sexta-feira, 27 de junho de 2014

GBC-8KT «Gazelle»



Fabricante: Berliet - França
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 7.28M - Largura: 2.4M - Altura: 2.7M
Peso vazio: 8000Kg. - Capacidade de carga 5000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Seis rodas motrizes
Motor: Magik MK520 multifuel 5 cil 7900cc Potência: 125 cv
Velocidade máxima: : 80 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 35 Km/h
Tanque de combustível: 95 LitrosAutonomia máxima: 563Km
40º
30º
1.5M
0M
0.4M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


O modelo Berliet Gazelle / GBC foi projectado em meados dos anos 50 para substituir muitos dos transportes pesados de origem americana que estavam ao serviço no exército francês e para as necessidades francesas decorrentes do conflito na Argélia.

Os técnicos franceses tentaram produzir um veículo relativamente simples de produzir e que pudesse ser utilizado para várias funções, desde transporte de tropas até camião cisterna ou veículo de recuperação.

Com capacidade para transportar até 4 toneladas ou para servir de tractor de reboque para até 6 toneladas, com tracção às rodas traseiras ou integral, um motor relativamente potente para 1961, e um consumo relativamente moderado de combustível, o Berliet GBC rapidamente se tornou o mais importante veículo de transporte do exército francês, tendo igualmente sido exportado para vários países e fabricado sob licença em Portugal.

Começou a ser retirado de serviço no exército francês no final dos anos 70, mas continuou ao serviço em várias forças armadas do mundo. Muitas das unidades que saíram de serviço, encontraram uma nova vida como veículos utilitários ou de combate a incêndios.

Abaixo, imagem do modelo fabricado em Portugal pela Metalurgica Duarte Ferreira:

Informação genérica:
Desenvolvida a partir de 1949 a família de viaturas GBC Gazelle da francesa Berliet, esteve ao serviço tanto de exércitos de vários países como de empresas e serviços públicos.

Abaixo, modelo militarizado de 1962:

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=54

Nenhum comentário:

Postar um comentário