de obstrução no filtro de ar. Limpe ou substitua os filtros de ar entupidos. Consulte o Manual de Operação e Manutenção.
Verifique o sistema de admissão e escape quanto a restrições e/ou vazamentos. Consulte Operação de Sistemas/Testes e Ajustes para obter informações sobre inspeção do sistema de entrada e de escape de ar.
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