sexta-feira, 27 de junho de 2014

Caiman 6x6


Fabricante: Armor Holdings / BAE Systems - Estados Unidos da América
Tripulação: 10
Comprimento máximo: 7.4M - Largura: 2.5M - Altura: 2.84M
Peso vazio: 12000Kg. - Capacidade de carga 4500Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Seis rodas motrizes
Motor: Caterpillar 6.6L Potência: 290 cv
Velocidade máxima: : 84 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 30 Km/h
Tanque de combustível: N/disponívelAutonomia máxima: 480Km
60º
30º
0.91M
0M
0.5M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


A versão mais conhecida do Caiman e a primeira a ser apresentadadestinou-se a corresponder à especificação MRAP CAT-1, mas ele pode ser fornecido tanto com a blindagem desse tipo como com a blindagem correspondentes à CAT-2.

Ele tem capacidade para transportar 10 militares e a sua blindagem com casco inferior em V permite dar maior protecção aos passageiros.

As dimensões generosas do Caiman, permitem a colocação de armamentos, normalmente torretas armadas com uma metralhadora de calibre 7.62 ou 12.7mm devidamente protegida.

Nota:
Estes veículos são muitas vezes designados como MRAP-II. Na realidade trata-se de veículos que estão de acordo com a especificação MRAP-I(CAT-2).
MRAP-II, é um novo tipo de configuração, requerida pelas autoridades militares norte-americanas.

Em 2010 foi anunciado que 1700 viaturas Caiman 6x6 seriam convertidas para o padrão Caiman-MTV, que responde às exigências da especificação MRAP-II.
Informação genérica:
Concebida ainda antes de a empresa Armor Holding ter sido adquirida pela BAE Systems, esta viatura baseia-se em grande parte nos componentes dos camiões FMTV fabricados para as forças armadas dos Estados Unidos.

Os veículos são fabricados pela empresa Stewart & Stevenson, que faz parte da Armor Holdings.

A primeira versão Conhecida, o Caiman, é um veículo longo com capacidade para cerca de 10 militares.

Posteriormente foi criada uma versão encurtada, com tração 4x4, e menor numero de lugares, que também pode ser fornecida com blindagem CAT-1 ou CAT-2, conforme as necessidades.

A versão pesada do Caiman chama-se Caiman MTV e é a versão do Caiman adaptada para a especificação MRAP-II.
MRAP-I
MRAP ou Mine Resistant Ambush Protected, é uma especificação norte-americana que se aplica a veículos militares suficientemente equipados para resistir a projecteis balisticos e a minas ou explosivos improvisados. A partir do momento em que apareceu a especificação MRAP-II, designa-se a especificação anterior como MRAP-I para facilitar a identificação dos modelos, que já de si é algo complicada.

Os veículos devem possuir casco inferior em V e chassis elevado e a especificação divide-os em:

CAT-1 MRUV (Mine Resistant Utility Vehicle) que é adequada a um veículo que deverá ter capacidade para efectuar missões de patrulha em ambiente urbano, tendo capacidade para transportar 6 pessoas..
CAT-2 JERRV (Joint Explosive Ordnance Disposal Rapid Response Vehicle) que se destina a veículos adequados para multiplas missões podendo eventualmente transportar armamento ou ser adaptados para funcionar como veículo de apoio ou ambulância ou ainda veículo de escolta. Estes veículos têm que transportar pelo menos 10 pessoas.
CAT-3 MPCV (Mine Protected mine Clearance Vehicle). É a designação para a categoria 3 e é adequado para a remoção de dispositivos explosivos por detonar.

Uma das caracteristicas exigidas para que um veículo cumpra a especificação, é a existência de uma casco em V, que permita uma maior capacidade para deflectir a força de uma explosão que ocorra ou debaixo das rodas ou debaixo do veículo, ao centro.

É importante notar, que de entre os veículos selecionados ou propostos, existem aqueles que tanto podem cumprir com os requisitos da Cat-I como da Cat-II, sendo a principal diferença a quantidade e disposição da blindagem. Essa possibilidade é muitas vezes anunciada pelos fabricantes.

Não confundir MRAP-II com MRAP Cat-II
No final de Julho de 2007, os fuzileiros navais dos Estados Unidos, emitiram uma nova especificação MRAP, conhecida como MRAP-II.
A nova especificação destina-se a delinear as características de um veículo que seja resistente às novas minas de energia quimica (de ogiva deformável), devendo por isso ser bastante mais blindado e resistente que os modelos que cumpram com a especificação MRAP-I.

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