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Desenvolvido a partir da viatura soviética ZIS-150, o CA-10 é virtualmente idêntico àquele. Ao contrário da viatura CA-30 (mais pesada) que apresenta várias diferenças relativamente ao original russo, neste caso as diferenças são imperceptiveis. O CA-10 incorpora algumas características do modelo ZIS-150B de 1956 (posteriormente renomeado ZIL-164), mas mantem a grelha com elementos horizontais, caracteristica do ZIS-150 de 1948. O CA-10 pode ser identificado porque tem essa grelha frontal com elementos horizontais (tipica do ZIS-150) e um friso lateral no compartimento do motor abaixo das entradas de ar laterais (típico do ZIL-156). De resto torna-se quase impossível distinguir entre o modelo soviético e o modelo chinês, para além do logotipo estampado no topo da grelha frontal. O modelo CA-10 foi construido em várias versões: CA-1030 - Versão base para 1,5t CA 1020 - Versão aligeirada para 1t CA-1040 - Versão para 2t CA-1040A - Versão para 2,5t CA-1050 - Versão para 3t CA-1060 Versão para 3,5t
Camiões soviéticos / influências A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos. AUTOCAR De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar. FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA. A guerra e o apoio americano Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942. Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte. Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra. A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas. |
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=538
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