segunda-feira, 3 de novembro de 2014

International 9800i

Painel apresenta boa visualização de todos os dispositivos

Cama confortável, num amplo espaço, possibilita bom descanso

Teto alto facilita troca de roupas sem precisar se agachar

Cabine de alumínio possibilita maior vida útil ao veículo


Amplo espaço para guardar objetos, como caixa de ferramentas entre outros

Luís Alberto Caju
  Apesar de ter design, sem grande alteração de longa data, o cavalo-mecânico International, modelo 9800i, é dotado de cabine de alumínio, com maior vida útil. O seu interior foi reestilizado. O painel de fácil acesso apresenta boa visualização de todos os dispositivos.  Outro destaque é o câmbio de 13 marchas sincronizadas, com linha de transmissão Eaton. A suspensão a ar com dois bolsões por eixo, neste modelo 6x4, torna confortável o trabalho de dirigir, mesmo nas rodovias esburacadas. O motor é Cummins ISM, 410 HP, 4 tempos, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, turbo alimentado e pós-arrefecido.
  É satisfatório o nível de ruído e vibração, mesmo numa cabine avançada, quando o banco do motorista está sobre o motor. Para manutenção, o mecânico não encontra dificuldade por que a cabine inclina até 90º, por meio de um sistema hidráulico, sem muito esforço. A suspensão pneumática do eixo traseiro resulta em grande economia de pneu, neste item que vem de série. O cubo dianteiro do terceiro eixo é selado e lubrificado com óleo, em vez de graxa, aumentando a vida útil dos rolamentos.
O teto é alto, possibilitando a troca de roupas de forma confortável, sem precisar ficar inclinado. Ele tem janela lateral móveis, com tela protetora contra insetos e cortinas removíveis, além de locais para guardar objetos pessoais.  O ar-condicionado permite ampla distribuição de ar para toda a cabine. O console central conta com três porta-copos, objetos e na parte inferior porta-mapas que pode acomodar ainda teclado de sistema de rastreamento via satélite.
Ficha técnica
Motor: Cummins ISM, diesel, 4 tempos, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, turbo alimentado e pós arrefecido. Atende Proconve P5 (Euro3).
Potência e torque máximo: 410 HP (320 kW) a 1.900 rpm e 2.000 Nm a 1.200 rpm.
Cilindrada total (cm3): 10.800.
Sistema de injeção  e gerenciamento eletrônico: Comando por central de controle ECM, alimentação por injetores individuais acionados pela árvore de comando de válvulas.
Transmissão: Eaton FTS-20112L 13 marchas.
Marchas:  13 à frente, com 1 marcha tratora, 12 marchas sincronizadas e 3 marchas à ré.
Embreagem: Eaton 430 – monodisco a seco.
Chassi: tipo escada, com longarinas de seção constante, travessas desmontáveis aparafusadas, de aço tratado termicamente.
Quinta roda: Jost JSK 37C, estacionária.
Freios: pneumático, de duplo circuito, tipo S-came, a tambor na dianteira e traseira, com ajustadores automáticos. ABS 4 canais de série.
Freio motor: Cummins C-brake, tipo compressão, com até 395 HP de frenagem.
Pneus: radiais, sem câmara, 295/80 R 22,5.
Volume: dois tanques de combustível de alumínio para 378 litros.
Motor Cummins ISM, 410 HP, 4 tempos, 6 cilindros em linha, com 24 válvulas

A cabine inclina até 90º, sem muito esforço, por sistema hidráulico

Suspensão pneumática do eixo traseiro, com item vindo de série

Cubo dianteiro do terceiro eixo é selado e lubrificado com óleo

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