quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Iveco



A coluna de direção é regulável e ajustável, facilitando o trabalho do motorista

O basculamento tem um novo sistema, tornando mais
 simples o travamento da cabine

O Iveco Vertis pode ser usado em diversas operações do varejo

O conforto do motorista não ficou esquecido. Quem roda muito, precisa ter um veículo que não agrida a saúde

Câmbio mecânico de 5 marchas, 1 à ré

Luís Alberto Caju
  O varejo brasileiro acaba de ganhar um forte aliado: o novo Vertis HD, caminhão médio da Iveco, desenvolvido sob critério deste tipo de cliente e diante dos mais rígidos processos de produção. Na avaliação do diretor de Engenharia da montadora, Ugo Delfino, os dois veículos (9 e 13 toneladas) rodaram, na fase de testes, 1 milhão de quilômetros (equivalente a 25 voltas ao redor da Terra) visando assegurar a durabilidade deste caminhão em trechos urbano e rodoviário.
  “Nessa quilometragem, tivemos 400 mil km circulando em estradas ruins, o chamado teste Rough-Road. O caminhão percorreu 8 mil vezes o mesmo local, num leque de 140 testes”, explicou. Na avaliação do diretor comercial Alcides Cavalcanti, a Iveco tem o caminhão ideal para o varejo brasileiro, um setor que não para de crescer. “Pesquisas revelam que 52% desse tipo de veículo circulam em cidades de médio e grande porte”, disse.
   Durabilidade, desempenho, economia de combustível e baixo custo de manutenção são alguns dos principais atributos que a Iveco oferece. Ele tem como destaque cabine estendida e menor custo operacional da categoria. Produzido e desenvolvido em Sete Lagoas (MG), o novo Vertis HD carrega uma série de diferenciais técnicos e componentes que garantem versatilidade e facilidade de implementação, como solução perfeita para o transporte de vários tipos de carga.
   “O dia a dia do varejista é feito de seguidas entregas de mercadorias. Por isso, ele precisa de um caminhão confiável e durável, que possa rodar continuamente, consuma pouco combustível e tenha manutenção a custo reduzido. Além disso, o veículo deve ter facilidade de implementação, para que possa atender à infinidade de negócios contida no mercado de varejo”, frisou Cavalcanti.
  O sobrenome HD (Heavy Duty) representa robustez e confiabilidade do produto. Com ele, a Iveco prevê ampliar para 7% seu market share no segmento de caminhões de 8 a 15 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Suas bitolas, conforme padrão de mercado, possibilita qualquer tipo de implemento. O basculamento é facilitado por um novo sistema, tornando mais simples o travamento da cabine.
  O motor do Vertis HD 9 toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13 toneladas (cabine estendida) o ganho foi de 3,4% no torque.  São 177 HP e 570 Nm@ 1.250 rpm para a versão 9 toneladas; 182 HP e 610 Nm@ 1.300 giros. Com preço de R$ 115 mil (9 toneladas) e R$ 135 mil (13 toneladas, o novo Iveco Vertis HD já está disponível nas 109 concessionárias da marca no Brasil.
Ficha Técnica
Vertis HD 130V19
Motor: Iveco FPT NEF 4, 4 cilindros, injeção direta (Common Rail), potência máxima 182 HP, torque máximo 610 Nm (62 Kgfm) @ 1300 a 1850 rpm.
Transmissão: 5 à frente sincronizadas e 1 à ré, acionamento mecânico.
Embreagem: sistema monodisco a seco com acionamento hidráulico.
Suspensão: Dianteira com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora. Traseira com molas parabólicas de duplo estágio, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora.
PBT: 13.300 quilos.
Capacidade máxima de carga: 8.870 quilos.
Direção: mecânica com servoassistência hidráulica.
Rodas e pneus: roda de aço, aro 7,00 x 20, pneus 9,00 R20.
Tanque de combustível: 275 litros.
Tanque de ureia: 27 Litros.
Cárter de óleo do motor: 9,3 litros.
Sistema de arrefecimento: 13,5 litros.
Óleo de caixa de câmbio: 3,2 litros.
Ficha Técnica
Vertis HD 90V18
Motor: Iveco FPT NEF4, 4 cilindros, injeção direta (Common Rail), potência máxima 177 HP, torque máximo 570 Nm (58 Kgfm)@1250 a 2100 rpm.
Transmissão: 5 à frente sincronizadas e 1 à ré, acionamento mecânico.
Embreagem: sistema monodisco a seco com acionamento hidráulico.
Suspensão: Dianteira com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora. Traseira com molas parabólicas de duplo estágio, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora.
PBT: 9300 quilos.
Capacidade máxima de carga: 5.800 quilos.
Direção: mecânica com servoassistência hidráulica.
Rodas e pneus: roda de aço, aro 600 x 17,5, pneus 215/75 R 17,5.
Tanque de combustível: 150 litros.
Tanque de ureia: 27 litros.
Cárter de óleo de motor: 9,3 litros.
Sistema de arrefecimento: 13,5 litros.
Óleo de caixa de câmbio: 3,2 litros.

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