quinta-feira, 2 de julho de 2015

VW Titan Tractor 18.310

No último dia 29, o seriado "Carga Pesada" voltou as telas da Rede Globo, mostrando a dupla de caminhoneiros que ficou famosa na década 80, mostrando o Brasil de norte a sul: Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia). E o capítulo de reestréia reservou uma boa surpresa aos fãs da série e da Volkswagen: o novo companheiro de viagens de Pedro e  Bino é um caminhão VW Titan Tractor 18.310, modelo '03, pintado em degradê, que vai do prata (parte inferior) ao bordô (parte superior) e equipado com aerofólio, que neste caso, ajuda na economia de diesel, que fica de 7 a 12%.
O ponto alto do episódio de reestréia foi justamente a aparição do Titan. Bino revela que vendeu o velho caminhão Scania e diz que comprou um novo. Ao olhar para o pátio, Pedro se depara com o reluzente caminhão, e sai correndo para vê-lo de perto. Não conseguindo segurar a emoção, ele começa a exibir várias manobras com o caminhão, como "cavalos-de-pau".
Considerado o mais moderno extra-pesado não convencional da linha produzida pela Volkswagen, o Titan de Pedro e Bino esconde alugns segredos: na verdade, a produção usou dois caminhões, um convencional e outro produzido especialmente para a série, montado sobre um chassi de ônibus VW 17.240 OT (linha Proteus), e adaptado para se tornar um estúdio itinerante. O planejamento, sob orientação do supervisor de operações Paulo Perrota, colocou em prática um projeto que mais parecia um sonho.
Sobre o chassi do ônibus vão a cabine do caminhão, um trilho para a câmera, iluminação adequada e um mini-estúdio, localizado na parte traseira, onde ficam os diretores e técnicos. Ao seu redor, ficam plataformas móveis feitas em aço e que auxiliam em tomadas externas. Enquanto a máquina é pilotada por um motorista escondido, os atores, na cabine adaptada, têm toda liberdade para atuar sem serem obrigados a dirigir, como na versão antiga. O trilho permite que a câmera se movimente num ângulo de 180º graus, podendo circundar a cabine. A localização do motor, na parte de trás do ônibus, evita ruídos na captação do diálogo dos atores. O veículo levou cerca de 3 semanas para ser montado.
Dois motoristas do chassi-estúdio foram selecionados na equipe do Departamento de Desenvolvimento, Certificação e Testes da Volkswagen. Outros dois profissionais atuarão como dublês de Fagundes e Garcia em algumas cenas. Antes do início das gravações deste mês, os protagonistas, acompanhados de Patrícia Pilar, estiveram na fábrica da montadora em Resende para tomar aulas de direção.
O VW Titan Tractor 18.310 é também o caminhão usado pela equipe RM/Volkswagen no campeonato de Fórmula Truck, pilotado por Renato Martins, Débora Rodrigues e Héber Borlenghi.
Sobre o "bruto"
Titan é o nome da Família composta pelos modelos VW 17.310 (4X2), Vw 18.310 Tractor (cavalo mecânico), VW 23.310 (6x2) e VW 26.310 (6x4). Somando força e desempenho, todos os caminhões são equipados com o consagrado motor Cummins 6CTAA Euro II de 8,3 litros, Turbo, Intercooler, 303 cv de potência e 1192 Nm de torque. Os veículos têm identificação exclusiva nas portas, com o logotipo Titan em destaque.
Sucesso desde seu lançamento, em janeiro de 2002, a versão 2003 do cavalo mecânico VW Titan Tractor 18.310 traz agora inovações como nova suspensão (suspensões traseira pneumática e dianteira com molas parabólicas), novo tanque e suporte de este no chassi, rampa de engate do semi-reboque, escapamento lateral, banco sofá-cama, novos pneus.
Nova suspensão
Maior conforto e confiabilidade no transporte de cargas frágeis. Estes são os maiores benefícios da nova suspensão do cavalo mecânico Titan Tractor Air Cushion, desevolvida em parceria com a Suspensys, empresa do grupo brasileiro Randon. O conjunto é composto de suspensão traseira pneumática e suspensão dianteira com molas parabólicas.
Suspensão traseira pneumática
Nova suspensão traseira pneumática, que traz melhor dirigibilidade para o motorista, conforto para todos os ocupantes da cabine e redução de impactos à carga transportada. É o primeiro caminhão da marca a ser equipado com este tipo de suspensão - a Volkswagen já comercializa o chassi de ônibus VW 17.240 OT com recurso semelhante em ambas as suspensão, para maior comodidade dos passageiros.
A suspensão traseira pneumática é isenta de lubrificação, absorve melhor as irregularidades das rodovias, dá maior vida útil à estrutura do veículo, amplia a quilometragem por jogo de pneus e tem manutenção fácil e de simples acesso. Possui dois bolsões de ar e regulagem automática de altura, por meio de válvula, externa ao chassi, esvazia totalmente os bolsões pneumáticos, facilitando o desengate entre cavalo mecânico e semi-reboque. Carregado ou não, o veículo dá mesma sensação de conforto ao motorista.
A suspensão traseira metálica continua sendo oferecida ao mercado como opção básica do VW Titan Tractor, sendo dotada de eixo rígido motriz, molas principais semi-elípticas de ação progressiva e molas auxiliares de feixes parabólicos.
Suspensão dianteira com molas parabólicas
Oferecida em conjunto com a suspensão traseira pneumática, é dotada de molas parabólicas, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora, proporcionando conforto constante graças à eliminação do atrito existente entre as molas tradicionais, e eliminando a necessidade de lubrificação constante. Estes atributos dão maior vida útil ao conjunto de suspensão.
Rampa de engate do semi-reboque
O novo item do cavalo mecânico Volkswagen facilita a operação de engate de semi-reboques, possibilitando perfeito acoplamento do pino-rei à quinta roda, além de reduzir o uso do “macaco” e evitar danos durante esta operação. A oferta deste opcional está condicionada à utilização de quinta roda alta.
Escapamento lateral
O novo roteiro da tubulação (paralelo ao solo e ao chassi), reduz a formação de poeira em estradas e trechos não pavimentados. Permite ainda a motorista controlar com o auxílio do espelho retrovisor a cor da fumaça dos gases do escape, acompanhando o desempenho do sistema de injeção do motor.
Banco sofá-cama
O novo cavalo mecânico Volkswagen conta com um importante item opcional: o banco do passageiro em versão sofá-cama, substituindo o atual kit leito. Basta puxar o banco para a frente e reclinar o encosto, numa rápida operação que não exige a saída do motorista de dentro da cabine. As versões de bancos do passageiro individual e duplo continuam sendo ofertadas.
Novos pneus
Atendendo a uma demanda dos usuários, o VW Titan Tractor é equipado com pneus radiais sem câmara 295/80R22.5 Michelin, direcionais no eixo dianteiro e trativos no eixo traseiro. A inovação acaba com as restrições de utilização de semi-reboques equipados com este tipo de pneu, além de comunizá-los com os demais oferecidos pela concorrência. 
Novo tanque e suporte de estepe no chassi
O VW Titan Tractor pode ser dotado de um único tanque plástico com 275 litros ou de um modelo em alumínio com 480 litros. Além de contarem com alta resistência a impactos e manterem a resistência à corrosão, as novas configuração dão espaço para um suporte de estepe no lado esquerdo do chassi, eliminando-se a necessidade de movimentação do estepe nas operações em que o cavalo mecânico trafegava sem o semi-reboque acoplado.
Permanece a possibilidade de compra do VW Titan Tractor com dois tanques plásticos de combustíveis com 275 litros cada um. Para esta opção a montagem do estepe continuará sendo feita sobre a quinta roda.
Especificações Técnicas
 
Motor
Modelo
Cummins 6CTAA

Turbo e Intercooler
Nº de cilindros
6 em linha
Cilindrada (cm3)
8270
Diâmetro do pistão (mm)
114
Curso do pistão (mm)
135
Relação de compressão
16,5:1
Potência líquida máxima – cv (kW)/rpm(*)
303 (223)/2200
Torque líquido máximo – kgfm (Nm)/rpm(*)
122 (1192)/1500
Consumo específico – g/cv.h (g/kW.h)/rpm(*)
150 (205)/1400
Seqüência de injeção
1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Bosch – P-7100 – em linha
Compressor de ar
Wabco
(*) valores conforme NBR 5484

 
Transmissão
Caixa de mudanças
ZF 16S1650
Acionamento
alavanca no assoalho
Nº de marchas
16 à frente, 2 à ré
Relação de transmissão
1ª 15,39:1

2ª 13,09:1

3ª 10,57:1

4ª 9,00:1

5ª 6,96:1

6ª 5,92:1

7ª 4,58:1

8ª 3,90:1

9ª 3,36:1

10ª 2,86:1

11ª 2,31:1

12ª 1,96:1

13ª 1,52:1

14ª 1,29:1

15ª 1,00:1

16ª 2,86:1

ré 14,44 / 10,59:1
Tração
4 x 2
 
Eixo Dianteiro
Tipo
viga “l” em aço forjado
Modelo
Sifco 13K ou Meritor FF-844
 
Eixo Traseiro
Tipo
eixo rígido em aço estampado
Modelo
Meritor RS 23-160
Relação de redução
4,10:1
 
Suspensão Dianteira
Tipo
eixo rígido
Molas
semi-elípticas de duplo estágio
Amortecedores
hidráulicos, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora
normal de série
 
Suspensão Traseira
Tipo
eixo rígido motriz
Molas principais
semi-elípticas de ação progressiva
Molas auxiliares
parabólicas
 
Direção
Tipo
hidráulica integral com esferas recirculantes
Modelo
ZF 8097
Relação de redução
20,1:1 a 23,8:1
 
Rodas e Pneus
Aros das rodas
7.50” x22.5”
Pneus
275/80R22.5

11R22.5
 
Freios
Freio de serviço
a ar, “S” came
Tipo
tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Circuito
duplo, independente, três reservatórios de ar
Área efetiva de frenagem (cm2)
4232
Freio de estacionamento
câmara de mola acumuladora
Atuação
rodas traseiras
Acionamento
válvula moduladora no painel
Freio-motor
válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
Acionamento
eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador/pedal da embreagem
 
Sistema Elétrico
Tensão nominal
24V
Bateria
12V – 100Ah
Alternador
24V – 80 A
 
Chassi
Tipo
escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
Material
LNE 50
Módulo seccional (cm3)
251,5
 
Volumes (litros)
Tanque de combustível em plástico
2 x 275,0
Cárter
22,0
Caixa de mudanças
12,0
Diferencial
21,0
Direção
3,7
Sistema de arrefecimento sem aquecimento
31,6
Sistema de arrefecimento com aquecimento
33,2
 
Dimensões (mm)
Distância entre eixos (DEE)
3560
Balanço dianteiro
1423
Balanço traseiro
990
Comprimento total
5973
Largura máxima dianteira (extremos dos protetores das rodas)
2510
Largura máxima traseira
2468
Bitola dianteira
2105
Bitola traseira
1836
Vão livre dianteiro
260
Vão livre traseiro
246
Altura da plataforma do chassi ao solo com PBT traseira
945
Círculo de viragem – parede a parede (m)
14,8
 
Peso (Kg)
Peso em ordem de marcha eixo dianteiro
3740
Peso em ordem de marcha eixo traseiro
2300
Peso em ordem de marcha total
6040
(s/motorista, 90% da capacidade do tanque de combustível e pneu sobressalente)

Capacidade técnica por eixo dianteiro
6000
Capacidade técnica por eixo traseiro
10800
Capacidade técnica por eixo total admissível
16800
Peso Bruto Total (PBT) – homologado
16000
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) – homologado
42000
Capacidade Máxima de Tração (CMT)
42000
Capacidade de carga útil + carroceria
33960
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

 
Desempenho
Relação de redução do eixo traseiro
4,10:1
Velocidade máxima (km/h)
118
Capacidade de rampa com PBT (%)
33
Partida em rampa com PBT (%)
20
Relação PBT/Potência (kg/cv)
138,6
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Dados técnicos sujeitos a alteração sem prévio aviso.

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