Seis toneladas a mais de carga por viagem e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado em sua categoria. Esses são os principais diferenciais do Volkswagen Constellation 24.280, líder de vendas nacionais pela segunda vez consecutiva, em sua versão 8×2, equipado com transmissão automatizada V-Tronic e segundo eixo direcional, para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.
“Buscamos sempre ampliar nossa oferta de produtos que atendam ao máximo às expectativas de nossos clientes. Esse modelo, em especial, é derivado de nosso caminhão líder de vendas e tem grande potencial no mercado brasileiro. Na comparação entre os segmentos 6×2 e 8×2, estimamos que estes últimos registrem um crescimento 30% maior nos próximos cinco anos”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais VW e MAN.
O pacote automatizado do modelo é uma solução patenteada da MAN Latin America, possível através do controle eletrônico de um eixo de dupla velocidade e que otimiza a operação da transmissão automatizada. Desenvolvido por engenheiros brasileiros, o conceito permitiu a concepção do pacote automatizado mais leve e econômico do mercado para veículos de 13 a 36 toneladas.
Associado à transmissão automatizada da ZF, AS Lite, o Smart Ratio proporciona otimização da troca de marcha. Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.
Outro diferencial está no custo. O combinado de caixa automatizada de seis velocidades e eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente tem um valor mais econômico do que as soluções similares aplicadas no mercado para veículos de 13 a 36 toneladas. No balanço final, a relação custo-benefício se sobressai. O cliente pode usufruir da vantagem de um sistema automatizado, como conforto e maior padronização do consumo de combustível, a um baixo investimento inicial.
Motorização e opções de cabine também diferenciam o modelo
A versão 8×2 está equipada com motor MAN D08 de seis cilindros, fabricado no Brasil, e tecnologia EGR de recirculação dos gases de escape que dispensa o uso de Arla 32. Apresenta uma faixa de torque entre 1.100 e 1.750 rpm, podendo trabalhar com o motor em torque máximo em baixas rotações, auxiliando o desempenho do caminhão e o melhor consumo de combustível.
Além das opções de cabine Constellation leito com teto alto e estendida, o caminhão Constellation 24.280 8×2 também poderá ser equipado com a nova cabine leito com teto baixo. Ideal para aplicações que exigem o descanso do motorista e o acoplamento especial de implementos localizados acima da cabine, como requer algumas operações de transporte nas quais os caminhões 8×2 atuam.