sábado, 4 de outubro de 2014

Sistema inovador de tração para caminhões



Trata-se do AddiDrive, um inovador sistema de tração para rodas dianteiras de veículos de trabalho pesado de setores como mineração e construção civil (fotos, divulgação).


AddiDrive: tração para serviço pesado

Sistema - O AddiDrive é composto por dois motores hidráulicos instalados nas rodas dianteiras e integrados ao eixo, além de ser integrado por uma bomba de deslocamento variável instalada na saída do motor do caminhão ou da caixa de câmbio, acionada por válvulas e que provê uma pressão hidráulica de 420 bar para colocar os motores hidráulicos em funcionamento ou desligá-los de forma a manter as rodas dianteiras livres. Ambos são acoplados a uma ECU (unidade eletrônica de controle), que comanda a transmissão do veículo e aciona automaticamente a tração no eixo dianteiro quando o caminhão reduz a velocidade para menos de 30 km/h.

Tudo é controlado por um módulo eletrônico, dispensando a interferência do motorista. De acordo com a fabricante, O motor no eixo dianteiro possibilita o uso do sistema em variadas aplicações fora da estrada de basculantes; betoneiras; caminhões que possuam tração 4x2, 6x4 ou 8x4; cavalo-mecânico, entre outros. “É uma transmissão hidrostática adicional ao sistema mecânico original de fábrica e que, ao enfrentar um terreno adverso, passa a contar com tração nas duas rodas dianteiras”, explica o diretor da Poclain Hydraulics no Brasil, Alain Girard.






Componentes do sistema

A fabricante destaca uma série de vantagens do AddiDrive em relação a um 4x4 mecânico. Além de mais leve (pesa menos de 400 kg), o sistema oferece raio de curvatura inferior; menor consumo de diesel (de 7 a 10%) e maior flexibilidade, já que o caminhão não precisa parar para ligar a tração dianteira. “O AddiDrive provê de força de tração sob demanda, sem qualquer interferência do motorista, quando o caminhão precisa realizar um serviço mais severo, como subir e descer rampas acentuadas ou deslocar-se em brejos e solos com baixa capacidade de suporte, onde ele poderia patinar ou ficar atolado”, destaca Girard. Na Europa, segundo a Poclain, aproximadamente 7,5 mil caminhões da alemã MAN são equipados com o seu sistema de tração na roda dianteira.

Incursão - A Poclain Hydraulics ressalta que essa é sua primeira incursão na América Latina após mais de 15 anos de atuação no Brasil através do distribuidor JOTAFLEX. Com a recém-criada filial em São Paulo, a empresa busca se aproximar do mercado brasileiro, além de reforçar o atendimento dos atuais clientes no país e criar um portfólio que atenda a demanda da América Latina. A representação no Brasil, segundo a multinacional, continua e deve ser ampliada. http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=609211&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=444064&Titulo=Sistema%20inovador%20de%20tra%E7%E3o%20para%20caminh%F5es%20chega%20ao%20Brasil

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