sexta-feira, 27 de junho de 2014

Berliet GBA 6MT



Fabricante: MDF - Tramagal - Portugal
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 7.28M - Largura: 2.4M - Altura: 2.7M
Peso vazio: 8000Kg. - Capacidade de carga 5000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Seis rodas motrizes
Motor: Magik MK520 7,9L Potência: 125 cv
Velocidade máxima: : 80 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 35 Km/h
Tanque de combustível: 95 LitrosAutonomia máxima: 563Km
40º
30º
1.5M
0M
0.4M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


A empresa MDF (Metalurgica Duarte Ferreira) inaugurou em 1964 uma linha de montagem de viaturas pesadas, em colaboração com a empresa francesa Berliet.

O modelo GBA, é no entanto diferente do modelo standard da Berliet, que foi o primeiro produzido no Tramagal, o Berliet GBC. O seu desenvolvimento foi posterior ao inicio da produção e foi resultado da experiência portuguesa nos conflitos africanos.
Ainda que se trate em grande medida do mesmo veículo, o modelo GBA apresenta modificações exteriores que permitem identificar o modelo com grande facilidade.

Os farois, a grelha frontal, a tampa do motor, foram alterados e a maior parte das modificações, foram resultado da necessidade de reduzir os custos e baratear a produção.
Várias pequenas modificações foram igualmente introduzidas resultado da experiência em África, como é o caso das aberturas laterais do compartimento do motor, que facilitavam a ventilação e evitavam o sobreaquecimento, que era comum nos teatros africanos.

Na realidade, os franceses tinham desenhado o veículo para responder às necessidades do deserto, pelo que o verdadeiro problema para os portugueses era o facto de por falta de outros meios, a Berliet ser utilizada muitas vezes muito acima das suas capacidades, exigindo-se do motor muito mais que o que ele tinha sido projectado para dar.

Dessa utilização a rotações elevadas, resultava o sobreaquecimento.

Não temos informação exacta sobre quando este veículo começou a ser entregue ao exército português. Sabe-se que ainda estava ao serviço em várias unidades em meados dos anos 90, mas aparentemente não ficou pronto a tempo de participar no conflito africano, ao contrário do seu irmão mais novo.
Informação genérica:
Desenvolvida a partir de 1949 a família de viaturas GBC Gazelle da francesa Berliet, esteve ao serviço tanto de exércitos de vários países como de empresas e serviços públicos.

Abaixo, modelo militarizado de 1962:

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=549

Nenhum comentário:

Postar um comentário