sábado, 18 de abril de 2015

L-312



Caminhão Mercedes-Benz L-312, “o Torpedo”. A imagem preserva as características originais de fábrica.

 

O caminhão Mercedes-Benz, modelo L-312, conhecido como “Torpedo”, foi o primeiro veículo produzido pela montadora no Brasil, em 1956, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Ele tinha motor a diesel de seis cilindros em linha, de injeção indireta, com 100 cavalos de potência-DIN (112cv-SAE). O ponto chave desse caminhão era a antecâmara de combustão, proporcionando melhor queima do combustível, evitando a exaustão de fumaça negra.

 

Propulsor MB modelo OM-312, que equipava o Caminhão “Torpedo” L-312.


“o TORPEDO” apelido conferido ao modelo.

 

O apelido “TORPEDO” era em função do cofre do motor ser muito fino e comprido, assim desta característica surgiu o cognome.

 

Para aquela época o sentido originário da palavra “torpedo” traduzia-se em um engenhoso armamento de guerra submarino de formas fina e comprida que explodia ao se deparar com algum obstáculo.

 

Curioso é que nos dias de hoje o contexto da palavra torpedo esta correlacionado ao envio de mensagens de texto via celular, ou seja, completamente diferente do que em 1956, época pela qual foi lançado o modelo no Brasil.

 

 
Por ser o primeiro caminhão brasileiro equipado com motorização a diesel a Mercedes-Benz ostentava o seguinte slogan: “O que é bom já nasce Diesel”.
O primogênito da família Mercedes-Benz do Brasil era uma valente no trabalho. Um caminhão destinado aos mais variados seguimentos do transporte de cargas nacional. Um verdadeiro pau pra toda obra.
Modelo L-312 da Mercedes, com capacidade para 5-6t, produzido em 1956. A partir de 1958, a linha começou a se ampliar para atender à crescente solicitação do mercado de transporte de carga.

Na época o “Torpedo” L-312 tinha a fama em garantir ótimo valor de revenda aos seus proprietários.
Linha de montagem brasileira dos caminhões Mercedes-Benz L-312 em 1958.

Linha de Montagem dos motores a diesel OM-312 no “Torpedo” L-312.

Linha de montagem da cabina semiavançada do Mercedes-Benz L-312 “Torpedo” 1956, em São Bernardo do Campo - SP.
Com carga útil de 5 a 6 toneladas, era equipado com cabine do tipo semiavançada, de linhas clássicas que marcaram uma época de evolução e crescimento do Brasil governado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek.


O convite para inauguração da fábrica, em 28 de setembro de 1956, com a presença do presidente JK.

O então Presidente da República Juscelino Kubstcheck desfilando a bordo de um caminhão Mercedes-Benz L-312.
Este exemplar com cabine conversível em função do evento. Ano 1956.
Na foto acima em 28 de setembro de 1956, a aglomeração de pessoas na inauguração da fábrica Mercedes-Benz SB do Campo - SP, a fachada da fábrica e no cantinho uma Mercedes 300 SL asa de gaivota.
Mercedes-Benz do Brasil ano 1956. No dia 28 de setembro é inaugurada a fábrica da Mercedes-Benz no Brasil em São Bernardo do Campo - SP. No mesmo ano é fabricado o primeiro caminhão, marcando o inicio efetivo da produção no país. O modelo L-312 é apelidado de Torpedo, devido à forma característica do cofre do motor. Um herdeiro da longa tradição e qualidade da marca.

Abaixo, alguns encartes, brochuras e propagandas de época.

Propaganda ostentava a máxima economia e rendimento de Óleo Diesel.

Folder do Mercedes-Benz 312 que saiu nas versões L/LK e LS.

Nesta o destaque ficava por conta dos “600.000km sem abrir o motor!”


Informe de fevereiro de 1958.



Em função de ser o primogênito de fabricação genuinamente nacional, a sucursal brasileira da marca tem grande apreço pelo modelo que se tornou um xodó dos apaixonados por caminhões.

 

O modelo fez tanto sucesso que em fevereiro de 1957, a Mercedes-Benz do Brasil conquistava sua primeira marca histórica, que deu direito há um dia comemorativo com o exemplar de nº 1.000 enfeitado com flores, placa comemorativa e com a presença de ilustres autoridades do nosso país.
A Mercedes-Benz exibe seu caminhão de número 1.000 produzido no Brasil fevereiro de 1957.

De inicio a fabricação se concentrou todo neste modelo. A produção de ônibus começou só dois anos depois, com a introdução do monobloco O-312. Ele tinha um motor semelhante, porém com 110 cv-DIN (122 cv-SAE).

 

O Xodó nas condições atuais:
O famoso torpedo L-312, o primeiro caminhão fabricado pela Mercedes-Benz no Brasil, em 1956.
Cabine do veículo, simples, quando comparada ao luxo existente nos atuais.
Roda rebitada, uma das marcas da montadora alemã.
O motor de 110 HP, que contribuiu para o veículo transportar muita carga por diversas regiões do país.
Painel do saudoso Torpedo, de uma das 1,6 milhão de unidades produzidas em São Bernardo do Campo – SP.
Parte do material usado no motor era importada da Alemanha.
 
Velocímetro revela quantos quilômetros o caminhão rodou até sair da ativa.
O comerciante de origem polonesa Alfred Jurzykowski trouxe a Mercedes-Benz ao País.
Em 50 anos de Brasil, a Mercedes-Benz produziu aproximadamente 1,6 milhão de veículos comerciais.
A grande aposta da empresa foi fabricar veículos da marca com motor a diesel, numa época em que menos de 2% dos caminhões que circulavam no Brasil usavam esse combustível. Os testes apontaram que, em média, o consumo de um caminhão de cinco toneladas era de quase seis quilômetros por litro, resultado considerado favorável quando comparado ao que era proporcionado pelos motores a gasolina da época.
O comerciante de origem polonesa Alfred Jurzykowski foi o responsável por trazer a filial da montadora alemã ao País. Ele era o proprietário da Distribuidores Unidos do Brasil, empresa destinada a exportar produtos brasileiros para a Europa, em troca de bens industrializados daquele continente.  Jurzykowski importava chassis de caminhões e de ônibus, além de automóveis da marca. Com o tempo, a empresa passou a montar os veículos trazidos da Europa, numa oficina capaz de entregar até 10 caminhões por dia. O crescimento do negócio deu origem à Mercedes-Benz do Brasil, fundada em 1953.
Com a fabricação do primeiro motor a diesel totalmente nacional, em 1956, a marca introduziu e sedimentou a utilização desse combustível como mais eficiente e rentável para o transporte de cargas e de passageiros. No final da década de 1990, ela introduziu outras inovações em veículos comerciais, como, por exemplo, motores a gás, freios a disco para caminhões, freios ABS e ASR, freio-motor Top Brake e o super freio motor Turbo Brake, itens que incorporam a experiência mundial da marca.
A unidade brasileira é hoje centro mundial de competência do Grupo DaimlerChrysler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. Atuou também como responsável mundial pelo desenvolvimento do projeto dos caminhões leves da linha Accelo. Os veículos Mercedes-Benz possuem tradição em qualidade, robustez, durabilidade e aplicação de tecnologia de ponta.
Aproveitamos a oportunidade para dedicar este post a todos os amigos e colegas que vem prestigiando e colaborando com o trabalho do Blog e Fotolog MERCEDENCO.
Entre eles podemos arrolar Enrico Hyppolito, mestre em treinamento caminhões off-road e rodoviários; Anderson Dantas, consultor em vendas de veículos comerciais no concessionário Mercedes-Benz De Nigris de São Paulo – SP; Mauriti Alves de Oliveira, instrutor da Ame Consultoria e Treinamentos para o motorista profissional;  Alex Bonfim, de Marília-SP colaborador assíduo do Blog Mercedenco; Josinaldo Dado, outro frequente colaborador do Blog; André Ricardo Falqueto Giori, companheiro capixaba que sempre nos cede material; Antonio C. Kaio Castro, 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro; Evandro Fullin, do site Caminhão Antigo Brasil; Geovanio Junior, do Clube do Cara-Chata; Rafael Brusque Toporowicz, do Blog do Caminhoneiro; A toda equipe da Central de Relacionamento com o Cliente Mercedes-Benz; bem como também, aos nossos mais de 1.000 seguidores no Facebook.
Fonte de pesquisa: Mercedes-Benz do Brasil e Blog Truckmotors.

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