quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MAN D26

Sistema elétrico faz o basculamento da cabine, sem uso de força física

Luís Alberto Caju
O MAN Latin America apresenta ao mercado sua nova linha de extrapesados Made In Brazil. Os cavalos mecânicos 28.440 6x2, 29.440 6x4 e 33. 440 6x4, todos da linha TGX e destinados a aplicações rodoviárias, tiveram suas configurações adequadas para atender as necessidades específicas de transporte em países emergentes. Os veículos são dotados de motores MAN D26, 12 litros SCR (Redução Catalítica Seletiva), com pós-tratamento dos gases de exaustão, utilizando o Arla 32, e atendem às normas do Proconve P-7.
  Os modelos Made in Brazil são os seguintes: TGX 28.440 6x2, ideal para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias, transporte de cargas de médias e altas densidades. É o primeiro cavalo-mecânico com capacidade máxima de tração de 70 toneladas, operando com semirreboques de três eixos convencional, com um eixo mais espaçado (Argentina) ou com três eixos espaçados tipo “Wanderleia”.
  TGX 29.440 6x4 é para transporte rodoviário de médias e longas distâncias, indicado para o transporte de cargas de médicas e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas. Equipados com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com capacidade máxima de tração de 80 toneladas, a maior da categoria. O caminhão MAN TGX 29.440 6x4 é perfeito para aplicações que usam Combinação Veicular de Carga (CVC), como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem.
  TGX 33.440 6x4 foi desenvolvido para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas em condições mais severas de operação. O caminhão é dotado de eixos traseiros com redução nos cubos e capacidade máxima de tração de 100 toneladas. Ideal na Combinação Veicular de Carga (CVC), tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e ou tritem.
Todos os  modelos TGX  são destinados a aplicações rodoviárias
Ficha técnica
Motor: MAN D26, 12 litros, seis cilindros, equipados com sistema de injeção Common Rail, atende às normas do Proconve P-7 (igual ao Euro 5).
Potência e torque máximo: 410 HP. A potência máxima é obtida a 1.500 rpm. O elevado torque de 2.200 Nm garante menor quantidade de troca de marchas e baixo consumo de combustível. O D26 440 tem o maior torque em baixa rotação da categoria.
Transmissão: MAN TipMatic com 16 marchas e grande capacidade de torque de entrada, garantindo maior durabilidade ao equipamento.
Freios: EVBec, com grande potência de frenagem, de 400 HP, auxilia as operações de descidas com maior segurança, reduzindo a necessidade de utilização dos freios de serviço e diminuindo o seu desgaste. Os veículos estão equipados com freio de serviço a tambor nos eixos dianteiros e traseiros, além de sistema ABS, que impedem o travamento das rodas em pisos com baixa aderência ao solo.
Veículo é dotado de sofisticada tecnologia
Botões no volante dão acesso aos comandos do computador de bordo
   As cabines dos caminhões MAN, série TGX, possuem fácil acesso ao motorista por meio de amplos degraus iluminados e um ângulo de abertura das portas de 90º. No processo de basculamento, o motorista não precisa fazer força, pois um acionamento elétrico está disponível como item de série. Quatro bolsões pneumáticos compõem o sistema de suspensão da cabine sobre os chassis do caminhão, assegurando menos ruído e vibrações no seu interior.
  O túnel do motor localizado próximo ao motorista tem altura de apenas 12 cm, facilitando a movimentação do condutor dentro da cabine e o alcance dos compartimentos internos disponíveis para documentos e pertences pessoais. O banco do motorista é equipado com suspensão pneumática, diversas opções de ajuste e cinto de segurança incorporado ao assento, preparado para qualquer perfil de motorista.
 Os botões disponíveis no próprio volante dão acesso aos comandos do computador de bordo, desempenho do veículo e do rádio por meio de um simples toque durante a condução. A altura e inclinação do volante podem, também, ser ajustados por meio acionamento pneumático. Os caminhões MAN TGX já vêm equipados com espelhos retrovisores com aquecimento e ajuste elétrico no painel. Uma cama confortável e de grandes dimensões faz parte da cabine, um exclusivo compartimento multifuncional acima do leito, pode ser usado como segunda cama ou para armazenamento de objetos. (LAC)

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