sexta-feira, 27 de junho de 2014

CA-30 «Jiefang»



Fabricante: FAW - China popular
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 6.68M - Largura: 2.32M - Altura: 2.36M
Peso vazio: 5450Kg. - Capacidade de carga 2500Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Seis rodas motrizes
Motor: ZIL Potência: 0 cv
Velocidade máxima: : 0 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 0 Km/h
Tanque de combustível: N/disponívelAutonomia máxima: 0Km
N/disponivel
0M
0M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


Após a guerra civil chinesa e a implantação da República Popular da China, o apoio da União Soviética foi da maior importância para a criação de uma industria automovel chinesa.
Essa industria foi criada na Manchuria, nordeste da República Popular e a cerca de 500km da fronteira com o extremo oriente da União Soviética.

Um dos principais simbolos dessa industria foi o camião Jiefang CA-30, uma cópia quase exacta do camião soviético ZIL-151,[a] que por sua vez era a versão soviética da viatura americana de duas toneladas e meia, que se tinha tornado um produto standard do exército soviético, resultado do fornecimento de quase duzentos mil exemplares aos soviéticos durante a II guerra mundial.

Externamente o CA-30 é idêntico ao ZIL-151, podendo apenas distinguir-se por alguns detalhes.
A grelha frontal do camião chinês tem elementos horizontais, enquanto que a grelha co carro soviético tem elementos verticais. Também os guarda-lamas do veículo chinês são angulosos, enquanto que o veículo soviético tem um para lamas completamente arredondado.




[a] - Existem publicações que afirmam que o CA-30 é uma cópia do ZIL-157. Na realidade o ZIL-157 só começou a ser fabricado em 1958, já depois de o CA-30 ter sido lançado. Esta confusão, decorre provavelmente de os modelos ZIS-151 e ZIL-157 serem idênticos em inumeros aspectos.


Acima o Jiefang CA-30 modificado em 1964. Este modelo é ligeiramente mais potente e compara-se ao modelo ZIL-157 soviético.


Informação genérica:
Com o fim da II guerra mundial e o fim da lei de emprestimo-arrendamento, a União Soviética deixou de ter acesso ao auxilio norte-americano e especialmente às viaturas de transporte militar que recebia dos Estados Unidos.
Na realidade, ao abrigo dos contratos estabelecidos entre soviéticos e americanos, parte dos meios fornecidos tinha que ser destruida após o conflito.
Sabe-se que a URSS destruiu parte das viaturas de origem americana que tinha recebido, embora a maior parte continuasse ao serviço.

Ainda assim a necessidade de viaturas para substituir as que eram recebidas dos Estados Unidos era um problema que tinha que ser rapidamente resolvido.
A solução mais simples e mais prática foi a quase cópia dos camiões norte-americanos de 2,5t e a construção de uma versão soviética dos mesmos.

O ZIS-151, foi o primeiro desses veículos e foi baseado em grande medida nos modelos americanos embora não se possa afirmar que é uma cópia directa de nenhum deles.

O ZIS-151 evoluiu já nos anos 50 para o modelo ZIL-157, melhor motorizado e mais resistente.

A China acabou sendo influenciada pelas viaturas americanas, já que fabricou localmente os derivados soviéticos da família ZIS-151 / ZIL-157


Derivados
O ZIS-151, também deu origem a uma linha de viaturas blindadas de transporte de pessoal baseadas no seu chassis. Tratou-se do BTR-152, basicamente um camião da linha ZIS-151 com uma blindagem exterior.
Camiões soviéticos / influências
A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos.
AUTOCAR
De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar.
FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA.

A guerra e o apoio americano

Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942.

Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte.
Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra.

A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=537

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