sábado, 4 de outubro de 2014

Scania Retarder


O Scania Retarder é um sistema de freio auxiliar hidráulico que funciona em conjunto com os freios motor e de serviço. Seu uso garante uma desaceleração mais eficiente, melhor desempenho dos freios e maior segurança. Ele é indicado para todos os tipos de operação e pode ser utilizado em 90% das situações de frenagem.
Além disso, o Retarder reduz custos operacionais e o tempo das viagens. Afinal, mantém constante a velocidade média, principalmente em longos percursos, descidas íngremes ou estradas onduladas, situações que impactam diretamente no rendimento tanto dos veículos quanto dos seus negócios.
Montado na saída da caixa de velocidades, é muito eficaz, independentemente da engrenagem selecionada. Dessa forma, permite alcançar velocidades de descida elevadas com total segurança, pois mantém os componentes do freio resfriados, preservando-os para quando forem realmente necessários, em frenagens potentes e precisas. É indicado para operações em que se usa o freio de maneira intensa e prolongada.
Assim, os freios de serviço ficam 100% disponíveis para situações de emergência, sendo que o desgaste dos freios auxiliares é reduzido em até 4 vezes, diminuindo a necessidade de manutenção e as consequentes visitas à oficina. Resumindo, o Retarder é sinônimo de rentabilidade.
Além da questão da segurança, o Scania Retarder aumenta a produtividade de veículos e frotas, ainda mais agora, contando com novas caixas de câmbio, que contribuem para ampliar seu desempenho. Fora isso, auxilia na diminuição do consumo de combustível, pois preserva as velocidades de cruzeiro. Assim, racionaliza as emissões, respeitando o meio ambiente.
Em 2012, o Scania Retarder ganhou um novo desenho, garantindo maior potência de frenagem em todas as velocidades. O torque máximo de frenagem passou de 3.000 para 3.500 Nm – o maior entre freios auxiliares do mercado. Em velocidades inferiores a 30 quilômetros por hora, o torque de frenagem foi elevado em 40%, chegando a 4.100 Nm. O resultado é uma melhoria notável no desempenho em baixas e altas velocidades.

Scania Opticruise


O Scania Opticruise é a caixa de câmbio automatizada da Scania que tem como principal função facilitar as trocas de marchas, corrigindo eventuais desvios na condução.
A partir do momento em que o veículo começa a rodar, o sistema seleciona a marcha adequada e troca no momento certo, independentemente da velocidade do veículo e das condições topográficas.
Para as transportadoras, o grande benefício é a economia de combustível, que pode chegar a até 10% já que o próprio Opticruise se encarrega de manter a rotação do motor na menor faixa de consumo.
A viagem fica mais confortável e menos cansativa porque o motorista não precisa mudar as marchas, se concentrando assim exclusivamente na direção e na estrada. Outra vantagem é o menor desgaste de peças, o que resulta em uma maior vida útil.
Desde 2012, o Scania Opticruise está disponível em uma versão totalmente automatizada, sem pedal de embreagem, ideal para o segmento rodoviário e também em caminhões semipesados. Com a automatização total, existe uma embreagem automática montada na caixa de mudanças, o que garante a precisão na hora de dirigir. Mesmo os motoristas menos treinados conseguem um resultado positivo com o novo Opticruise, que está ainda mais rápido nas trocas de marchas e ganhou novos sensores.
A versão com pedal de embreagem foi mantida somente para operações Off Road, quando o motorista necessita de maior controle do veículo. A embreagem é utilizada apenas na saída ou parada total do caminhão, sendo que as manobras poderão ser efetuadas com a máxima precisão.

Vantagens do Novo Opticruise

A terceira geração do Scania Opticruise chega com um software totalmente remodelado, o que torna o sistema mais rápido e intuitivo, além de mais preciso, independentemente da velocidade do veículo e das condições topográficas. A troca de marchas é feita em apenas 0,08 segundos, o que não deixa o veículo perder potência nem velocidade.
As vantagens continuam as mesmas: conforto e conveniência do motorista, bem como desempenho e economia de combustível do veículo. Além do Modo Manual, o sistema é composto por um privilegiado conjunto tecnológico.

Modo econômico

Programado para mudar as marchas automaticamente. Mantém a velocidade constante e o consumo estável, dentro dos padrões normalmente identificados.

Modo potência 

Indicado para viagens em que o baixo tempo de percurso é essencial, como transporte com prazos apertados. O Scania Opticruise ajusta o giro do motor na faixa de potência máxima nas subidas.

Modo fora de estrada 

O sistema mantém a embreagem engatada o maior tempo possível, evitando interrupções na entrega da potência e na tração. As mudanças de marchas diminuem, permitindo que o motor gire em uma faixa de rotação mais ampla.

Desatolamento 

O sistema identifica quando as rodas motrizes estão perdendo a aderência do solo, permitindo que o veículo balance rapidamente de um lado para o outro para forçar a saída de um buraco.

Manobra 

Deixa as respostas do veículo mais lentas, auxiliando na execução de manobras complicadas. É ideal para situações em que o condutor necessita de total controle do veículo, como em espaços limitados de estacionamento.
http://www.agonzaga.com.br/scania/tecnologia-dos-veiculos-scania-2012.html

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