sexta-feira, 27 de junho de 2014

SdKfz-8



Fabricante: Daimler-Benz - Alemanha
Tripulação: 13
Comprimento máximo: 7.35M - Largura: 2.5M - Altura: 2.81M
Peso vazio: 13500Kg. - Capacidade de carga 8000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas e rodas
Motor: Maybach-HL 85 12cyl. Potência: 185 cv
Velocidade máxima: : 51 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 20 Km/h
Tanque de combustível: N/disponívelAutonomia máxima: 0Km
N/disponivel
0M
0M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


Embora a sua referência não o indique, o SdKfz-8 foi o primeiro dos veículos médios/pesados de meia lagarta para apoio do exército alemão a ser desnvolvido.

Com capacidade para rebocar até 12 toneladas o SdKfz-8 deveria ser o tractor de artilharia mais pesado da Wermacht, numa altura em que ainda não estava prevista a construção do ainda mais pesado SdKfz-9 (capacidade para rebocar 18 toneladas). Este modelo é especialmente importante, porque sendo o primeiro a ser desenvolvido, ele marcou todos os restantes modelos, mesmo que desenhados por outros projectistas.

O projecto de construção é da Daimler Benz, a qual já tinha começado a estudar este tipo de veículo ainda durante a I Guerra Mundial, tendo produzido o primeiro «Half-Track» ainda em 1919. É desses projectos que vai derivar o SdKfz-8. A empresa continuou os estudos do veículo e em 1931 chegou mesmo a ser cogitada a possibilidade de a União Soviética colocar uma encomenda para veículos deste tipo, que eram conhecidos como DB S-7, com modificações sendo efectuadas até que se chegou ao modelo DB S-10, que foi classificado pela Wermacht como SdKfz-8.

O SdKfz-8 foi desenhado como tractor de artilharia, no que era considerado um veículo excelente, tendo continuado a operar nessa função durante toda a guerra. Apenas há uma derivação de que existem provas fotográficas de um modelo ao qual foi instalado um canhão anti-aéreo de 88mm «Flak-18».

Com capacidade para rebocar até 18 toneladas, ele deveria ter capacidade para rebocar as peças de artilharia alemãs de 150mm, bem assim como óbus de 210mm conhecido como «Morser».
Com o aparecimento de novas armas o SdKfz.8 foi utilizado para rebocar as peças de artilharia de longo alcance K-18 de 170mm.

A Luftwaffe adoptou o SdKfz-8 para rebocar peças de artilharia anti-aérea como o Flak-38 e Flak-39 de 105mm.

Sabe-se que por volta de 1942 havia 1.615 unidades em serviço.
A produção decorria em Berlim-Marienfeld (Daimler Benz) e nas fabricas da Krupp em Mulhausen, com algumas unidades aparentemente sendo fabricadas também pela Skoda.
Informação genérica:
Os veículos do tipo meia-lagarta utilizados pelo III Reich podem dividir-se em três tipos.

O primeiro tipo, corresponde aos veículos SdKfz-250 e SdKfz-251 que eram viaturas destinadas a transportar a infntaria, nomeadamente junto com os tanques, no que foi uma das principais vantagens das unidades blindadas alemãs durante a primeira fase da guerra.

O outro tipo, corresponde aos «Maultier» ou «Mula» que eram veículos comerciais em produção na Alemanha durante o final dos anos 30 e que foram adaptados depois de 1941 para responder às necessidades da frente leste.

O terceiro tipo de veículos meia-lagarta, são os tractores e veículos de transporte construidos propositadamente para funções militares, embora não estivessem destinados a prestar serviços nas primeiras linhas.

As designações destes veículos não seguiram uma ordem lógica, e destacam-se os seguintes modelos:

SdKfz-8 (1928) - Capacidade de reboque de 12 toneladas

SdKfz-7 (1933) Capacidade de reboque de 8 toneladas

SdKfz-11 (1934) - Capacidade de reboque de 3 toneladas

SdKfz-6 (1934) - Capacidade de reboque de 5 toneladas

SdKfz-9 (1936) - Capacidade de reboque de 18 toneladas.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=373

Nenhum comentário:

Postar um comentário