segunda-feira, 2 de março de 2015


Ônibus Mercedes - 1939
Este modelo "double-deck" da Mercedes-Benz, tipo O10000 BVG, tinha três eixos, motor de 175hp e 6 cilindros, e podia transportar 60 passageiros sentados e 17 em péhttp://www.museudantu.org.br/EContemporanea/mercedes_O10000.jpgÔnibus Mack modelo LC, de 1940
O modelo LC da Mack teve boa aceitação, vendendo 503 unidades entre 1940 e 1943. Tinha capacidade média de lotação, com assentos para 31 passageiros. Como pode ser notado, o motor estava localizado na traseira do veículo, o que aumentava o conforto dos passageiros. O exemplar da imagem foi entregue à Albany Transit Co., de Albany, NY
http://www.museudantu.org.br/EContemporanea/omacklc.jpgGuerra força uso do gás
Este ônibus francês de estranha aparência circulou representa um modelo que durante alguns anos durante a segunda guerra. Devido à carência de combustível, várias soluções alternativas foram tentadas para manter a frota em circulação, como o gasogênio, a tração elétrica, etc. O modelo em questão usava gás de rua, armazenado numa bolsa oculta pela carenagem superior. A capacidade de armazenamento era de 20 m³, e nenhum incidente de monta foi registrado durante o período em que esteve em uso. A STCRP (Société des Transports em Commun de la Région Parisienne) usou 500 desses modelos convertidoshttp://www.museudantu.org.br/EContemporanea/onibus_gas.jpgÔnibus Londrino a gasogênio - 1942
Com a escassez de combustível durante a Segunda Guerra Mundial, o uso do gasogênio foi uma das solução para a manutenção dos serviços de transporte coletivo. Vemos na imagem um ônibus londrino AEC com um trailer acoplado, o qual fornecia o gasogênio para o funcionamento do motor. O uso do trailer facilitou a adaptação emergencial a esse tipo de combustívelhttp://www.museudantu.org.br/EContemporanea/gasog_lond_1942.jpg
Ônibus MAN à gás - 1943
Este modelo de ônibus MAN foi adaptado ao uso de gás de rua por conta das necessidades da guerra. Seu motor tinha 6 cilindros e 120hp, e transportava de 18 a 27 passageiroshttp://www.museudantu.org.br/EContemporanea/man1943.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário