sábado, 18 de abril de 2015

Sistema de manutenção dos pneus (TMS)

O sistema de manutenção dos pneus da Dana Corporation é um sistema "inteligente", para uso em caminhões-reboque, que monitora a pressão dos pneus e os enche quando necessário, para que mantenham a pressão no nível adequado. Ele usa o ar do tanque de suprimento dos freios do reboque do caminhão para encher os pneus.
O sistema tem três componentes principais:
  • o conjunto de mangueiras do pneu determina o caminho do ar para encher o pneu e tem válvulas unidirecionais para que os dutos de ar e juntas não tenham que ser pressurizados quando o sistema não está checando ou enchendo os pneus. Isto reduz o desgaste e danos nos vedadores;
  • a junta rotativa é composta de juntas de ar e óleo e de mancais e conecta a mangueira de ar do eixo não rotativo com a calota rotativa. As juntas de ar evitam vazamentos e a junta de óleo evita contaminação. O cubo de roda também tem uma saída para liberar a pressão de ar da calota;
  • o controlador múltiplo abriga a válvula protetora de pressão, que faz com que o sistema não puxe ar se o suprimento de ar dos freios estiver abaixo de 6 kb/cm². Ela também possui um filtro de entrada para manter o ar limpo, um sensor de pressão para medir a pressão dos pneus e solenóides que controlam o fluxo de ar para os pneus.
Assim como no CTIS, há também uma unidade de controle eletrônico que gerencia todo o sistema. Ela realiza checagens para assegurar que o sistema está funcionando, notifica o motorista se a pressão dos pneus cair mais de 10% da pressão normal - através de uma luz no reboque, visível através do espelho retrovisor - e faz a diagnose do sistema.
O sistema faz uma checagem da pressão inicial e adiciona ar em qualquer pneu que esteja precisando. As válvulas unidirecionais em cada mangueira do pneu fazem com que os outros pneus não percam pressão enquanto um está sendo inflado. Depois de uma checagem inicial, o sistema despressuriza para liberar a pressão nos vedadores. A cada dez minutos o sistema pressuriza as linhas e checa novamente a pressão dos pneus.
Este sistema mede a pressão usando uma série de pulsos de ar nas linhas de ar. Se a pressão desejada na linha não é alcançada depois de certo tempo, o sistema começa a encher o pneu até que a pressão correta seja alcançada.
Sistema AIRGO
O sistema AIRGO é um sistema contínuo de monitoramento que usa uma série de válvulas unidirecionais para detectar a perda de pressão.
Diferente de alguns outros sistemas, o AIRGO não usa ar do sistema de freio do veículo. Quando um vazamento de ar ocorre em qualquer um dos vários pontos do sistema (1), o sistema puxa ar (2) do sistema pneumático do veículo (não mostrado) e o envia pelos eixos do veículo (3) através dos próprios eixos se estiverem pressurizados, ou pela tubulação, se não estiverem, ou ainda através do conjunto da calota (4) e para dentro do pneu que necessita ser inflado.
Uma luz de aviso localizada no reboque, mas visível através do espelho retrovisor, acende quando o sistema tiver enchido o pneu.
Como este é um sistema de monitoramento constante, que desgasta muito os vedadores, a AIRGO usa nestes aço reforçado e carbono-grafite em vez de borracha.
Sistema de calibragem dos pneus da Meritor (MTIS)
O MTIS é projetado para uso em caminhões-reboque. Ele usa o ar comprimido do reboque para encher qualquer pneu que fique abaixo da pressão desejada. O ar que existe no suprimento de ar do reboque é direcionado para uma caixa de controle e então para dentro de cada eixo.
As linhas de ar seguem através dos eixos para levar ar através de um conjunto de acoplamento rotativo na extremidade da ponta do eixo e distribuir ar para cada pneu. Se houver uma perda significativa na pressão do ar, uma luz se acende e avisa o motorista.
O sistema todo é composto por um conjunto que fica na extremidade da roda e por um módulo de controle.
Conjunto da ponta de eixo
O conjunto da ponta de eixo inclui uma mangueira flexível com válvulas unidirecionais. Elas permitem que o ar flua somente para dentro de cada pneu. Isto assegura que, enquanto um pneu está sendo inflado, os outros não percam pressão de ar.

Conjunto da roda
Este conjunto também incorpora um estator (uma parte não rotativa) dentro da ponta de eixo e uma união em forma de T conectada à calota. Esta união tem uma junta dinâmica que permite a rotação ao mesmo tempo que evita a perda da pressão quando o ar pressurizado passa do eixo para o cubo de roda, e isto acontece dentro de um tubo que corre do estator para o dispositivo.
No conjunto da calota existe uma abertura para assegurar que a pressão não aumente na ponta de eixo. Uma chapa defletora evita que contaminadores como a sujeira e a água entrem na ponta de eixo.
Para eixos com pontas ocas, um tampão encaixado lacra o interior do eixo pressurizado da ponta da roda para que o estator fique seguro.
Controles
O módulo do sistema de controle tem uma válvula de fechamento para que ar não seja enviado para o sistema, como também um filtro para remover umidade e contaminadores. A torneira libera pressão do sistema para que a manutenção possa ser feita. Assim como os outros sistemas de ar que usam o suprimento de ar interno, este sistema tem uma válvula de proteção de pressão para que ele não puxe ar se o suprimento estiver abaixo de 6 kg/cm².

Sistema de controle
O botão de ajuste de pressão do sistema permite os ajustes no sistema completo de pressão do ar. O interruptor com sensor de fluxo ativa uma luz indicadora para avisar o motorista se uma quantidade significativa de ar estiver sendo bombeada para dentro do sistema, o que pode ser uma indicação de furo no pneu.
Outros sistemas
  • PressureGuard: o sistema PressureGuard direciona ar do suprimento de ar do reboque através dos eixos para o cubo das rodas e então para as válvulas do pneu; para maiores informações, veja PressureGuard (em inglês);
  • TIREMAAX: o sistema TIREMAXX usa o suprimento de ar do reboque para manter um nível específico de pressão nos pneus. Quando é detectada pressão baixa nos pneus, o motorista é avisado e o ar é direcionado do tanque de ar do reboque para o pneu que precisa ser inflado; para maiores informações, veja Henrickson TIREMAAX (em inglês).
O futuro dos calibradores automáticos
A Michelin (em inglês), em conjunto com outras empresas, está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de pressão ativo chamado de TIPM (Gerenciamento Inteligente da Pressão dos Pneus). Este sistema tem um compressor que automaticamente ajusta a pressão em cada pneu enquanto o veículo está rodando para compensar os vazamentos e os pequenos furos no pneu. O motorista será capaz de ajustar a pressão dependendo do jeito que ele quiser dirigir: com conforto, em todo terreno e transpor obstáculos.
Existem pelo menos dois outros sistemas, em estágio inicial de desenvolvimento, que são orientados para o mercado de carros de passeio: o sistema EnTire e o sistema Cycloid AirPump.
O sistema de calibragem automática EnTire usa uma válvula que puxa o ar da atmosfera. Este ar é bombeado para dentro do pneu usando uma bomba de ação peristáltica. O objetivo é manter uma pressão específica constante.

O sistema EnTire é baseado neste tipo de mecanismo de bomba peristáltica
O sistema de calibragem de pneus Auto-Pump da Cycloid (em inglês) tem uma pequena bomba montada no cubo de roda, movida pelo giro dela. Quando o monitor do sistema detecta uma queda na pressão de duas a três libras, ela bombeia ar para dentro do pneu. O Auto-Pump tem um sistema de aviso que é ativado quando existe um furo no pneu.
Calibradores automáticos para bicicletas e motos
Os ciclistas podem passear tranqüilos sem medo que um pneu furado estrague seu passeio. A Bridgestone Cycle do Japão desenvolveu o Air Hub, que usa uma bomba de ar rotativa que enche o pneu quando você pedala. Como o método da EnTire, ela mantém o ar nos pneus em um nível constante de pressão. A bomba de ar fica no cubo de roda e funciona com a rotação da roda. Um pequeno tubo leva ar comprimido para a válvula de ar do pneu para manter a pressão. Quando a pressão do ar está no nível adequado, o excesso de ar é liberado através de um dispositivo no meio da mangueira. A Pirelli também lançou um sistema de calibragem de pneus automática para motos e scooters. O Pirelli Safety Wheel System usa um sistema de monitoramento junto com um aro especial e um tubo interno que contém ar comprimido. Ele também tem uma válvula para regular a pressão entre o tubo e o pneu. Quando o pneu esvazia naturalmente, a válvula abre e bombeia o ar para dentro do pneu até que ele alcance a pressão correta. Se existir um furo, o sistema avisa o piloto e permite que o ar se mova para dentro do pneu.

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