sábado, 4 de outubro de 2014

Iveco Stralis HD 450S38T

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A versão sul-americana do Iveco Stralis HD 450S38T - primeiro cavalo-mecânico eletrônico da marca italiana a ser comercializado no Brasil - tem todos os requisitos que o transportador procura em um modelo extrapesado, inclusive na aparência imponente. Produzido na Argentina desde meados do ano passado, sua montagem em Minas Gerais está prevista para ter início este ano e isso lhe dará mais fôlego no mercado nacional, uma vez que após atingir 60% de índice de nacionalização poderá ser adquirido pelo Finame.
A cabine robusta, facilmente notada, chama atenção sobre o veículo. Esta aparência se traduz em um amplo espaço interno para o motorista e seu ajudante. A distância superior aos dois metros de altura entre o piso e o teto passam a impressão de boas-vindas e deixa o motorista à vontade, ao mesmo tempo que o desafia a virar a chave do contato, engrenar a caixa e colocar o cargueiro em movimento.
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Equipe da Revista O Carreteiro rodou com um Stralis atrelado a um semi-reboque de três eixos - carregado no peso de balança – pela Rodovia Fernão Dias e ficou com uma ótima reputação sobre o veículo. Uma das conclusões é que se trata de um forte concorrente no segmento de extrapesados, principalmente depois de ter sua produção na fábrica de Sete Lagoas/MG iniciada.
O conforto tanto para o carreteiro quanto para o ajudante se manifestam logo após o veículo começar a trafegar pela rodovia. O motor Cursor 13, um engenho eletrônico de 12.8 cm3, é silencioso, forte e faz a carreta deslizar sobre a pista. A faixa de giro boa é de 1000 a 1400 rpm e passa a impressão de que a máquina faz pouco esforço para arrastar o conjunto, até mesmo nos trechos de aclives, onde as respostas são satisfatórias quando o engenho é exigido. A conclusão é simples e conhecida: desempenho e reserva de potência dão mais segurança ao carreteiro durante a condução.
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É um “carro trepador”, como dizem muitos estradeiros quando se referem ao desempenho de um caminhão. No caso do Iveco Stralis pode se acrescer, sem nenhum exagero, a condução agradável e segura, à qual inclui o sistema de engate denominado servoshift, que possibilita trocas de marchas leves, assim como o pedal da embreagem, o qual não exige nenhum esforço por parte do motorista para acioná-lo. O freio-motor de descompressão atinge potência de 347cv a 2400 rpm e passa tranqüilidade aos ocupantes. O equipamento entra em ação acima de 1.200rpm e durante a sua atuação a injeção de combustível é cortada automaticamente pela Unidade Central Eletrônica (ECU). O sistema opera constantemente e oferece opção de trabalhar também conjugado.
Outro item que merece destaque, e que também se tornou item quase obrigatório nos caminhões pesadões modernos, é o formato anatômico dos bancos, o qual mantém os ocupantes do veículo acomodados de maneira confortável. No caso do Stralis cedido pela Iveco à Revista, o revestimento em tecido vermelho, assim como o do colchão e painéis de porta na mesma cor, deram um ar moderno, equilibrado e agradável ao interior da cabine. O sistema de suspensão da cabine - apoiada sobre quatro bolsas de borracha - inclui mancais de borracha (como em toda a linha Iveco a partir de 3,5 toneladas) e também contribui para tornar o veículo mais confortável enquanto trafega.
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Uma observação é em relação ao cinto de segurança do motorista. Por ser ancorado num ponto muito alto na coluna, e sem regulagem de altura, o dispositivo se torna um incômodo para o motorista ao passar muito próximo do seu pescoço. Se o carreteiro tiver baixa estatura é provável que o incômodo seja maior. Porém, um detalhe como este, aparentemente de fácil solução, não tira o mérito de um extrapesado equipado de série com levantador elétrico de vidros, piloto automático e outros itens de grande importância para um veículo estradeiro.
Outras duas observações se referem ao raio do volante, o qual poderia ser um pouco menor sem nenhum prejuízo à visibilidade do painel de instrumentos, ou mesmo à condução do veículo, que conta com um eficiente sistema de direção hidráulica. As chaves de seta, farol alto e lampejo estão posicionadas ao lado esquerdo da coluna de direção, logo abaixo do volante e, às vezes, o motorista – não acostumado a dirigir o veículo - aciona a buzina sem querer ao tocar com a mão na ponta da chave de seta, onde se situa o botão da buzina. O motivo é porque estão praticamente no mesmo espaço, muito próximas uma da outra.
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O Iveco Stralis incorpora itens de série que valorizam os profissionais da estrada, tais como o climatizador com controle remoto, persiana na janela do motorista, cortinas, descansa-braço (também para o ajudante) e luzes de leitura, além do rádio AM/FM (com CD player) e volante de direção com regulagem de distância. O painel de instrumentos é conhecido pelos motoristas, pois a Iveco argentina optou por usar o mesmo do modelo EuroTech, com alguns itens a mais por ser o Stralis um veículo com motor eletrônico.
Fora da cabine, além de um conjunto ótico que lhe confere um ar de modernidade, a aparência do Stralis é reforçada pelo pára-choque pintado na mesma cor da cabine, além de defletores que direcionam o fluxo de ar para o interior da boléia, que já vem com alto-falante fios para a instalação de som. Uma escada conjugada com o duto do filtro de ar, na parte de trás da cabine, leva até o reservatório de água do climatizador. Na parte frontal, uma tela de ar sob a grade do motor é uma eficiente proteção da colmeia do radiador contra a fixação de insetos apanhados com o veículo em movimento. Outro detalhes do veículo são os pára-lamas traseiros divididos em três partes e equipados com anti-spray. O preço divulgado pela Iveco para o cavalo-mecânico é R$ 267.500,00.

Legendas:

Iveco Stralis HD será produzido em Minas Gerais

Cabine do Stralis robusta chama atenção por onde o veículo passa

Climatizador, de linha, tem controle remoto

Tela incorporada à grade do motor protege radiador

Motor Cursor eletrônico tem potência adequada à capacidade do veículo

Revestimento em tecido vermelho fazem parte dos detalhes do interior da cabine

Volante de direção, com regulagem, permite boa visibilidade do painel de instrumento
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=95&edid=12

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