Lançado em 2008 com bastante pompa e expectativa, o Tector é junto com o Eurocargo o representante da Iveco no segmento de caminhões semipesados, o modelo que é considerado um dos mais modernos da categoria conta ao todo com 16 versões. Confira os detalhes…São cinco modelos, 170E25, 240E25, 260E25 e 170E25T, e três opções de plataforma (4×2, 6×2 e 6×4), uma Cavalo Mecânico 4X2, além de quatro entre distância entre-eixos: 3.690 mm, 4.815 mm, 5.175 mm e 5.670 mm. Ou seja o modelo da Iveco pode atender a diversos tipos de aplicações.Motor e transmissão…Um dos principais destaques do Tector é o seu moderno conjunto mecânico, todas as versões saem de fábrica equipadas com um interessante motor 5.9 litros, seis cilindros capaz de render 250 cavalos de força e um torque máximo de ótimos 96,94 kgfm. Este motor que é produzido no Brasil, tem 17% a mais de torque e é 5% mais potente do que o motor usado no antigo Iveco Eurocargo, que alias ainda continua sendo vendido no Brasil, porém agora como uma versão de entrada ao Tector.
Além do motor, outro destaque do Tector é seu câmbio, que dependendo da versão há três opções de transmissão, sendo que a versão 260E25 6X4 traz uma moderna caixa de câmbio Eaton sincronizada de 10 velocidades. A opção 6×2 traz câmbio ZF de nove velocidades à frente e uma a ré, com eixo traseiro simples. As demais versões 240E25 6X2, cavalo-mecânico (170E25T) e plataforma 4X2 (170E25) vem com um câmbio Eaton (FS-6306B) de seis velocidades com opção de alteração “Split” da relação do eixo traseiro duplo.
Ainda falando em transmissão a Iveco afirma que todas as caixas foram aprimoradas no Brasil, trazendo um sistema de engates mais fácil que reduz em até 50% o esforço realizado nas trocas.
Interior e conforto…
Para um caminhão deste porte, o Tector é bastante confortável o modelo tem um interior espaçoso e moderno, é exatamente o mesmo interior do novo Eurocargo lançado recentemente na Europa, e chega a lembrar os caminhões de porte maior da marca, o acabamento também merece destaque muito bem detalhado, os revestimentos dos bancos alegram ao ambiente.
O painel é um tanto poluído é verdade, mas possui mostradores de fácil visualização, há até um computador de bordo com várias funções exibidas em um display digital no centro do painel, de série o Tector traz vidros verdes com acionamento elétrico, como opcional o comprador tem disponível itens como ar-condicionado, travas elétricas além de sistema de som com CD Player.O volante conta com regulagem de altura e profundidade, já o banco do motorista traz suspensão pneumática, destaque ainda para os 10 porta objetos espalhados na cabine e para a cama leito oferecida em algumas versões do modelo, ela mede 1.90 metros X 62 mm e pode ser rebatida. O item está disponível para duas versões do modelo, a 170E25 com entre eixos de 5.670 mm e a 240E25 com entre eixos de 5.175 mm e 5.670 mm.O Iveco Tector tem a missão de bater concorrentes conhecidos, como Volkswagen Constellation, Mercedes Benz Artego, Ford Cargo e Volvo VM.
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