sexta-feira, 27 de junho de 2014

Raupenschlepper Ost


Fabricante: Steyr / GDLSE - Áustria
Tripulação: 2
Comprimento máximo: 4.425M - Largura: 1.99M - Altura: 2.53M
Peso vazio: 5200Kg. - Capacidade de carga 1500Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: Steyr V8 Potência: 85 cv
Velocidade máxima: : 30 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 16 Km/h
Tanque de combustível: 180 LitrosAutonomia máxima: 300Km
0.86M
0M
0M

BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


A necessidade ou a ideia de desenvolver o Raupen Schlepper Ost, ou «Tractor Rastejante Leste» surgiu na sequência da análise feita pelos miltares alemães, do desastroso inverno de 1941/1942, em que os exércitos alemães tinham sido detidos pelo general Inverno e pelas péssimas condições das estradas e vias de comunicação soviéticas.

Grande parte dos meios de transporte alemães sobre rodas, mesmo as viaturas 4x4 mostraram não ser adequadas para as estradas enlameadas da Rússia.

Foram pedidos estudos a vários fabricantes para uma viatura de baixo custo e que fosse fácil e rápida de construir.
Tal viatura não precisava ser rápida, não deveria utilizar materias primas raras (borracha etc.) e precisava ter excelentes capacidades para se mover em qualquer tipo de terreno.
Acima de tudo, precisava ser fiável, podendo ser utilizada em qualquer clima.

Uma proposta da empresa Steyr-Daymler-Puch foi aprovada e recebeu o nome de Raupen Schlepper Ost, ou RSO. A viatura correspondia à especificação e utilizava muitos dos componentes mecânicos da viatura ligeira Steyr-1500A.

Várias empresas produziram versões do Raupenschlepper, acima a versão fabricada pela Magirus, com cabine em madeira
A produção começou ainda em Novembro de 1942. Nesse ano em apenas dois Meses, foram produzidos 1500 exemplares da série RSO/01.
Uma segunda série RSO/02 foi introduzida no inicio de 1942 com pequenas alterações.

O pequeno veículo recebeu a aprovação das tropas no terreno. Ele podia transportar uma carga de 1500kg e tinha capacidade para rebocar até 3,000kg
Foi por isso decidido aumentar a produção, tendo para o efeito sido contratadas as empreas Graff & Stiff, Auto-Union, Werk-Wanderer, Siegmar-Schoenau e Kloeckner-Humboldt-Deutz. Mais tarde a Magirus também recebeu encomendas. Cerca de 27,000 exemplares do pequeno veículo foram produzidas até ao final do conflito mundial.

A robustez do Raupenschlepper foi notada e começaram a aparecer pedidos por parte dos militares para que a viatura fosse aproveitada para outras funções.
Por isso o RSO foi testado como plataforma para vários armamentos. Peças de 75mm, 105mm e 150mm foram consideradas. Os sistemas eram algo complicados, pois o armamento seguia dobrado e tinha que ser montado para cada utilização.

No Verão de 1943, na altura em que decorria a batalha de Kursk, foi lançada a ideia de utilizar o RSO como plataforma para um canhão anti-tanque PAK-40 de 75mm. A ideia foi apressadamente aprovada e em Outubro de 1943 os primeiros 50 veículos foram despachados para a frente russa. A administração militar alemã, colocou encomendas para 400 exemplares por mês, antes que houvesse provas no terreno.

As provas no terreno no entanto, mostraram que o sistema não era eficiente. A velocidade do «Raupen Schlepper Ost» era lenta e podia ser letal no campo de batalha, pois o peso da arma reduziu a velocidade máxima para 17km/h.
Os militares alemães deram ao veículo o nome de «Rollender Sarg Ost», as mesmas iniciais de RSO, mas que significam literalmente, «caixão rolante leste». Apenas 60 exemplares da versão anti-tanque foram utilizadas.

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