domingo, 2 de novembro de 2014

PANTSIR-S1


Com o codinome da OTAN de AS-22 Greyhound, o Pantsir-S1 é uma combinação de canhões antiaéreos e mísseis superfície-ar destinados a localizar e caçar a maioria dos tipos de ameaças de vôo de curto e médio alcance .
Ele está armado com 12 mísseis guiados e seus dois canhões 30 milímetros gêmeos cada um podem disparar até 2.500 tiros por minuto.
O Pantsir-S1 é um combinado de sistema de armas de mísseis superfície-ar e  artilharia anti-aeronaves  produzido pela KBPde Tula Rússia. O sistema representa a mais recente tecnologia de defesa aérea utilizando phased array radares para aquisição de alvos e monitoramento. O sistema de defesa aérea consiste num conjunto combinado de mísseis e armamento, criando uma zona de engajamento de alvo constante de 5 m de altura e 200 m de faixa a até 10 km de altura e 20 km de alcance, mesmo sem qualquer apoio externo.

Sistema
O Pantsir S1 é um sistema de defesa aérea baseado em rodas, esteiras ou estacionário com dois a três operadores. Sua defesa aérea consiste em canhões antiaéreos automáticos e mísseis superfície-ar- com radar ou óptico de rastreamento de alvo e orientação via rádio-comando. Sua finalidade é a proteção do ponto civil e militar e as metas de área, por tropas motorizadas ou mecanizadas como sistema defensivo de defesa aérea como os S-300 / S-400. Alvos aéreos incluem todos os tipos de aviões, helicópteros, veículos aéreos não tripulados, mísseis de cruzeiro e armas guiadas de precisão ar-terra. O sistema é capaz de se defender contra aviões furtivos, e tem capacidade para missões anti-munições.
O sistema de controle de fogo Pantsir-S1 inclui um radar alvo de aquisição e controle de banda dupla radar (designação 1RS2-1E para os modelos de exportação), que opera na banda UHF e EHF. Gama de detecção é 32-36 km e faixa de rastreamento é 24-28 km para um alvo com 2 m 2 RCS . [ 8 ] Este radar monitora ambos os alvos e os mísseis terra-ar durante o vôo.
Bem como radar, o sistema de controle de fogo também tem um canal de electro-óptica com câmara termográfica de onda longa e localizador de direção infravermelho, incluindo processamento de sinal digital e rastreamento automático de alvos.
Os dois canais orientação do radar são independentes e eletro-óptico permitindo que duas metas serem envolvidas simultaneamente. Taxa máxima de noivado é até 10 alvos por minuto.
O nivel de automação do Pantsyr é muito elevado. Praticamente todas as operações são automáticas necessitando de relativamente pouca intervenção por parte dos operadores.

Atuação
Usando um sistema de enlace de dados digital de até seis veículos de combate Pantsir-S1 podem operar em vários modos.

  • Stand Alone: Toda a seqüência de combate de detectar um alvo para o seu envolvimento é cumprida por um único veículo de combate Pantsir-S1 sem empregar outros ativos.
  • Master-slave: Uma Pantsir-S1 opera tanto como veículo de combate e como "master" posto de comando. 3 a 5 veículos de combate Pantsir-S1 atuando como "escravo" recebem dados de designação de alvo do "mestre" e, posteriormente, cumprem todas as etapas da operação de combate.
  • Operação dentro de um posto de comando: O posto de comando envia designações de alvo para os veículos de combate Pantsir-S1 e, posteriormente, cumprem a ordem de operação de combate.
  • Operação dentro de uma bateria com posto de comando e radar de alerta precoce: O posto de comando recebe imagem de um radar de alerta ligado e envia designações de alvo para os veículos de combate Pantsir-S1 e, posteriormente, cumprir a ordem de operação de combate.


Míssil
Pantsir-S1 transporta até doze  mísseis terra-ar 57E6 ou 57E6-E de dois estágios de combustível sólido rádio-comandados. Os mísseis estão dispostos em dois grupos de seis tubos na torre.O míssil tem um corpo bicalibre na configuração tandem. A primeira fase é um reforço, proporcionando uma aceleração rápida dentro dos primeiros 2 segundos de voo, que após é separado da fase sustentador. O mantenedor é a parte altamente ágil do míssil e contém o alto explosivo haste contínua múltipla e ogiva de fragmentação, que entra em contato e os fusíveis de proximidade como também transponder de rádio e responder a laser para ser localizado para orientação. O míssil não está equipado com o candidato para manter os custos de engajamento alvo baixo. Em vez alvo de alta precisão e rastreamento de mísseis é prestado através do sistema de sensor de multibanda do sistema e os dados de orientação é enviado via link de rádio para até quatro mísseis em vôo. Os mísseis podem ser disparados em até quatro alvos, mas com mais freqüência em salvas de dois mísseis contra um alvo. O míssil é acreditado para ter uma probabilidade de acerto de 70-95% e têm uma vida útil de armazenamento de 15 anos em seus recipientes fechados. Os veículos de combate Pantsir-S1 podem disparar os mísseis em movimento.

Autocanhão 
Duas duplas de armas 2A38M 30 milímetros autocannon são equipadas com 700 rodadas de uma variedade de munição-HE (High Explosive) fragmentação, a fragmentação do marcador, e armor-piercing com traçador. O tipo de munição pode ser selecionado pela tripulação, dependendo da natureza do alvo. Taxa máxima de fogo é de 2.500 tiros por minuto por arma. O alcance é de até 4 km. O sistema de arma-míssil combinado tem uma capacidade de engajamento a baixa altitude (metas tão baixas quanto 0 m AGLpode ser contratado por este sistema).
Veículos de combate de rodas tem que ser levantado para manter o aparelho em posição horizontal e ser capaz de disparar a arma. A KAMAZ -6560 tem quatro macacos hidráulicos para este fim.
Veículos de apoio

A fim de aumentar a elevada prontidão operacional KBP concebeu um par de veículos para apoiar Pantsir-S1 no campo.

  • Transporter-Loader: Um Transloader por dois veículos de combate assegura a substituição rápida de munição durante operações de combate.
  • Mecânico de Manutenção de Veículos: Este veículo e sua tripulação realizam operações de manutenção e reparação em conjuntos mecânicos do sistema.
  • Manutenção Eletrônica de Veículos: Realiza manutenção e reparação de unidades e dispositivos eletrônicos do sistema.
  • Veículo de ajuste: Para operações de ajuste no sistema.
  • Spare Parts Veículo: Este veículo transporta o kit comum de peças de reposição, ferramentas e acessórios para o sistema.
  • Treinador móvel: Projetado para treinar as tripulações dos veículos de combate em condições de campo, no sistema de armas.


Operadores
Argélia
Brasil
Iraque
Jordan
Rússia
Síria
Emirados Árabes


Principais Características
Pantsir-S1
NATO nome relatórios : SA-22 Greyhound
Tipo Transportável arma / SAM sistema
Lugar de origem  Rússia
História de serviço
Em serviço 2003-presente
Histórico de produção
Estilista KBP Instrument Design Bureau
Projetado 1994
O custo unitário EUA $ 14  milhões (exportação)
Produzido 2008
Variantes Pantsir-S (protótipo), Pantsir-S1, Pantsir-S1-O (ou Pantsir-S1E)
Especificações
Tripulação 3
Armamento Principal 57E6, 57E6-E
Armamento Secundário Duas duplas de armas 2A38M 30 milímetros autocannon

57E6
Tipo De mísseis superfície-ar
Lugar de origem  Rússia
Histórico de produção
Variantes 57E6, 57E6-E, 57E6Y
Especificações   57E6-E
Peso 90 kg
Comprimento 3.2 m
Diâmetro 0,17 m
giva frag-HE e haste contínua múltipla
Peso Warhead 20 kg
Mecanismo de detonação    Contato e proximidade
Propulsor Foguete de combustível sólido
Operacional
Gama 20 km (12 milhas)
Voo altitude 15.000 metros (49.000 pés)
Melhorar o tempo de 2 s
Acelerar 1.300 m / s

Autocannon
Designação: 2A38M
Tipo: arma anti-aérea automática de dupla barril
Calibre: 30 mm
Taxa máxima de fogo: 2.500 tiros por minuto por arma
Focinho velocidade : 960 m / s
Peso projétil: 0,97 kg
Munição: 700 tiros por arma
Distância mínima: 0,2 m
Alcance máximo: 4 km
Altitude mínima: 0 m AGL
Altitude máxima: 3 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário