Para quem está na direção, o Mercedes-Benz Accelo 715C é mais parecido com um automóvel de passeio do que com um caminhão. As razões mais evidentes para esta impressão estão no painel de instrumentos, no diâmetro do volante de direção, acabamento e uma série de outros itens – incluindo a dirigibilidade – que o tornam um veículo agradável de dirigir, o que, consequentemente, facilita a vida do motorista.
Lançado em meados do ano passado, o Mercedes-Benz Accelo é resultado de um trabalho da DaimlerChrysler brasileira em parceria com a matriz na Alemanha para lançar o caminhão leve mais moderno do mercado brasileiro. Um dos pontos marcantes do veículo é a sua semelhança a um carro de passeio, tanto na dirigibilidade quanto na ergonomia.
O painel de instrumentos, por exemplo, tem um display digital com horímetro, hodômetro parcial, temperatura de água, marcador de combustível, etc. O carreteiro tem também informações sobre o desgaste das pastilhas de freio, da embreagem, nível mínimo do fluído de freio, do sistema de arrefecimento, do óleo do motor, saturação do filtro de ar e outras indicações como do funcionamento do alternador, do uso do cinto de segurança e basculamento da cabine. |
E para completar a sensação, as trocas de marchas e o sistema de freio hidrovácuo tornam a condução mais agradável, passando a impressão de não se tratar de um veículo de trabalho, embora ocupe mais espaço nas ruas, tanto em largura quanto em altura. Com capacidade para 4.360kg de carga líquida e PBT de 7.000kg, o veículo oferece bastante conforto ao motorista e ajudante em operação no trânsito urbano. |
O motor eletrônico de cinco cilindros e 156cv de potência a 3.800rpm responde bem em qualquer condição de relevo das ruas e avenidas. O modelo cedido pela DaimlerChrysler à Revista O Carreteiro estava equipado com baú de 5,50 metros (entreeixos de 3,70 metros) e carga de sacos de areia. Sem nenhum exagero, sobra motor, o que torna o veículo muito rápido no trânsito e suas respostas - mais o sistema de freio a disco nas quatro rodas - fazem diferença na condução do veículo. Os vidros com levantamento elétrico e direção com regulagem são itens de série no Accelo 715C. Como opcionais oferece espelho meio-fio, trava elétrica das portas, controle elétrico dos espelhos retrovisores e alarme antifurto. A cabina tem boa visibilidade e oferece três lugares, todos com encostos individuais e apoio de cabeça com regulagem e cintos de segurança de três pontos. |
O banco do meio pode ser rebatido para frente para se transformar em uma mesa. Atualmente, as empresas de distribuição valorizam este tipo de solução na cabine dos caminhões porque é possível o motorista acomodar objetos de trabalho como um laptop, equipamento para emissão de pedidos, teclado ou até mesmo uma prancheta e outros materiais de trabalho. O modelo oferece duas opções de entreeixos, de 3.700 e 3.100 milímetros com capacidades de cargas úteis (incluindo o implemento) de 4.360 e 4.380, respectivamente e pode receber carroçarias e implementos para vários tipos de aplicação. |
Motor |
Modelo | Mercedes-Benz OM 612 LA-elétrico-turbocooler |
Tipo | 05 cilindros em linha |
Cilindrada total | 2.687 cm³ |
Potência máxima | 156cv a 3.800rpm |
Diâmetro/curso so pistão | 88,0mm / 88,4mmm |
Unidade Injetora |
Modelo | CDI Bosch, individuais com controle eletrônico |
Sistema de injeção | Common Rall |
Pressão de injeção máxima | 1.350 bar |
Embreagem |
Modelo | Luk 260 |
Tipo | Monodisco, seco em amortecimento c/ volante de dupla massa |
Pressão de injeção máxima | 1.350 bar |
Acionamento | Hidráulico |
Caixa de Mudança |
Modelo | MB G 33-5 |
Marchas sincronizadas | 5 |
Relação de transmisão | i=5,053/ 2,601/ 1,521/ 1,000/ 0,784/ ré 4,756 |
Direção |
Modelo | MB LS 2 BK |
Tipo | Hidráulica |
Eixo Dianteiro |
Tipo | MB VL3/ 7D-5 |
Suspensão Dianteira e Traseira |
Tipo | Molas parabólicas |
Amortecedores | Telescópico de dupla ação |
Barra estabilizadora | Sim |
Pneus |
Aros das rodas | 6,00 x 17,5 |
Pneumáticos | 205/ 75 R 17,5 |
Opcional | 215/ 75 R 1,75 |
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