sexta-feira, 27 de junho de 2014

SdKfz-3/c «Deutz Maultier»



Fabricante: MAN B&V Diesels - Alemanha
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 0M - Largura: 0M - Altura: 0M
Peso vazio: 4650Kg. - Capacidade de carga 0Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas e rodas
Motor: KHD Type-4 Potência: 70 cv
Velocidade máxima: : 38 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 15 Km/h
Tanque de combustível: N/disponívelAutonomia máxima: 170Km
50º
0.6M
0M
0M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


O SdKfz-3(c) foi a terceira versão do conceito «Maultier» que foi adaptado a quatro tipos diferentes de camiões comerciais. No caso da Deutz «Klöckner-Humboldt-Deutz (KHD)», foi utilizado o chassis de uma camião Magirus modelo 3000S.

Este é normalmente considerado o mais equilibrado de todos os veículos Multier produzidos. Segundo os dados disponíveis de registos da época e das afirmações dos militares alemães, os Maultier da Deutz, eram os mais fiáveis e mais resistentes dos quatro modelos fabricados.
Informação genérica:
Nota: Maultier, ou Mula, foi o nome dado a uma solução que consistia em adaptar veículos comerciais para transporte militar na configuração meia-lagarta. Há por isso vários veículos que são referidos como Maultier, embora tenham origens, dimensões e mesmo mecânica parcialmente diferentes,

Quando a Alemanha invadiu a URSS em Junho de 1941 a campanha deveria durar apenas até ao inicio do inverno. Com o aumento progressivo da resistência soviética, a campanha começou a arrastar-se e os alemães viram-se perante a necessidade de combater nas condições adversas do inverno russo.

Um dos problemas de quase impossível solução era a Rasputitza, que é a época anterior ao inicio do Inverno e a época após o Inverno, em que com a chuva ou a neve derretida as estradas de terra se tornam completamente impraticáveis.

As viaturas de transporte alemãs demonstraram ser completamente inadequadas para utilização naquelas condições pelo que, quando se tornou óbvio que a guerra iria durar muito mais tempo, foi necessário desenvolver soluções de emergência que permitissem dar à Wermacht a mobilidade que as suas necessidades de abastecimento exigiam.

A solução apareceu na forma de um hibrido, com a colocação de um sistema de tracção inspirado no modelo «Carden Lloyd», que já tinha sido utilizado nos carros de combate leves Panzer-I.
A escolha pareceu natural, até porque a industria alemã já tinha experiência no fabrico desse tipo de sistema. Foram igualmente aproveitados os chassis de carros de combate leves Panzer-I que tinham sido retirados de serviço por serem completamente obsoletos.

Vários fabricantes de veículos de transporte participaram no projecto «Maultier« ou «Mula» e por isso podemos dizer que foi produzido um Maultier diferente para cada um dos fabricantes.

Existiram quatro modelos. Três leves 2.000kg de carga e um mais pesado, da Daimler Benz, para 3.000kg de carga.

SdKfz-3/a - Fabricado pela Opel
SdKfz-3/b - Fabricado pela Ford AG
SdKfz-3/c - Fabricado pela KHD (Deutz)

SdKfz-3/5 - Fabricado pela Daimler Benz

O Maultier da Daimler Benz, tinha o sistema de tracção baseado no carro Panzer-II e não no sistema mais simples e mais economico utilizado para o Panzer-I.

Foram construídos um total de 23.425 Maultier dos três modelos mais leves e 1480 unidades do modelo da Daimler

1942 - 1635 unidades
1943 - 13.000 unidades (mais 594 da Daimler)
1944 - 7310 unidades (Mais 886 da Daimler).

SdKfz-4
Derivado do Opel Maultier, o SdKfz-4 foi uma versão blindada e equipada com um sistema de lançamento de foguetes.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=359

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