sexta-feira, 27 de junho de 2014

UNIMOG 3000 / 5000



Fabricante: Daimler-Benz - Alemanha
Tripulação: 1+1
Comprimento: 6.01 - Largura: 2.34M - Altura: 2.83M
Peso vazio: 5150Kg. - Peso preparado para combate: 0Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: Mercedes Benz OM924LA 4,8L Turbodiesel Potência: 218 cv
Velocidade máxima: : 85 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 45 Km/h
Tanque de combustível: N/disponívelAutonomia máxima: 800Km
55º
30º
1.5M
3M
0.5M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6
Potência de fogo contra:
Blindados 3Construções7
Pessoal3Aeronaves7

Sistema de radar auxiliar:


O Unimog 3000/5000 foi lançado em 2002 e constitui a nova familia de viaturas de transporte médio da Mercedes Benz, destinadas a substituir os modelos do tipo 1300/1500 lançados nos anos 80.

O novo veículo é construído segundo regras de segurança mais apertadas que o modelo anterior.

Este tipo de veículo (juntamente com os modelos U3000 e U4000, é conhecido como tipo UHN.

Os dados técnicos indicados são para o Unimog U5000.

As versões mais pequenas estão equipadas com o mesmo tipo de motor. A versão 3000, com um motor de 4,25L e 150cv e a versão U4000 com um motor 4,25L de 177cv.

Os veículos da série UHN deverão substituir os antigos U1300/1550.
Informação genérica:
O conceito do UNIMOG, começou a tomar forma na Alemanha ainda antes do fim da II guerra mundial. Ele não era no entanto um veículo militar, mas sim uma espécie de tractor rural, a que seriam acoplados equipamentos agricolas.

Por isso, ele estava equipado com um motor muito pouco potente, capaz de desenvolver apenas inicialmente apenas 25 cv.

Eles tinham um motor a Diesel que embora resistente vivia em grande medida da desmultiplicação da caixa de velocidades, fazendo com que o veículo se conduzisse muito tempo em 1ª e 2ª, onde se obtinham as melhores prestações. Isto implicava um consumo elevado, e ao mesmo tempo permitia sempre identificar a presença de um UNIMOG pelo seu ruido característico de motor.

Os modelos seguintes do UNIMOG tentaram resolver o problema, com a inclusão de motores mais potentes e carroçarias maiores, mas o veículo sofria de problemas de consumo.

A linha UNIMOG continuou no entanto a desenvolver-se, tendo continuado a considerar a grande mobilidade como factor essencial.

Os novos modelos, que apareceram nos anos 70 destinaram-se a preparar a substituição dos modelos mais antigos. O novo 424 foi na prática o substituto do pequeno 401/411que tinha deixadp de ser fabricado e o modelo 435 (U1300) veio substituir a familia 404, embora os modelos 404/406 continuassem a ser produzidos.

Os veículos da linha UNIMOG continuam presentemente em produção.

Além dos veículos de transporte, a plataforma do UNIMOG também serviu para utilização em veículos de combate como por exemplo o Condor UR-425.

Mais recentemente foram igualmente adaptados para veículos adequados para patrulha e com alguma capacidade para resistir a minas como o Dingo-I e Dingo-II.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=133

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