Este veículo mesmo sendo recente, deixou saudades, um acerto da Volvo que agradou e agrada à muitos, lançado em outubro de 2006 dentro da linha Total Performance, estreando o bloco de 12.700 cc; logo foi bem aceito pelos frotistas e motoristas. Seus irmãos eram o 400, 480 e 520, porém seu equilíbrio e versatilidade o favoreceram muito, sendo o mais vendido dos quatro. Logo se tornou líder de vendas e era figurinha fácil nas rodovias, mas como tudo passa, em dezembro de 2011 ele encerrava sua participação, dando lugar ao FH460, um modelo para atender ao Euro 5.
Abaixo uma singela ficha técnica desta lenda:
Motor: D13A, 440 hp entre 1400 e 1800 rpm, e 224,5 mkgf entre 1050 e 1400 rpm
Caixas: mecânicas VT2214B e VT2514B de 14 marchas (6+6) + 2 Crawler
automatizada: AT2512C de 14 marchas e 4 ré
Obs.: todas com overdrive.
Diferenciais
4x2 / 6x2
RAEV91 / RS1356HV, sem redução nos cubos, nas relações: 3,10, 3,44 e 3,67
4x2 / 6x2
RS1370HV com redução nos cubos nas relações: 3,61, 3,76 e 4,12
6x4
RTS2370A, sem redução nos cubos, nas relações:3,09, 3,40, 3,78, 4,13, 4,50 e 5,14
RT2610HV, com redução nos cubos, nas relações: 3,61, 3,76, 4,12, 4,55 e 5,41
RT3210HV, com redução nos cubos, nas relações: 3,61, 3,76, 4,12, 4,55, 5,41 e 7,21
Veja este video: https://www.youtube.com/watch?v=jqpgYj45ozs
Abaixo uma singela ficha técnica desta lenda:
Motor: D13A, 440 hp entre 1400 e 1800 rpm, e 224,5 mkgf entre 1050 e 1400 rpm
Caixas: mecânicas VT2214B e VT2514B de 14 marchas (6+6) + 2 Crawler
automatizada: AT2512C de 14 marchas e 4 ré
Obs.: todas com overdrive.
Diferenciais
4x2 / 6x2
RAEV91 / RS1356HV, sem redução nos cubos, nas relações: 3,10, 3,44 e 3,67
4x2 / 6x2
RS1370HV com redução nos cubos nas relações: 3,61, 3,76 e 4,12
6x4
RTS2370A, sem redução nos cubos, nas relações:3,09, 3,40, 3,78, 4,13, 4,50 e 5,14
RT2610HV, com redução nos cubos, nas relações: 3,61, 3,76, 4,12, 4,55 e 5,41
RT3210HV, com redução nos cubos, nas relações: 3,61, 3,76, 4,12, 4,55, 5,41 e 7,21
Veja este video: https://www.youtube.com/watch?v=jqpgYj45ozs
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