| |||||||||||||||||||||||||||
A empresa MDF (Metalurgica Duarte Ferreira) inaugurou em 1964 uma linha de montagem de viaturas pesadas, em colaboração com a empresa francesa Berliet. O modelo GBA, é no entanto diferente do modelo standard da Berliet, que foi o primeiro produzido no Tramagal, o Berliet GBC. O seu desenvolvimento foi posterior ao inicio da produção e foi resultado da experiência portuguesa nos conflitos africanos. Ainda que se trate em grande medida do mesmo veículo, o modelo GBA apresenta modificações exteriores que permitem identificar o modelo com grande facilidade. Os farois, a grelha frontal, a tampa do motor, foram alterados e a maior parte das modificações, foram resultado da necessidade de reduzir os custos e baratear a produção. Várias pequenas modificações foram igualmente introduzidas resultado da experiência em África, como é o caso das aberturas laterais do compartimento do motor, que facilitavam a ventilação e evitavam o sobreaquecimento, que era comum nos teatros africanos. Na realidade, os franceses tinham desenhado o veículo para responder às necessidades do deserto, pelo que o verdadeiro problema para os portugueses era o facto de por falta de outros meios, a Berliet ser utilizada muitas vezes muito acima das suas capacidades, exigindo-se do motor muito mais que o que ele tinha sido projectado para dar. Dessa utilização a rotações elevadas, resultava o sobreaquecimento. Não temos informação exacta sobre quando este veículo começou a ser entregue ao exército português. Sabe-se que ainda estava ao serviço em várias unidades em meados dos anos 90, mas aparentemente não ficou pronto a tempo de participar no conflito africano, ao contrário do seu irmão mais novo.
|
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=549
Nenhum comentário:
Postar um comentário