sexta-feira, 27 de junho de 2014

Chevrolet G-506 / 7107


Fabricante: General Motors - Estados Unidos da América
Tripulação: 1
Comprimento máximo: 5.65M - Largura: 2.2M - Altura: 2.8M
Peso vazio: 3520Kg. - Capacidade de carga 1500Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: Chevrolet-235 6cyl Potência: 83 cv
Velocidade máxima: : 0 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 0 Km/h
Tanque de combustível: 120 LitrosAutonomia máxima: 0Km
0.81M
0M
0M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


Durante a II guerra mundial, a capacidade da industria automovel norte-americana, afirmou-se com a produção de centenas de milhares de viaturas dos mais variados tipos.
De entre os modelos especificados pelo governo norte-americano destacam-se os camiões de 1,5t (capacidade para transportar 1500kg em todo o terreno) na configuração 4x4.

Vários fabricantes receberam encomendas para este tipo de viatura, sendo um deles a General Motors através da sua divisão Chevrolet.

O Chevrolet G-506 é um dos três principais modelos do tipo (os outros dois são o Ford GTB e o Dodge WC62). O modelo G-506 é no entanto o mais significativo, porque foi o mais produzido dos modelos de uma tonelada e meia ou «one and a half ton truck» na designação mais comum nos Estados Unidos.

A Chevrolet designava estas viaturas como «Veículos da Vitória» e 167,373 exemplares foram produzidos especialmente para forças aliadas, sendo milhares entregues à Grã Bretanha e à União Soviética.

Desse total, destacam-se algumas versões:
112,879 exemplares foram da versão standard de caixa aberta (série G7107), dos quais mais de metade foram fornecidos à União Soviética.
14,395 exemplares na versão com caixa basculante.
9,000 exemplares na versão carro de bombeiros.
3,658 exemplares na versão «Van» fechada.
4,328 exemplares da versão de comunicações e reparação de linhas telefónicas.

O veículo caracterizava-se pela tracção às quatro rodas, e por um motor de 83cv considerado extremamente resistente. Eles foram utilizados pelas várias forças que as incorporaram, nas mais diversas funções, desde operações simples de transporte e apoio logístico, até operações de combate como tractores de artilharia. Também foram amplamente utilizados em unidades de engenharia, transportando e rebocando equipamentos de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário