- o conjunto de mangueiras do pneu determina o caminho do ar para encher o pneu e tem válvulas unidirecionais para que os dutos de ar e juntas não tenham que ser pressurizados quando o sistema não está checando ou enchendo os pneus. Isto reduz o desgaste e danos nos vedadores;
- a junta rotativa é composta de juntas de ar e óleo e de mancais e conecta a mangueira de ar do eixo não rotativo com a calota rotativa. As juntas de ar evitam vazamentos e a junta de óleo evita contaminação. O cubo de roda também tem uma saída para liberar a pressão de ar da calota;
- o controlador múltiplo abriga a válvula protetora de pressão, que faz com que o sistema não puxe ar se o suprimento de ar dos freios estiver abaixo de 6 kb/cm². Ela também possui um filtro de entrada para manter o ar limpo, um sensor de pressão para medir a pressão dos pneus e solenóides que controlam o fluxo de ar para os pneus.
O sistema faz uma checagem da pressão inicial e adiciona ar em qualquer pneu que esteja precisando. As válvulas unidirecionais em cada mangueira do pneu fazem com que os outros pneus não percam pressão enquanto um está sendo inflado. Depois de uma checagem inicial, o sistema despressuriza para liberar a pressão nos vedadores. A cada dez minutos o sistema pressuriza as linhas e checa novamente a pressão dos pneus.
Este sistema mede a pressão usando uma série de pulsos de ar nas linhas de ar. Se a pressão desejada na linha não é alcançada depois de certo tempo, o sistema começa a encher o pneu até que a pressão correta seja alcançada.
Sistema AIRGO
O sistema AIRGO é um sistema contínuo de monitoramento que usa uma série de válvulas unidirecionais para detectar a perda de pressão.
Uma luz de aviso localizada no reboque, mas visível através do espelho retrovisor, acende quando o sistema tiver enchido o pneu.
Como este é um sistema de monitoramento constante, que desgasta muito os vedadores, a AIRGO usa nestes aço reforçado e carbono-grafite em vez de borracha.
Sistema de calibragem dos pneus da Meritor (MTIS)
O MTIS é projetado para uso em caminhões-reboque. Ele usa o ar comprimido do reboque para encher qualquer pneu que fique abaixo da pressão desejada. O ar que existe no suprimento de ar do reboque é direcionado para uma caixa de controle e então para dentro de cada eixo.
As linhas de ar seguem através dos eixos para levar ar através de um conjunto de acoplamento rotativo na extremidade da ponta do eixo e distribuir ar para cada pneu. Se houver uma perda significativa na pressão do ar, uma luz se acende e avisa o motorista.
Conjunto da ponta de eixo
O conjunto da ponta de eixo inclui uma mangueira flexível com válvulas unidirecionais. Elas permitem que o ar flua somente para dentro de cada pneu. Isto assegura que, enquanto um pneu está sendo inflado, os outros não percam pressão de ar.
Conjunto da roda |
No conjunto da calota existe uma abertura para assegurar que a pressão não aumente na ponta de eixo. Uma chapa defletora evita que contaminadores como a sujeira e a água entrem na ponta de eixo.
Para eixos com pontas ocas, um tampão encaixado lacra o interior do eixo pressurizado da ponta da roda para que o estator fique seguro.
Controles
O módulo do sistema de controle tem uma válvula de fechamento para que ar não seja enviado para o sistema, como também um filtro para remover umidade e contaminadores. A torneira libera pressão do sistema para que a manutenção possa ser feita. Assim como os outros sistemas de ar que usam o suprimento de ar interno, este sistema tem uma válvula de proteção de pressão para que ele não puxe ar se o suprimento estiver abaixo de 6 kg/cm².
Sistema de controle |
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A Michelin (em inglês), em conjunto com outras empresas, está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de pressão ativo chamado de TIPM (Gerenciamento Inteligente da Pressão dos Pneus). Este sistema tem um compressor que automaticamente ajusta a pressão em cada pneu enquanto o veículo está rodando para compensar os vazamentos e os pequenos furos no pneu. O motorista será capaz de ajustar a pressão dependendo do jeito que ele quiser dirigir: com conforto, em todo terreno e transpor obstáculos.
Existem pelo menos dois outros sistemas, em estágio inicial de desenvolvimento, que são orientados para o mercado de carros de passeio: o sistema EnTire e o sistema Cycloid AirPump.
O sistema de calibragem automática EnTire usa uma válvula que puxa o ar da atmosfera. Este ar é bombeado para dentro do pneu usando uma bomba de ação peristáltica. O objetivo é manter uma pressão específica constante.
O sistema EnTire é baseado neste tipo de mecanismo de bomba peristáltica |
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