terça-feira, 7 de abril de 2015

Caminhões Históricos da Scania – L75


Você que é um admirador dos caminhões Scania agora tem a oportunidade de saber informações e curiosidades sobre os veículos históricos da marca. Este é o post de uma série dos mais antigos caminhões Scania a povoarem as estradas brasileiras. Hoje iremos falar sobre o L 75, o primeiro modelo fabricado pela Scania aqui no Brasil.
L75 -Ano 1958
Este foi o primeiro modelo fabricado pela Scania no Brasil: o primeiro veículo data de 28 de abril de 1959. Nos primórdios, os caminhões eram produzidos na linha de montagem da Vemag, que importava veículos Scania-Vabis desde 1951. O motor era importado da Suécia, e cerca de 35% das peças eram nacionais.
 A partir de junho de 1960, com uma fábrica de motores já instalada no bairro Ipiranga, a Scania-Vabis assume a produção completa dos veículos. Os primeiros modelos brasileiros são vendidos para a Transportadora Michelon pela primeira concessionária no Brasil, a Brasdiesel, de Caxias do Sul (RS). As notas fiscais são de 15 de junho de 1960.
Em 12 de dezembro de 1962, é inaugurada a fábrica da Scania-Vabis em São Bernardo do Campo (SP), a “Detroit brasileira”. A produção aumenta bastante e consolida a Scania como uma das melhores fabricantes de caminhões pesados do Brasil.
Tecnicamente, o L 75 apresentava uma inovação: o motor D-10. Com 165 cv de potência, ele ficou conhecido como “o motor de 400.000 km”, que impressionava por sua robustez e resistência. Ele representou a mais recente evolução dos motores de diesel de injeção direta, cerca de 20% a 25% mais econômicos quando comparados ao motor de pré-câmara de combustão.
   
“Robustos, resistentes, com elevada capacidade de carga e baixo consumo de combustível, os Caminhões Scania-Vabis são mundialmente famosos por sua excepcional economia de operação. Também no Brasil, um elevado número das mais importantes empresas utiliza Caminhões Scania-Vabis para transportar carga em menos viagens, com maior segurança e muito menor custo por viagem” (Anúncio publicitário publicado na Revista Quatro Rodas nº 6, 1961).
Com relação às cores, os primeiros L 75 saíram da linha de montagem na cor cinza-claro. A partir de agosto de 1960, o modelo passa a ser pintado de azul e, em abril de 1963, a cor dos caminhões passa a ser o laranja. A cor dos modelos era padrão por um motivo simples: a linha de montagem não tinha capacidade de disponibilizar diferentes opções de cores.

Ficha técnica do L 75:
Motor tipo D-10, 4 tempos diesel com injeção direta
Potência a 2.200 rpm: 165 hp
Torque a 1.200 rpm: 63 kgm
Cilindros: 6
Cilindrada: 10,26 litros
Diâmetro do cilindro: 127 mm
Curso do Pistão: 135 mm
Caixa de câmbio G500, de 5 marchas sincronizadas
Caixa de câmbio auxiliar, também sincronizada, que aumenta a força de tração em 40% e torna as mudanças mais eficientes
Fonte: Blog Scania

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