Desenvolvido para percorrer longas distâncias com cargas de grandes tonelagens, o Mercedes-Benz Axor 2044 4X2 é um dos representantes da atual geração de caminhões extrapesados que reúnem um pacote de itens para atender tanto ao dono da frota quanto ao carreteiro. Mesmo não sendo um modelo "Black Edition" - série especial apresentada pela Mercedes-Benz no segundo semestre do ano passado - o "Mercedão" negro cedido à Revista O Carreteiro estava equipado com toda a lista de equipamentos - opcionais ou não - oferecidos pela DaimlerChrysler para o seu veículo.
O pacote de itens reunidos num caminhão com cabine estendida de teto alto, tais como o banco com amortecimento pneumático (inclusive o do passageiro) que se encaixa ao motorista e permite várias regulagens na inclinação do encosto de costa e no nível de altura do assento; volante de bom diâmetro, devidamente regulado à estatura do motorista, tanto na altura quanto na profundidade por meio de um pequeno botão discreto que aposentou as alavancas; vidro elétrico (o do passageiro pode ser controlado pelo motorista); vidros com levantadores elétricos, regulagem elétrica dos espelhos retrovisores e condução silenciosa, entre outros detalhes, como uma geladeira de bordo, ajudam o carreteiro a se sentir valorizado e com uma boa dose de disposição durante a após seu turno de trabalho.
A cabine, com teto solar de vidro com acionamento elétrico, equipada com duas camas, tem acabamento interno com vários nichos, prateleiras e espaços diferenciados para o motorista guardar documentos a objetos de diversos tipos, tem requinte para atender os clientes mais exigentes e um design atual. O motor, com 428cv de potência, também se soma à relação de itens que tornam o Axor 2044 4X2 um extrapesado afinado com as tendências do mercado brasileiro e mundial de caminhões extrapesados. Tacógrafo eletrônico acima da cabeça do motorista, ao lado do espaço já preparado e com fiação para receber o aparelho de rádio PX também são atributos de linha do veículo.
Aparelho de ar-condicionado e sistema de freio ABS, também fazem parte do veículo na condição de opcionais. Mas, antes de todos os itens citados serem considerados como sofisticações e luxo para um caminhão, a prática tem comprovado que os atributos agregados se traduzem em soluções que melhoram a segurança e valorizam o ambiente de trabalho do motorista e, como conseqüência, proporcionam resultados positivos para os profissionais que vivem do transporte rodoviário de cargas, embora um veículo com toda esta carga de tecnologia e conforto ainda seja, no Brasil, apenas um sonho para muitos carreteiros que lutam para sobreviver na profissão.
Banco com amortecimento pneumático e várias regulagens | O painel simples e sem complicações fornece para o motorista centenas de informações sobre o funcionamento do caminhão |
Porém, o veículo é bem mais que isso, conforme as impressões colhidas pela equipe da Revista O Carreteiro, após rodar com um Axor 2044 4X2 atrelado a um semi-reboque baú de três eixos. O motor Mercedes-Benz OM 457 LA (com botão de partida, parada e aceleração no próprio motor e computador de bordo que realiza uma autodiagnose e identifica eventuais falhas, como ocorre nos extrapesados atuais) proporciona desempenho para manter o motorista descansado, mesmo após os trajetos de longas distâncias e várias horas ao volante.
Para boa parte dos carreteiros, ainda não acostumados a operar com motor eletrônico de injeção de combustível de alta pressão, a performance do engenho pode surpreender com a sua capacidade de recuperar o giro quando se pensa que ele parece que vai apagar, entre outras características, como o torque em baixa rotação e o ganho de tempo nas operações de manutenção graças ao sistema de diagnose do motor.
Agregado à caixa de câmbio G 240 de 16 marchas - da mesma marca - mais o eixo traseiro HL7 com redução nos cubos de roda - já tradicional da marca - o resultado é um trem-de-força de grande eficiência. Por se tratar de um motor de torque plano, o OM 457 LA apresenta melhor performance operando entre 1.100 e 1.500 rpm (faixa verde), faixa de giro na qual o veículo mantém sem esforço uma boa velocidade de cruzeiro, sem necessidade de apertar o pé no acelerador.
Geladeira sob a cama contribui para o conforto do motorista | Cabine tem vários espaços para guardar objetos e fi ação para instalação de rádio PX |
Na parte de condução, o veículo pode ser encarado como um "carrão", se considerados o desempenho e o conforto oferecidos aos ocupantes graças ao ar condicionado, o silêncio dentro da cabine e tudo mais que o motorista tem à sua disposição. O painel envolve o motorista, porém é simples, descomplicado e incorpora um conjunto de relógios analógicos para apenas quatro funções: velocímetro, conta-giros, pressão do óleo e do nível do combustível. O restante das informações são transmitidas pela tela do computador de bordo, o qual fornece vários dados do veículo durante a condução, que vão desde o consumo de combustível, tipo de óleo em uso e data programada para a manutenção, entre outras indicações que somam uma lista superior a 600 funções para auxiliar o carreteiro. Todas as informações enviadas pelo computador são apresentadas por meio de uma telinha no painel de instrumentos.
Outro detalhe bem-vindo é a posição dos manecos do freio do semi-reboque de estacionamento, que foram reposicionados para mais próximo do painel. O veículo conta ainda com sistema de travamento elétrico central e uma chave geral de ignição com imobilizador, como medida de segurança para inibir furto. Depois de muitos quilômetros de estrada, a parte mais difícil, no nosso caso, foi ter de devolvê-lo à montadora.
FICHA TÉCNICA | |
Motor | |
Marca | Mercedes-Benz/eletrônico |
Tipo/cilindro/cilindradas | OM-457 LA/seis/11.967cm3 |
Potência máxima | 428cv a 1900rpm |
Transmissão | |
Marca/Modelo | MB G 240 - 16 marchas sincronizadas |
Com radiador de óleo | |
Eixo traseiro | MB HL7 com redução nos cubos |
Freio | |
Tipo | Disco nas quatro rodas mais Top Brake Com opção para ABS e Turbo-Brake |
Suspensão | |
Dianteira | Molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Traseira | Molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Entreeixos | |
Medida | 3.300/3.600 mm (série) |
Capacidade (Kg) | |
PBT técnico | 20.100 |
CMT | 80.000 |
Eixo dianteiro | 7.100 |
Eixo traseiro | 13000 |
PBTC | 45000 |
Tanque de combustível | |
Quantidade/capacidade | 590 litros + 290 litros |
Material | Alumínio |
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