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O modelo ZIS-151 e o equivalente ZIL-157 são derivados directos do modelo 6x6 Studebaker que deixou de ser fornecido à URSS em 1945. A necessidade de um substituto à altura levou a fábrica ZIS / ZIL a desenvolver um modelo equivalente. Na realidade o modelo soviético tem exteriormente mais parecenças com o veículo produzido pela «International Harvester». A fábrica ZIL desenvolveu o modelo tendo como base o equipamento americano, com modificações específicas, considerando as realidades da industria soviética. O ZIS-151 entrou em produção em 1948 e passou a desempenhar as mesmas funções que estavam atribuidas aos Studebaker de fabrico norte-americano. O modelo ZIL-157 foi lançado em 1958, já depois de o nome da fábrica ZIS ter sido alterado para ZIL (reflectindo o processo de desestalinização). A principal diferença encontra-se em modificações na grelha frontal. Fora isso, o sistema motriz manteve-se o mesmo. Na imagem, o protótipo do ZIS-151 Foram produzidas várias séries e sub-séries dos veículos ZIL-157 e ZIS-151, de entre os veículos mais significativos encontra-se o célebre sistema de foguetes múltiplos «Katyusha». O ZIS-151 também foi utilizado como base para o fabrico da viatura de transporte de pessoal BTR-152, que se manteve em produção até ao final dos anos 50. Ele também serviu como base para a construção da viatura BAV-485, uma cópia soviética da viatura anfíbia norte-americana DUKW.
Camiões soviéticos / influências A industria automóvel da União Soviética, foi promovida pelo estado soviético a partir de meados dos anos 20. Foram feitos vários contactos internacionais e as melhores propostas de apoio vieram dos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo em termos automobilísticos. O estado soviético contratou várias empresas norte-americanas para montar a estrutura industrial que permitisse à URSS fabricar os seus próprios veículos. AUTOCAR De entre os casos mais destacados, está a fábrica ZIL, anteriormente chamada de ZIS e cujo nome inicial era AMO. A empresa foi reconstruida pelo fabricante norte americano «Autocar Company», cujo primeiro modelo foi o ZIS-5, uma cópia do modelo «CA» da própria Autocar. FORDOutro exemplo, foi o complexo automobilístico da cidade de Gorky, que foi montado «chave na mão» pela Ford Motor Company norte americana. Como no caso da Autocar, a Ford também se comprometeu a transferir a tecnologia dos seus modelos de camiões mais recentes, como foi o caso do Ford-AA, fabricado pela GAZ como GAZ-AA. A guerra e o apoio americano Com a invasão alemã de Junho de 1941, a industria automóvel soviética converteu-se quase exclusivamente para a produção de armamento. A necessidade de meios de transporte logístico do exército vermelho, foi colmatada com o fornecimento de grandes quantidades de camiões norte-americanos, a partir de 1942. Os americanos forneceram aos soviéticos quase meio milhão de camiões e viaturas automóveis, de entre as quais se destacam os modelos da 2,5t da Studebaker e os modelos de 1,5t da General Motors além dos famosos JEEP. Na fase final da guerra, quando terminou a ajuda americana, a industria soviética converteu muitas das suas industrias de armamento para produzir material de transporte. Mais uma vez os soviéticos tomaram como referência o material americano que tinham utilizado durante a guerra. A influência dos veículos americanos acabou por se extender à China, país que passou a produzir sob licença viaturas soviéticas. |
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=506
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