FH750 x R730
Em primeiro lugar é preciso explicar algumas coisas:
1) Volume do motor, no caso do FH750 são 6 cilindros em linha, os pistões tem diâmetro de 144 mm enquanto o R730 tem 8 cilindros em V, com diâmetro de pistões de 130 mm. Calculando o volume deles chega-se a 864 mm para o FH e 1040 mm para o Scania;
2) Curso do pistão, o FH com seu motor D16G tem 165 mm contra 154 mm do DC16 do R730
3) Cilindrada, o FH tem 16.100 cc contra 16.400 cc do Scania R730
4) Torque, o FH tem 362,24 mkgf contra 357,14 do Scania, diferença de 5,1 mkgf ou 1,43 %
Muitos não entendem sobre arquitetura de motores e sai criticando este ou aquele, o fato é que Scania aposta em V8 e Volvo afirma um 6 cilindros em linha, com curso de pistão maior e diâmetro também maior, nisso se equipara ao V8.
E não podemos esquecer que o D16 já tiraram muita potência dele sem abrir as camisas, agora com 750 hp está no máximo. Até mesmo um motor 12 litros se extrai 1.200 hp, mas a vida útil diminui drasticamente. A Scania fez um novo bloco, com 800 cc a mais e vem muita potência por aí, afinal um V8 trabalha com rpm mais baixo, ou seja, sempre na sobra.
E queria salientar uma coisa neste post: potência num caminhão é algo secundário, o que manda mesmo é torque, afinal caminhão é ferramenta de trabalho e não carro de passeio.
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