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Fabricante: BRAVIA - Portugal | Tripulação: 1+2 | Comprimento máximo: 6.7M - Largura: 2.4M - Altura: 3.2M | Peso vazio: 5900Kg. - Capacidade de carga 6000Kg. | Motor/potência/capacidades | Sistema de tracção:Seis rodas (quatro motrizes) | Motor: V-8 8L Diesel Potência: 180 cv | Velocidade máxima: : 100 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 0 Km/h | Tanque de combustível: 189 Litros | Autonomia máxima: 480Km | |
| Blindagem | | Mobilidade | | Sis. combate | | Com/electr. | |
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Sistema de radar auxiliar: |
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Resultado da guerra em África e da necessidade de viaturas de transporte táctico para os vários cenários, empresas portuguesas desenvolveram soluções autoctones para responder aos requisitos das forças armadas.
De entre os vários veículos desenvolvidos, o Leopardo ocupa a gama média. Trata-se de uma versão alongada da viatura 4x4 «Gazela» . A versão inicial do Leopardo poderia transportar até 2t, podendo ser utilizada para transporte militar, com três lugares na cabine mais 12 lugares na área de carga, quando devidamente configurada. Ele é grosso modo um derivado dos veículos americanos da família M35.
No entanto, uma segunda versão também designada Leopardo aparenta ter sido inspirada na viatura orte-americana M44.
A viatura foi apresentada com várias opções, de entre as quais : Transporte de pessoal (M10) Transporte de carga geral (M11) Ambulância (M13) Oficina (M14) Auto-tanque (M16)
A viatura podia transportar carga de 2t em estrada ou 1t em todo o terreno, podendo rebocar 3t. Já a versão Mk.III podia transportar 3t em todo o terreno e 6t em estrada.
Notas: [1] - Além do motor a Diesel de 135cv, estava disponível um motor Chrysler M318 a gasolina com potência de 212cv e velocidade máxima de 120km/h.
Informação genérica: | A empresa portuguesa BRAVIA, ficou conhecida por ter desenvolvido uma versão portuguesa da viatura 4x4 da Cadilac-Gage, que ficou conhecida como Chaimite, mas a empresa também tentou entrar no mercado das viaturas de transporte táctico.
Três modelos foram desenvolvidos com esse objectivo, com um quarto a não atingir a fase de protótipo:
Bravia «Gazela» Viatura 4x4 para transporte de 500kg, destinada a substituir viaturas como os jiopes de origem americana
Bravia «Leopardo» Viatura de seis eixos baseada no «Gazela», da qual foram projectadas várias sub-séries.
Bravia «Pantera» Versão média pesada, também com tração 6x6, mas capacidade de transporte na ordem das 6 t em todo o terreno e 12t em estrada. O Pantera é idêntico ao Leopardo 6x6, mas é mais resistente, tem mais capacidade de carga e os dois eixos traseiros têm rodado duplo.
Bravia «Elefante» Este veículo ficou apenas no estágio de projecto e nunca foi construido um protótipo. Com um peso vazio de 13,6t e capacidade para transportar 15,8t em estrada.
Blindados com base neste chassis :
Bravia «Tigre» Com base no modelo Pantera 6x6, chegou a ser projectada uma viatura blindada de transporte de pessoal, que seria conhecida como «Tigre Mk.II». Tratava-se basicamente de um camião blindado que nunca passou da fase de ideia projecto.
Aparentemente existiram planos para um Tigre Mk.III. Esta viatura poderia ser produzido a partir do Bravia «Leopardo Mk.III» ou do «Pantera». Tratava-se no entanto de um projecto mais sofisticado e mais próximo do que seria um Chaimite 6x6.
Problemas Resultado de uma iniciativa privada e do empreendedorismo de uma pessoa, a BRAVIA foi olhada com alguma desconfiança pelos responsáveis do governo português nos anos 60 e até 25 de Abril de 1974.
O projecto da viatura Chaimite, do mesmo fabricante foi visto inicialmente com alguma desconfiança, dado a viatura ser mais barata que outros produtos importados mas não dar garantias absolutas aos militares que, envolvidos num conflito não podiam dar-se ao luxo de adquirir viaturas que resultassem inviáveis.
O desenvolvimento da familia de viaturas tácticas seguiu a mesma filosofia, dadas as dificuldades em meios de transportes que o exército português teve na fase inicial e intermédia do conflito africano.
A linha de viaturas pesadas da BRAVIA também entraria em conflito com as viaturas montadas em Portugal pela MDF [1], com consideravel percentagem de incorporação nacional. Apenas as viaturas mais ligeiras «Leopardo» na configuração 6x6 chegaram a ser construidas, tendo um pequeno lote de pré-produção chegado a ser avaliado pelos militares. Aparentemente, parte das viaturas foram posteriormente devolvidas pelo exército, tendo recebido uma carroçaria nova para utilização por unidades de bombeiros. O aspecto exterior das viaturas Leopardo após receberem a nova carroçaria era no entanto muito diferente do aspecto exterior da versão militar.
MDF - Metalurgica Duarte Ferreira (Tramagal, Abrantes). Fabricante da viatura táctica BERLIET-Tramagal |
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http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=551
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