sábado, 28 de junho de 2014

SdKfz-9



Fabricante: FAMO-Werke GmbH - Alemanha
Tripulação: 2
Comprimento máximo: 8.25M - Largura: 2.6M - Altura: 2.85M
Peso vazio: 17500Kg. - Capacidade de carga 2870Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas e rodas
Motor: Maybach HL-V12 Potência: 250 cv
Velocidade máxima: : 50 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 20 Km/h
Tanque de combustível: N/disponívelAutonomia máxima: 260Km
0.6M
2M
0.45M
BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6

Sistema de radar auxiliar:


O modelo SdKfz-9 é o mais pesado dos veículos de apoio na configuração meia-lagarta fabricados pela Alamanha antes e durante a II guerra.

O desenvolvimento deste veículo, quando na altura já existiam viaturas capazes de responder a todas as solicitações da Wermacht, resultou da necessidade de uma viatura pesada que pudesse servir de apoio a carros de combate como o Panzer-IV que atingiam pesos superiores a 20 toneladas.

O veículo tinha capacidade para transportar 2.800kg, mas acima de tudo tinha capacidade para rebocar até 17.500kg, o que o transformava num meio de grande utilidade como viatura de apoio especialmente para as unidades blindadas.

Na verdade, embora ele fosse utilizado para várias funções, entre as quais se destaca a sua utilização como tractor de artilharia, que além de rebocar uma peça de artilharia pesada, podia transportar e acomodar toda a tripulação, ele era especialmente apreciado nas suas versões de apoio, nomeadamente as versões equipadas com um guincho com capacidade para por exemplo elevar viaturas blindadas ou apoiar a sua reparação.

Inicialmente o veículo tinha um guincho capaz de elevar objectos com um peso de até 6 toneladas (SdKfz-9/1). Em 1942 ele começou a ser produzido com capacidade para levantar 10 toneladas, com o lançamento da versão SdKfz-9/2. Existem relatos de que foi construida uma versão SdKfz-9/6 que poderia levantar 40t embora não haja dados concretos.
A ser verdade porém, o projecto não terá tido seguimento, porque para o peso dos tanques médios e pesados que a Alemanha começou a construir a partir de 1943 (Tiger e Panther) o SdKfz-9 não era suficientem,ente potente.

Não podendo utilizar o SdKfz-9 na função de viatura de «recuperação» os alemães desenharam um veículo próprio, derivado do Panzer-V «Panther».
Informação genérica:
Os veículos do tipo meia-lagarta utilizados pelo III Reich podem dividir-se em três tipos.

O primeiro tipo, corresponde aos veículos SdKfz-250 e SdKfz-251 que eram viaturas destinadas a transportar a infntaria, nomeadamente junto com os tanques, no que foi uma das principais vantagens das unidades blindadas alemãs durante a primeira fase da guerra.

O outro tipo, corresponde aos «Maultier» ou «Mula» que eram veículos comerciais em produção na Alemanha durante o final dos anos 30 e que foram adaptados depois de 1941 para responder às necessidades da frente leste.

O terceiro tipo de veículos meia-lagarta, são os tractores e veículos de transporte construidos propositadamente para funções militares, embora não estivessem destinados a prestar serviços nas primeiras linhas.

As designações destes veículos não seguiram uma ordem lógica, e destacam-se os seguintes modelos:

SdKfz-8 (1928) - Capacidade de reboque de 12 toneladas

SdKfz-7 (1933) Capacidade de reboque de 8 toneladas

SdKfz-11 (1934) - Capacidade de reboque de 3 toneladas

SdKfz-6 (1934) - Capacidade de reboque de 5 toneladas

SdKfz-9 (1936) - Capacidade de reboque de 18 toneladas.


http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=369

Nenhum comentário:

Postar um comentário