quinta-feira, 2 de julho de 2015

VW Constellation 25.390

Foto Divulgação
VW Constellation 25.390 - MAN
Diego Ferron | 04/04/2014 - Atualizado 04/04/2014
VW Constellation 25.390 é leve e potente
A linha Constellation da MAN Latin America é conhecida do grande público, o Constellation 25.390 6x2 demonstra ter recebido um cuidado especial por parte da equipe responsável pelo desenvolvimento de produtos da empresa. A constatação, em termos de desempenho do trem de força e de conforto para o motorista e acompanhante, é que se trata de um veículo com fortes atributos para disputar a preferência do transportador em sua faixa de mercado, a de extrapesados com motorização na faixa de 350 a 410 cv de potência.

Um dos pontos positivos neste modelo é a tara reduzida em relação aos concorrentes diretos. O modelo da MAN Latin America pode carregar uma quantidade considerável a mais de carga útil, aumentando sua rentabilidade. A tara informada pela fábrica, de 8.230 quilos (Configuração Cabine Estendida), se deve também ao
motor Cummins ISL 400, de 9 litros, que desenvolve 400 cv de potência a 2.100 rpm com torque máximo de 1.700 Nm em ampla faixa de rotações. O resultado é a manutenção da velocidade em rampa por mais tempo e menor quantidade de trocas de marchas.

Um dos segredos do motor - que tem o sistema de injeção commom rail - é o turbo de geometria variável (conhecido com GVT), que permite maior eficiência do motor em baixas e altas rotações. Porém esta não é a única característica do veículo que ajuda o bolso do transportador. As novas curvas de relação da transmissão de 16 marchas sincronizadas permite um melhor escalonamento de marcha, com acionamento por cabos e diagrama de H sobreposto, fazem com que o caminhão tenha potência mesmo em giros mais baixos. Além deste ser um quesito de conforto para o motorista, ele ajuda a reduzir o consumo de combustível.

O disco de embreagem tem 430 mm de diâmetro, como os demais cavalos mecânicos extrapesados e com sistema servo assistido, que resulta em um pedal da embreagem bastante leve. O trem de força é formado ainda pelo eixo traseiro Meritor MS 23-185 - relação 3,40:1 sem redução nos cubos. O freio, a tambor, inclui ABS, EBD (sistema de controle que distribui o peso do veículo durante a frenagem) e ATC (controle automático de tração), mais filtro de remoção de água do sistema e freio motor no cabeçote com 325 cv de potência a 2.400 rpm.

O modelo possui 3 opções de cabine: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto. A cabine Leito Teto Alto conta com altura total de 2.000 mm e de 1.850 mm na parte central, proporcionando enorme conforto ao motorista e aumentando a sua produtividade. O Constellation 25.390 6x2 tem painel de instrumentos simples, e de fácil leitura, com computador de bordo integrado que mostra diversas informações do veículo e da operação. O volante de direção (com coluna ajustável) tem quatro raios, a partir de sua metade para baixo facilitando a visão dos marcadores do painel. O banco com suspensão pneumática, também essencial, disponibiliza várias opções de ajustes, e permite ao motorista encontrar a melhor posição ao seu porte físico.

Entre as principais aplicações para o 25.390 6x2 estão os que utilizam semirreboque de 3 eixos com PBTC de até 53 toneladas (vanderleia), atendendo aos segmentos de carga seca, frigorífico, graneleiro, sider, silo e tanque, entre outros.  
Motor
Cummins
ISL 400
6
8.900 cm³
400 (294) @ 2.100
1.700 @ 1.100 - 1.500
Common rail
Knorr LK 39
PROCONVE P7
SCR
Transmissão
ZF
6AS 1685 TD
Mecânica
À cabo
6 à frente (sinconizadas) 2 à ré
1ª 16,41:1 9ª 3,59:1
2ª 13,80:1 10ª 3,02:1
3ª 11,28:1 11ª 2,47:1
4ª 9,49:1 12ª 2,08:1
5ª 7,76:1 13ª 1,70:1
6ª 6,53:1 14ª 1,43:1
7ª 5,43:1 15ª 1,19:1
8ª 4,57:1 16ª 1,00:1

Ré 16,36 / 12,92:1
Embreagem
Sachs
Monodisco a seco, revestimento orgânico
Pull type, hidráulico assistido a ar
430 mm
Eixo Dianteiro
SIFCO
13K
Viga "I" em aço forjado
Eixo Traseiro
Meritor
MS 23185
Eixo rígido em aço estampado
3,40:1
Suspensões
Molas semi-elípticas de duplo estágio, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora.
Eixo rígido motriz e eixo auxiliar , tag-tanden tipo balancim com suspensor eletropneumático para o eixo auxiliar, molas semi-elípticas assimétricas trapezoidais.
Direção
ZF
8097
Hidráulica integral com esferas recirculantes
Chassi
Escada, longarinas duplas, reforço em "C", superfície plana, perfil "U" constante, rebitado e parafusado
LNE 380 - Reforço LNE 380
431 cm³
Rodas (Pneus e Aros)
Aço (22.5 x 8.25) Alumínio (22.5 x 8.25)
295/80R22.5
Freios
Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS + EBD + ATC
S-Came
Circuito duplo, independente, reservatórios de ar, secador de ar com filtro coalescente
Câmara de molas acumuladas
Atuação: Rodas traseiras
Acionamento:  Válvula moduladora no painel
Dual Power Brake - cabeçote do motor
Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador
Sistema Elétrico
24 V
Série
2 x (12V-135Ah) 2 x  (121V-170 Ah)
80A - 28V
Volumes de Abastecimento
1x330 + 1x285 = 615 L
Alumínio
33,80 / 31,5
13,0 L
21 L
2,0 L
31,5 L
60,0 L
Dimensões
3.300 (4.572) mm
1,511 mm
906 mm
6.989 mm
1.272 mm
17 °
48 °
2.908 mm / 2.908 mm / 3.322 mm
212 mm
1.320 / 1.385 (opcional)
441 mm / 750 mm / 750 mm
2.997 mm / 2.507 mm
2.504 mm
2.096 mm
1.830 mm
248 mm
222 mm
882 mm
15,5 m
Pesos
8.230 kg / 8286 kg / 8.381 kg
4.625 kg / 4665 kg / 4.745 kg
3.605 kg / 3.621 kg / 3.636 kg
28.100 kg
Eixo dianteiro: 6.100 kg
Eixo traseiro 22.000 kg
23.000 Kg
53.000 Kg
56.000 Kg
44.770 kg /  44.714 kg / 44.619 kg
Os pesos podem sofrer alterações devido aos ítens opcionais. Tolerância 3%. (Referência NBR ISO 1176)
Desempenho
3,40:1
114 km/h
32%
28%
Dados projetados por simulação de performance
Sobre esta ficha
MAN Latin America
Dados técnicos sujeitos a alterações sem aviso prévio.
 

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