Conheça os vários tipos e denominações de caminhões com relação aos tamanhos e capacidades de cargas de cada um. As normas e nomenclaturas são definidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que também limita o peso máximo por eixo que cada veículo pode carregar. Esta limitação visa evitar que uma pressão demasiada de muito peso em cada eixo possa danificar o asfalto das rodovias. Isto significa que um caminhão pode levar muito peso, mas deve ter muitos eixos para que o peso seja bem distribuído entre eles.
Há vários tipos de caminhões e cada um deles é apropriado para um tipo de carga ou trajeto. Alguns são melhores para trajetos longos e outros se adequam melhor a trajetos urbanos.Tipos de caminhões regulamentados pelo CONTRAN
- Veículo Urbano de Carga (VUC): mais adequado a vias urbanas, largura máxima de 2,2 metros e comprimento máximo de 6,3 metros. A capacidade de carga máxima é de 3 toneladas.
- Toco ou semi-pesado: eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo na frente e outra atrás de rodagem simples. Peso bruto máximo de 16 toneladas e capacidade de carga de até 6 toneladas. O comprimento máximo do toco é de 14 metros.
- Truck ou caminhão pesado: eixo duplo na carroceria que permite carregar cargas maiores. Um dos eixos traseiros é responsável pela tração. Capacidade de carga de 10 a 14 toneladas com peso bruto máximo de 23 toneladas. Pode ter até 14 metros, como o semi-pesado.
Veja também sobre os tipos de carretas regulamentadas pelo CONTRAN.
Esperamos ter te auxiliado com esta dúvida, muitas das vezes é complicado entender as diferenças, mas após conhecer um pouco mais das características de cada um fica bem mais fácil.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário com a sua pergunta e certamente teremos o maior prazer em respondê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário