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Fabricante: Opel - Alemanha | Tripulação: 1 | Comprimento máximo: 6.09M - Largura: 2.28M - Altura: 2.05M | Peso vazio: 3930Kg. - Capacidade de carga 2000Kg. | Motor/potência/capacidades | Sistema de tracção:Lagartas e rodas | Motor: Opel OHV 3623cc Potência: 68 cv | Velocidade máxima: : 38 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 15 Km/h | Tanque de combustível: 80 Litros | Autonomia máxima: 160Km | |
| Blindagem | | Mobilidade | | Sis. combate | | Com/electr. | |
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Sistema de radar auxiliar: |
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A SdKfz-3(a) foi a versão do Maultier / Mula construida utilizando o chassis do Opel Blitz , provavelmente o mais conhecido veículo de transporte civil utilizado pelos alemães durante a II Guerra Mundial. Foram construidos cerca de 4000 «Maultier» com base no camião comercial Opel Blitz. Entre as vantagens deste modelo, estava a possibilidade de o sistema de transmissão ser convertível mesmo em oficinas de campanha. As unidades de logistica alemã podiam receber o chassis de lagartas separadamente e podiam converter os seus Opel-Blitz para Opel-Maultier. Este veículo consegue transportar 2.000kg, ou em alternativa rebocar uma carga de até 3.000kg. Informação genérica: | Nota: Maultier, ou Mula, foi o nome dado a uma solução que consistia em adaptar veículos comerciais para transporte militar na configuração meia-lagarta. Há por isso vários veículos que são referidos como Maultier, embora tenham origens, dimensões e mesmo mecânica parcialmente diferentes,
Quando a Alemanha invadiu a URSS em Junho de 1941 a campanha deveria durar apenas até ao inicio do inverno. Com o aumento progressivo da resistência soviética, a campanha começou a arrastar-se e os alemães viram-se perante a necessidade de combater nas condições adversas do inverno russo.
Um dos problemas de quase impossível solução era a Rasputitza, que é a época anterior ao inicio do Inverno e a época após o Inverno, em que com a chuva ou a neve derretida as estradas de terra se tornam completamente impraticáveis.
As viaturas de transporte alemãs demonstraram ser completamente inadequadas para utilização naquelas condições pelo que, quando se tornou óbvio que a guerra iria durar muito mais tempo, foi necessário desenvolver soluções de emergência que permitissem dar à Wermacht a mobilidade que as suas necessidades de abastecimento exigiam.
A solução apareceu na forma de um hibrido, com a colocação de um sistema de tracção inspirado no modelo «Carden Lloyd», que já tinha sido utilizado nos carros de combate leves Panzer-I. A escolha pareceu natural, até porque a industria alemã já tinha experiência no fabrico desse tipo de sistema. Foram igualmente aproveitados os chassis de carros de combate leves Panzer-I que tinham sido retirados de serviço por serem completamente obsoletos.
Vários fabricantes de veículos de transporte participaram no projecto «Maultier« ou «Mula» e por isso podemos dizer que foi produzido um Maultier diferente para cada um dos fabricantes.
Existiram quatro modelos. Três leves 2.000kg de carga e um mais pesado, da Daimler Benz, para 3.000kg de carga.
SdKfz-3/a - Fabricado pela Opel SdKfz-3/b - Fabricado pela Ford AG SdKfz-3/c - Fabricado pela KHD (Deutz)
SdKfz-3/5 - Fabricado pela Daimler Benz
O Maultier da Daimler Benz, tinha o sistema de tracção baseado no carro Panzer-II e não no sistema mais simples e mais economico utilizado para o Panzer-I.
Foram construídos um total de 23.425 Maultier dos três modelos mais leves e 1480 unidades do modelo da Daimler
1942 - 1635 unidades 1943 - 13.000 unidades (mais 594 da Daimler) 1944 - 7310 unidades (Mais 886 da Daimler).
SdKfz-4 Derivado do Opel Maultier, o SdKfz-4 foi uma versão blindada e equipada com um sistema de lançamento de foguetes. |
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http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=358
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